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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UNICAMP - 2021)Número Original: 22Código: 9520301

Segunda Fase - Segundo Dia

Estequiometria Simples
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2021
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Um dos grandes desafios para a consolidação de uso do hidrogênio como combustível é seu armazenamento seguro e em grande quantidade. O hidrogênio pode ser armazenado puro, como gás ou líquido. Atualmente, parece mais adequado armazenar o hidrogênio na forma de hidretos metálicos ou adsorvido em materiais porosos nanoestruturados. Para que o armazenamento seja considerado eficiente, o material deve apresentar capacidade de armazenamento máxima em pressão constante e boa reversibilidade; ou seja, O armazenamento (adsorção) e a liberação (dessorção) devem ocorrer em condições similares. Essas características do armazenamento podem ser observadas em um gráfico denominado “isoterma de adsorção”, que é uma curva de composição de hidrogênio no material (C, kg de H5/kg de material) em função da pressão. 10 Adsorção DD Pressão Ha (bar) 0,1 0,0 0,2 Dessorção 0,6 C (kg Ha/kg material) a) A figura ao lado mostra a isoterma de três materiais que poderiam ser empregados para armazenar H,. Qual curva (A, B ou C) representa o melhor material para se armazenar o hidrogênio”? Justifique sua escolha. b) Um carro com motor a combustão interna consome 24 kg de gasolina (d = 700 kg m”) ou 8 kg de hidrogênio para percorrer uma distancia de 400 km, adsorvido em um material intermetalico do tipo Mg,Ni. Considerando que a massa e o volume de um carro médio sao aproximadamente de 6 mº e 1.000 kg, respectivamente, uma possível desvantagem desta tecnologia alternativa estaria relacionada à massa ou ao volume relativamente ocupado pelo Mg5Ni? Justifique. Dados do Mg,Ni: capacidade de armazenamento de H, = 3,6 kg de H5 por 100 kg de Mg,Ni; densidade = 3.400 kgm”.


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Estequiometria Simples

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Questões Parecidas

1(USP- SP - 2016)Número Original: 18Código: 6387607

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Estequiometria com a reação balanceada .f Estequiometria com a reação explicitada .f Estequiometria com massa.f Estequiometria Simples com única etapa .f
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Questão de Vestibular - USP 2016
Questão de Vestibular - USP 2016
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Um dirigível experimental usa hélio como fluido ascensional e octano (CsHss) como combustível em seu motor, para propulsão. Suponha que, no motor, ocorra a combustão completa do octano: Gg) + ZÉ 0,(8) — 8C0;(8)+9 H,0 (8) Para compensar a perda de massa do dirigível à medida que o combustível é queimado, parte da água contida nos gases de exaustão do motor é condensada e armazenada como lastro. O restante do vapor de água e o gás carbônico são liberados para a atmosfera. Qual é a porcentagem aproximada da massa de vapor de água formado que deve ser retida para que a massa de combustível queimado seja compensada? a) 11% b) 16% c) 39% d) 50% e) 70% Note e adote: Massa molar (g/mol):H0..... 18 Os 32 CO. da Cau 114


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     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UNICAMP- SP - 2019)Número Original: 21Código: 6983591

Primeira Fase - Prova Q e X

Estequiometria com a reação não explicitada .f Estequiometria com a reação não balanceada .f Estequiometria Simples com única etapa .f Tópicos de estequiometria quanto ao tipo de reação (Reação de combustão) .f
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2019
Questão de Vestibular - UNICAMP 2019
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A adição de biodiesel ao diesel tradicional é uma medida voltada para a diminuição das emissões de gases poluentes. Segundo um estudo da FIPE, graças a um aumento no uso de biodiesel no Brasil, entre 2008 e 2011, evitou-se a emissão de 11 milhões de toneladas de CO, (gás carbônico). (Adaptado de Guilherme Profeta, “Da cozinha para o seu carro: cúrcuma utilizada como aditivo de biodiesel”. Cruzeiro do Sul, 10/04/2018.) Dados de massas molares em g:mol”: H=1, C=12, 0=16. Considerando as informações dadas e levando em conta que o diesel pode ser caracterizado pela fórmula mínima (ChnHs,n), é correto afirmar que entre 2008 e 2011 o biodiesel substituiu aproximadamente a) 3,5 milhões de toneladas de diesel. b) 11 milhões de toneladas de diesel. c) 22 milhões de toneladas de diesel. d) 35 milhões de toneladas de diesel.


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     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(UERJ- RJ - 2018)Número Original: 47Código: 6890858

Primeiro exame de qualificação

Estequiometria com a reação balanceada .f Estequiometria com gases na CNTP .f Estequiometria com a reação explicitada .f Estequiometria com massa.f Estequiometria Simples com única etapa .f
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Questão de Vestibular - UERJ 2018
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A hemoglobina é uma proteína de elevada massa molar, responsável pelo transporte de oxigênio na corrente sanguínea. Esse transporte pode ser representado pela equação química abaixo, em que HB corresponde à hemoglobina. HB+40,> HB(O,), Em um experimento, constatou-se que 1 g de hemoglobina é capaz de transportar 2,24 x 10“L de oxigênio molecular com comportamento ideal, nas CNTP. A massa molar, em g/mol, da hemoglobina utilizada no experimento é igual a: A) 1 x 10° B) 2 x 10° C) 3 x 10° ( ( (C) (D) 4 x 10°


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(UERJ- RJ - 2019)Número Original: 37Código: 6977111

Simulado

Estequiometria com a reação balanceada .f Estequiometria com a reação explicitada .f Estequiometria com massa.f Estequiometria Simples com única etapa .f
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Questão de Vestibular - UERJ 2019
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A equação química a seguir representa a obtenção de ferro metálico a partir de seu minério. 2 Fe,O, (s) + 3 C (s) > 4 Fe (s) + 3 CO, (g) Admitindo um rendimento de 100%, a massa de Fe,O,, em quilogramas, necessária para a obtenção de 28 kg de ferro metálico corresponde a:


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     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




5(UNICAMP - 2021)Número Original: 36Código: 9157478

Primeira Fase - Segundo Dia - Conhecimentos Gerais - Ciências Biológicas e Saúde - Prova Q e Z

Estequiometria com a reação não explicitada .f Estequiometria com a reação não balanceada .f Estequiometria com massa.f Estequiometria Simples com única etapa .f
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2021
Questão de Vestibular - UNICAMP 2021
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O Brasil é líder mundial na produção do etanol, que substitui grande parte da gasolina. Um dos fatores a considerar nessa substituição é a geração de CO, no processo global de produção e uso. O impacto na etapa final de uso pode ser avaliado por um cálculo simplificado. Por exemplo, um carro médio consome 1.000 g de etanol combustível ou 700 g de gasolina comercial para percorrer 10 km. Nessas condições, a queima de 700 g de gasolina comercial leva à formação de 1.962 g de CO». Assim, nas condições apresentadas, a diferença em massa de dióxido de carbono emitido na combustão, quando se substitui a gasolina comercial por etanol combustível, é de aproximadamente a) 1649; a relação estequiométrica C5H,0:0, é de 1:3,5. b) 499; a relação estequiométrica C,H,0:0; é de 1:3. c) 1649; a relação estequiométrica C5H,0:0; é de 1:3. d) 499; a relação estequiométrica C5H,0:0, é de 1:3,5. Dados: 1.000 gramas de etanol combustível apresentam 940 g de etanol e 60 g de água: massas molares (g mol’): C.H,O = 46; CO, = 44.


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