Um professor de Biologia, após as aulas sobre
microorganismos, soliciton aos estudantes que
escrevessem, para discussão, pequenos textos
sobre a biodiversidade dos microorganismos e o
avanço da biotecnologia, associado aos
conhecimentos biológicos e à utilização desses
seres em benefício da espécie humana.
Dentre os textos abaixo (selecionados para
discussão), identifique os que abordam
corretamente o tema solicitado:
1. Nos rios e lagoas poluídos por esgotos,
bactérias anaeróbicas decompõem os
restos orgânicos, geralmente liberando
gases tóxicos.
II. No solo e na água, as bactérias e fungos
decompositores de matéria orgânica de várias
origens devolvem ao ambiente substâncias
mais simples, que poderão ser reutilizadas,
como nutrientes, por outros seres vivos.
II. Na indústria farmacéutica, destacam-se
alguns produtos que inicialmente foram
obtidos de cultura de fungos, como, por
exemplo, a penicilina.
IV. Nos ambientes aquáticos, as algas unicelu-
lares servem de alimento a vários animais e
são importantes produtoras de O».
V. Nas micorrizas, as hifas dos fungos crescem
abundantemente no interior das células das
raízes de muitos vegetais, trazendo-lhes
benefícios, uma vez que são os únicos fungos
que realizam a fotossíntese.