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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UEMA - 2015)Número Original: 38Código: 7887093

PAES - Primeira Etapa - Prova Objetiva

Definições conceituais sobre o tempo e o espaço histórico na historiografia do Brasil e do mundo.g Aspectos e características da comunicação dos povos do paleolítico superior.g
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Questão de Vestibular - UEMA 2015
Questão de Vestibular - UEMA 2015
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Arte rupestre é o mais antigo tipo de arte da História. Também é conhecida como gravura ou pintura rupestre. Esse tipo de arte teve início no periodo Paleolítico Superior e é encontrada em todos os continentes. O estudo da arte rupestre favoreceu o conhecimento de pesquisadores em relação aos hábitos dos povos da Antiguidade e a sua cultura. As matérias-primas utilizadas para a expressão artistica dos povos da antiguidade eram pedras, ossos e sangue de animais. O sangue, assim como o extrato de folhas de arvores, era utilizado para tingir, constituindo o que devem ser as mais primitivas expressões artísticas, conforme a imagem abaixo. Er E TE ESSA Da RE HE oe a ee hm oy se eo ee Bs » Mm a : = vo a a = E: =) Ws De e MA ” . E, : x a 4 4 = esa” qe, de e Ea nr) sec hae oh Fe ea Hs dE J ba E aiaçios ag) a A ms gibis a Fonte: Disponível em: . Acesso em: 19 jun. 2014. (adaptado) Durante muito tempo, os povos que assim se expressavam foram conhecidos como “Pre-históricos”. Essa denominação, hoje em desuso entre a maioria dos historiadores, mas ainda presente nos livros didáticos, está diretamente relacionada ao fato de esses povos a) desconhecerem a escrita. manterem relações comerciais. viverem sob a forma de Estado. dominarem as técnicas agricolas. ocuparem as margens dos grandes rios. o Tt meee nn” ee” (D


Opções de Resposta: 
     A     
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Definições conceituais sobre o tempo e o espaço histórico na historiografia do Brasil e do mundo.g - Aspectos e características da comunicação dos povos do paleolítico superior.g

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Questões Parecidas

1(URCA - 2023)Número Original: 2Código: 12877394

Primeiro Semestre - Segundo Dia

Definições conceituais sobre o tempo e o espaço histórico na historiografia do Brasil e do mundo.g
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Questão de Vestibular - URCA 2023
Questão de Vestibular - URCA 2023
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(URCA/2023.1) Em seu livro de verbetes História & Memória, o historiador francês Jacques Le Goff escre- veu sobre a predominância e o domínio da corrente his- toriográfica sistematizada no Ocidente. Segundo ele: “A partir do século XVI, a historiografia no Ocidente, a dos eruditos, secundada pela dos universitários, divide a história em três idades: Antiga, Medieval e Moderna, cada um dos adjetivos apenas remete, na maior parte dos casos, a um período cronológico, e o termo moderno opõe-se mais a medieval do que antigo. Finalmente, este quadro de leitura do passado nem sempre corresponde ao que os homens desse passado pensavam.” ax corr Jacques. Segunda Parte - Pensar a História: a ambiguidade de antigo: a Antiguidade greco-romana e as outras. In: História & Memória. 7. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2013. p. 162). A partir da compreensão ocidental da História, é COR- RETO afirmar que: No século XX, o ponto de vista dos modernos manifesta- se acima de tudo no campo da ideologia cristã. Na construção da modernização do pensamento moral dos ci- dadãos de bem. Ao final do século XIX, a oposição antigo/moderno volta a encontrar-se no campo das artes, em que várias tendências se definem como sagradas na perspectiva cristã. No campo religioso, origina-se a corrente modernista, exaltada pela Igreja como um avivamento do espírito hu- mano, levando a sociedade na direção dos padrões de civi- lidade. A oposição antigo/moderno desenvolveu-se num contexto de passagem das grandes cruzadas, e das disputas religi- osas constituídas no seio da Antiguidade Clássica para o contexto de trevas da Idade Média. A oposição antigo/moderno, que emerge periodica- mente nas controvérsias dos intelectuais europeus desde a Idade Média, não pode ser reduzida à oposição progresso/reação, pois se situa fundamentalmente em nível cultural.


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     A     
     B     
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2(ENEM- BR - 2020)Número Original: 67Código: 8950431

Aplicação Regular - Primeiro Dia - Prova Rosa

Aspectos e características da comunicação dos povos do paleolítico superior.g
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Questão de Vestibular - ENEM 2020
Questão de Vestibular - ENEM 2020
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A arte pré-histórica africana foi incontestavelmente um veículo de mensagens pedagógicas e sociais. Os San, que constituem hoje o povo mais próximo da realidade das representações rupestres, afirmam que seus antepassados lhes explicaram sua visão do mundo a partir desse gigantesco livro de imagens que são as galerias. A educação dos povos que desconhecem a escrita está baseada sobretudo na imagem e no som, no audiovisual. KI-ZERBO, J. A arte pré-histórica africana. In: KI-ZERBO, J. (Org.) História geral da África, I: metodologia e pré-história da África. Brasília: Unesco, 2010. De acordo com o texto, a arte mencionada é importante para os povos que a cultivam por colaborar para o(a) O) transmissão dos saberes acumulados. O expansão da propriedade individual. ruptura da disciplina hierárquica. surgimento dos laços familiares. VU O O rejeição de práticas exógenas.


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     A     
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3(UDESC - 2018)Número Original: 29Código: 9716646

Primeiro Semestre - Vestibular de Verão - Tarde

Definições conceituais sobre o tempo e o espaço histórico na historiografia do Brasil e do mundo.g Questões de verdadeiro ou falso (Hist.)
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Questão de Vestibular - UDESC 2018
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A História, segundo o historiador Marc Bloch, pode ser definida como a ciência do homem no tempo. Quando estudada em instituições escolares, ela é, comumente, dividida em: Idade Antiga, Idade Medieval, Idade Moderna e Idade Contemporânea. Sobre este modelo de organização do tempo histórico em períodos ou idades, analise as proposições. Il. | O modelo acima foi instituído na Grécia durante o século IV a.C. por Aristóteles que, na época, assumia as funções de tutor de Alexandre da Macedônia. Il. A adoção deste modelo demonstra o forte vínculo existente entre os programas escolares de história e a tradição europeia, na medida em que as idades são organizadas a partir de processos ocorridos majoritariamente no Continente Europeu. Ill. O modelo citado foi desenvolvido e institucionalizado em 1837, pelo Instituto Histórico Geográfico Brasileiro, e refere-se, exclusivamente, aos processos ocorridos a partir do Descobrimento do Brasil, em 1500. Assinale a alternativa correta. . ( ) Somente a afirmativa | é verdadeira. . ( ) Somente a afirmativa IIl é verdadeira. . ( ) Somente as afirmativas | e Il são verdadeiras. . ( ) Somente as afirmativas Il e Ill são verdadeiras. . ( ) Somente a afirmativa Il é verdadeira. mo ow >


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4(UDESC - 2018)Número Original: 32Código: 9716654

Primeiro Semestre - Vestibular de Verão - Tarde

Brasil.b Definições conceituais sobre o tempo e o espaço histórico na historiografia do Brasil e do mundo.g Questões de verdadeiro ou falso (Hist.)
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Questão de Vestibular - UDESC 2018
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É prática comum nos programas escolares a delimitação de datas que marcam o início e, muitas vezes, o fim de processos históricos. No caso da História do Brasil, o ano de 1500 recebe bastante atenção. A respeito do ano de 1500 como início oficial da História do Brasil, analise as proposições. |. A definição de datas como marcos históricos tem implicações políticas, uma vez que elege certos eventos como fundamentais. No caso da História do Brasil, a ênfase no ano de 1500 ressalta a importância atribuída à chegada dos europeus para a constituição da história brasileira. Il. Ao definir o ano de 1500 como marco inicial para a História do Brasil, corre-se o risco de desconsiderar a importância da história, as características e os costumes dos vários grupos indígenas que já habitavam o território, que seria posteriormente conhecido como Brasil. Ill. A definição do ano de 1500, como marco para o início oficial da História do Brasil, foi resultado de uma série de demandas populares que reivindicavam a possibilidade de opinar a respeito da oficialização da História Nacional. Assinale a alternativa correta. Somente as afirmativas | e Il são verdadeiras. Somente as afirmativas Il e Ill são verdadeiras. Somente as afirmativas | e Ill são verdadeiras. Somente a afirmativa | é verdadeira. Somente a afirmativa Il é verdadeira. moom >


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