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Exercício 12877394

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(URCA - 2023)Número Original: 2Código: 12877394

Primeiro Semestre - Segundo Dia

Definições conceituais sobre o tempo e o espaço histórico na historiografia do Brasil e do mundo.g
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Questão de Vestibular - URCA 2023
Questão de Vestibular - URCA 2023
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(URCA/2023.1) Em seu livro de verbetes História & Memória, o historiador francês Jacques Le Goff escre- veu sobre a predominância e o domínio da corrente his- toriográfica sistematizada no Ocidente. Segundo ele: “A partir do século XVI, a historiografia no Ocidente, a dos eruditos, secundada pela dos universitários, divide a história em três idades: Antiga, Medieval e Moderna, cada um dos adjetivos apenas remete, na maior parte dos casos, a um período cronológico, e o termo moderno opõe-se mais a medieval do que antigo. Finalmente, este quadro de leitura do passado nem sempre corresponde ao que os homens desse passado pensavam.” ax corr Jacques. Segunda Parte - Pensar a História: a ambiguidade de antigo: a Antiguidade greco-romana e as outras. In: História & Memória. 7. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2013. p. 162). A partir da compreensão ocidental da História, é COR- RETO afirmar que: No século XX, o ponto de vista dos modernos manifesta- se acima de tudo no campo da ideologia cristã. Na construção da modernização do pensamento moral dos ci- dadãos de bem. Ao final do século XIX, a oposição antigo/moderno volta a encontrar-se no campo das artes, em que várias tendências se definem como sagradas na perspectiva cristã. No campo religioso, origina-se a corrente modernista, exaltada pela Igreja como um avivamento do espírito hu- mano, levando a sociedade na direção dos padrões de civi- lidade. A oposição antigo/moderno desenvolveu-se num contexto de passagem das grandes cruzadas, e das disputas religi- osas constituídas no seio da Antiguidade Clássica para o contexto de trevas da Idade Média. A oposição antigo/moderno, que emerge periodica- mente nas controvérsias dos intelectuais europeus desde a Idade Média, não pode ser reduzida à oposição progresso/reação, pois se situa fundamentalmente em nível cultural.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     





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