Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UFU - 2019)Número Original: 13Código: 7821339

Dois - Primeira Fase - Segundo Dia - Tipo 1

Questões com causas ou consequências (Hist.) Renascimento comercial e urbano.g Questões de verdadeiro ou falso (Hist.)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFU 2019
Exibir texto da questão

A partir do século XI, observa-se em várias localidades da Europa Ocidental uma intensificação das atividades comerciais. Dentre os fatores que explicariam esse “renascimento comercial”, analise as informações abaixo. |. Uma forte diminuição demográfica, causada pela chamada peste negra e pelas chamadas invasões bárbaras. ll. O aumento do número de cidades e da intensificação da divisão social do trabalho que ajudou no desenvolvimento do artesanato. lll. O aumento da atividade bancária como atividade cada vez mais significativa para expansão do comércio. Em relação a essas informações, assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas. A) Ile lll. B) lell. C) lelll. D) I, ell.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 13

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Renascimento comercial e urbano.g

Exibir Questões - UFU

Questões Parecidas

1(UFU - 2015)Número Original: 11Código: 7876088

Dois - Primeira Fase - Segundo Dia - Tipo 1

Processos e fatos históricos sobre o Renascimento Comercial e Urbano na Europa medieval .f Questões com causas ou consequências (Hist.) Europa.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFU 2015
Exibir texto da questão

Tem-se muitas vezes a impressão de que o clero detém o monopólio da cultura na Idade Média. O ensino, o pensamento, as ciências, as artes seriam feitas por ele, para ele ou pelo menos sob sua inspiração e controle. Trata-se de uma imagem falsa e que exige profunda correção. A partir da revolução comercial e do desenvolvimento urbano, grupos sociais antigos ou novos descobrem outras preocupações, têm sede de outros conhecimentos práticos ou teóricos diferentes dos religiosos, criam instrumentos de saber e meios de expressão próprios. LE GOFF, Jacques. Mercadores e banqueiros na Idade Média. Lisboa: Gradiva, s.d, p. 77. (Adaptado). A historiografia costuma associar as transformações econômicas ocorridas na crise do feudalismo na Europa Ocidental ao surgimento do mundo moderno. A citação do historiador medievalista Jacques Le Goff reforça essa ligação, uma vez que a revolução comercial A) B) arrefeceu a atividade evangelizadora da Igreja nas terras do Novo Mundo, uma vez que os comerciantes que financiavam os jesuítas preferiram concentrar seus negócios nas fronteiras da Europa e no norte da Africa. transformou a Igreja em uma das principais apoiadoras da expansão comercial em curso, reforçando os laços com a burguesia ascendente na luta contra os privilégios feudais da nobreza. acelerou o processo de reforma interna da Igreja Católica, que passou a admitir que a busca pelos lucros e pela acumulação de capital não eram atividades que contrariavam a fé religiosa, conforme acreditava a nobreza. traduziu-se na aceleração do processo de secularização do mundo, em que os poderes religiosos passaram a ser confrontados, sem desaparecerem por completo, com novas interpretações sobre o mundo e a realidade dos homens.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UNITAU - 2020)Número Original: 12Código: 11561525

Vestibular de Verão - Medicina - Primeira Fase

Questões de identificações (Hist.) Processos e fatos históricos sobre o Renascimento Comercial e Urbano na Europa medieval .f Questões com causas ou consequências (Hist.) Questões com imagens (Hist.) Europa.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNITAU 2020
Questão de Vestibular - UNITAU 2020
Exibir texto da questão

Observe as imagens. Pr Cr PR E Fonte: https://www osmes-international com/index commerce.html. Acesso em out. 2019. De meados do século XII até cerca de 1340, o desenvolvimento da cristandade latina atinge o seu apogeu. Nesse apogeu, a França ocupa o primeiro lugar, e o grande movimento de urbanização está no auge. As cidades são uma das principais manifestações e um dos motores essenciais dessa culminação medieval. A emigração do campo para as cidades, ocorrida entre os séculos X e XIV, foi um dos fenômenos maiores da cristandade. Dos diversos elementos humanos por ela recebidos, a cidade criou uma sociedade nova. Sem dúvida, essa sociedade pertence também ao mundo feudal, que se costuma imaginar como um ambiente quase exclusivamente rural. LE GOFF, Jacques. O apogeu da cidade medieval. São Paulo: Martins Fontes, 1992. Adaptado. Segundo o historiador francês Jacques Le Goff, o desenvolvimento das cidades medievais deve-se a um conjunto complexo de estímulos. A partir do texto e das imagens acima, identifique os fatores que levaram ao movimento indicativo de um renascimento urbano medieval e assinale a alternativa CORRETA. a) As rotas comerciais que passaram a unir as cidades da Rota da Seda, na Ásia, aos diferentes entrepostos comerciais e a cidades portuárias na Europa Oriental. b) A especialização do trabalho, que resultou na transição das antigas corporações de ofício para as manufaturas, que, por sua vez, transformou os artesãos em trabalhadores assalariados e possibilitou a acumulação de capital pelos burgueses. c) A presença de novos grupos sociais fortemente estratificados em uma sociedade agrária, fragmentada politicamente e culturalmente dominada pela Igreja, que negava aspectos importantes da antiga civilização romana, como a hierarquia social. d) A presença de novos grupos sociais, como alguns camponeses, que conseguiram romper os laços servis e adquirir uma nova condição econômica, resultando no aparecimento de um segmento burguês. e) As migrações habituais, como os deslocamentos de população para arrotear novas áreas, as migrações sazonais, como no inverno, que levavam à busca de pastos ainda verdes, e as migrações temporárias, quando vassalos se dirigiam à corte do seu senhor feudal.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(ESPCEX - 2016)Número Original: 40Código: 9256578

Segundo Dia - Modelo D

Aspectos e características do grupo social dos burgueses no contexto da baixa idade média.g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ESPCEX 2016
Exibir texto da questão

A crise do sistema feudal motivou uma série de mudanças sociais e culturais com o revigoramento do comércio e das cidades, entre os séculos XI e XIII, na Europa. Nas alternativas abaixo, assinale aquela que se relaciona com o surgimento da burguesia. [A] Os avanços tecnológicos adotados na agricultura não foram suficientes para ampliar o comércio de alimentos, incentivando a produção e comercialização de bens manufaturados. [B] A intensificação das invasões bárbaras motivou o surgimento de cidades fortificadas onde a prática comercial era intensa. [C] A Peste Negra, por ser mais facilmente combatida nas cidades, onde havia melhores condições de higiene, fez com que as cidades multiplicassem suas populações e ampliassem as trocas comerciais. [D] O crescimento do comércio com o Oriente e o surgimento de feiras nas principais rotas comerciais da Europa favoreceram o estabelecimento de uma nova classe social de mercadores e artesãos, assim como o surgimento de várias cidades no interior europeu. [E] O advento da Guerra Santa desmotivou as práticas comerciais entre os artesãos e os organizadores das Cruzadas, em função de sérias ameaças às rotas comerciais no Oriente, limitando o comércio ao continente europeu.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(USP- SP - 2016)Número Original: 77Código: 6387576

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Aspectos do renascimento comercial e das mudanças de percepção da logística temporal e espacial para os mercadores da Idade Média .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - USP 2016
Questão de Vestibular - USP 2016
Exibir texto da questão

Assim como o camponês, o mercador está a principio submetido, na sua atividade profissional, ao tempo meteorológico, ao ciclo das estações, à imprevisibilidade das intempéries e dos cataclismos naturais. Como, durante muito tempo, não houve nesse domínio senão necessidade de submissão à ordem da natureza e de Deus, o mercador só teve como meio de ação as preces e as práticas supersticiosas. Mas, quando se organiza uma rede comercial, o tempo se torna objeto de medida. A duração de uma viagem por mar ou por terra, ou de um lugar para outro, o problema dos preços que, no curso de uma mesma operação comercial, mais ainda quando o circuito se complica, sobem ou descem — tudo isso se impõe cada vez mais @ sua atenção. Mudança também importante: o mercador descobre o preço do tempo no mesmo momento em que ele explora o espaço, pois para ele a duração essencial é aquela de um trajeto. Jacques Le Goff. Para uma outra Idade Média Petrópolis: Vozes, 2013. Adaptado. O texto associa a mudança da percepção do tempo pelos mercadores medievais ao a) respeito estrito aos princípios do livre-comércio, que determinavam a obediência às regras internacionais de circulação de mercadorias. b) crescimento das relações mercantis, que passaram a envolver territórios mais amplos e distâncias mais longas. c) aumento da navegação oceânica, que permitiu o estabelecimento de relações comerciais regulares com a América. d) avanço das superstições na Europa ocidental, que se difundiram a partir de contatos com povos do leste desse continente e da Ásia. e) aparecimento dos relógios, que foram inventados para calcular a duração das viagens ultramarinas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




5(USP - 2017)Número Original: 28Código: 6978164

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Obstáculos das rotas tradicionais de comércio para os Europeus e a busca de novas rotas de comércio com o Oriente.g Questões com Mapas (Hist.)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - USP 2017
Questão de Vestibular - USP 2017
Exibir texto da questão

ÁFRICA OCIDENTA TER = do aa CHINA | INDIA Alexander Anievas e Kerem Nisancioglu, How the West Came to Rule. The Geopolitical Origins of Capitalism. Londres: PlutoPress, 2015. Adaptado. Encontram-se assinaladas no mapa, sobre as fronteiras dos países atuais, as rotas eurasianas de comércio a longa distância que, no início da Idade Moderna, cruzavam o Império Otomano, demarcado pelo quadro. A respeito dessas rotas, das regiões que elas atravessavam e das relações de poder que elas envolviam, é correto afirmar que a) b) Cc) d) e) a China, com baixo grau de desenvolvimento politico e econômico, era exportadora de produtos primários para a Europa. a Índia era uma economia fracamente vinculada ao comércio a longa distância, em vista da pouca demanda por seus produtos. a Europa, a despeito do poder otomano, exercia domínio incontestável sobre o conjunto das atividades comerciais eurasianas. a África Ocidental se encontrava em posição subordinada ao poderio otomano, funcionando como sua principal fonte de escravos. o Império Otomano, ao intermediar as trocas a longa distância, forçou os europeus a buscar rotas alternativas de acesso ao Oriente.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?