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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UNESP - 2020)Número Original: 37Código: 7505939

Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Estratégia política e econômica de controle dos mares pelo Império britânico no século XIX.g Processo de formação dos Estados Nacionais independentes na América-Latina do século XIX .f Aspectos e características da formação da Santa Aliança no contexto da reorganização política da Europa após Napoleão.g
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Questão de Vestibular - UNESP 2020
Questão de Vestibular - UNESP 2020
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Na Europa, as forças reacionárias que compunham a Santa Aliança não viam com bons olhos a emancipação po- lítica das colônias ibéricas na América. [...] Todavia, o novo Império do Brasil podia contar com a aliança da poderosa Inglaterra, representada por George Canning, primeiro-minis- tro do rei Jorge IV. [...] Canning acabaria por convencer o governo português a aceitar a soberania do Brasil, em 1825. Uma atitude coerente com o apoio que o governo britânico dera aos EUA, no ano anterior, por ocasião do lançamento da Doutrina Monroe, que afirmava o princípio da não interven- ção europeia na América. (IImar Rohloff de Mattos e Luis Affonso Seigneur de Albuquerque. Independência ou morte: a emancipação política do Brasil, 1991.) O texto relaciona (A) a restauração das monarquias absolutistas no continen- te europeu, a industrialização dos Estados Unidos e a constituição da Federação dos Estados Independentes da América Latina. (B) a influência da Igreja católica nos assuntos políticos eu- ropeus, o controle britânico dos mares depois do Ato de Navegação e o avanço imperialista dos Estados Unidos sobre o Brasil. O a disposição europeia de recolonização da América, o Bloqueio Continental determinado pela França e os acor- dos de livre-comércio do Brasil com os países hispano- -americanos. o a penetração dos industrializados britânicos nos merca- dos europeus, a tolerância portuguesa em relação ao emancipacionismo brasileiro e a independência política dos Estados Unidos. (E) a reorganização da Europa continental depois do período de domínio napoleônico, os processos de independência na América e a ampliação do controle comercial mundial nela Inalaterra.


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Estratégia política e econômica de controle dos mares pelo Império britânico no século XIX.g - Processo de formação dos Estados Nacionais independentes na América-Latina do século XIX .f - Aspectos e características da formação da Santa Aliança no contexto da reorganização política da Europa após Napoleão.g

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1(ESPCEX - 2018)Número Original: 39Código: 9257676

Segundo Dia - Modelo D

Questões de identificações (Hist.) Aspectos e características da formação da Santa Aliança no contexto da reorganização política da Europa após Napoleão.g Europa.b
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Questão de Vestibular - ESPCEX 2018
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Procurando colocar em prática a politica de solidariedade esboçada no Congresso de Viena, Alexandre I propôs, em 1815, a criação de uma organização militarizada, denominada Santa Alian- ça entre as monarquias europeias tradicionais e cristãs. Participaram da Santa Aliança o [A] Reino da Prússia, Império Francês e Império Britânico. [B] Império Austríaco, Império Britânico e Reino da Prússia. [C] Império da Rússia, Império Austríaco e Reino da Prússia. [D] Império da Rússia, Império Francês e Império Britânico. [E] Império Britânico, Império Austríaco e Império Francês.


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2(UNESP - 2021)Número Original: 39Código: 9314186

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos da Área de Biológicas

Processo de formação dos Estados Nacionais independentes na América-Latina do século XIX .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2021
Questão de Vestibular - UNESP 2021
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O processo de formação e consolidação dos Estados nacio- nais na América hispânica, nas duas primeiras décadas do século XIX, envolveu A) a participação militar direta dos Estados Unidos. B) a intermediação diplomática do Império brasileiro. ( ( (C) a disputa entre projetos unitários e federalistas. (D) o prevalecimento das tradições culturais indígenas. ( E) o franco apoio da Igreja católica aos novos Estados.


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3(UNITAU - 2016)Número Original: 8Código: 13048919

Vestibular de Verão - Cursos

América Latina.b Questões com causas ou consequências (Hist.) Processo de formação dos Estados Nacionais independentes na América-Latina do século XIX .f
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Questão de Vestibular - UNITAU 2016
Questão de Vestibular - UNITAU 2016
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Após os processos de independência da América Hispânica, os países recém-emancipados encontraram diversos obstáculos para constituir estados democráticos viáveis, pois a emancipação política não significou a quebra das antigas estruturas sociais e econômicas, devido a) b) à dominação dos caudilhos, grandes proprietários rurais que não aceitaram a emancipação política da Espanha. à dificuldade em impor os ideais liberais de cidadania e igualdade em sociedades tradicionalmente hierarquizadas. às diferenças entre os vários grupos étnico-raciais, que compunham as sociedades dos novos países e que eram contrários à emancipação política. à atuação da Igreja que, ameaçada pelos ideais liberais, conseguiu colocar a população indígena contra os líderes do processo revolucionário. à atuação dos intelectuais que se apoiaram nas ideias socialistas para defender propostas de igualdade social.


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4(PUC-CAMPINAS - 2015)Número Original: 26Código: 6893485

Verão - Primeiro Dia - Azul (Direito)

Processo de formação dos Estados Nacionais independentes na América-Latina do século XIX .f
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Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2015
Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2015
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A proclamação das repúblicas nas ex-colônias hispano- americanas, na América do Sul, ocorreu (A) (B) (C) (D) (E) concomitantemente às proclamações de independên- Cia, uma vez que, ao avaliarem o resultado de décadas de Império no Brasil, as elites desses países decidiram- se pelo regime republicano e democrático. concentradamente nas primeiras décadas do sé- culo XIX, com forte atuação das elites criollas e a circulação de projetos políticos visando a formação de grandes confederações. lentamente, efetivando-se décadas após a emancipa- ção política em relação à Espanha, por meio de processos intemos de lutas sangrentas entre elites monarquistas e liberais federalistas. precocemente, uma vez que o exemplo norte-ameri- cano e os ideais da Revolução Francesa orientaram o desencadear de processos revolucionários que resul- taram na instituição de repúblicas nessa região, no século XVIIT. naturalmente, considerando que as elites criollas, totalmente avessas aos baluartes do poder espanhol, apoiaram as reformas bourbônicas, declarando-se republicanas e decididas a abolir as instituições coloniais, como os cabildos e as Juntas governativas.


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5(MACKENZIE - 2015)Número Original: 47Código: 6892641

Segundo Semestre, Junho - Prova A

Processo de formação dos Estados Nacionais independentes na América-Latina do século XIX .f
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2015
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“A especificidade do Brasil, que se manteve como única monarquia em meio às repúblicas criadas pela independência nas Américas, indica as trajetórias diversas seguidas pelas colônias em sua transição para Estados independentes. Elas indubitavelmente compartilham de algumas características comuns importantes que as vinculam em um processo que varreu o mundo atlântico (...)” Assinale a alternativa que NÃO contém uma das “características comuns” citadas no texto. a) Relacionam-se com as reformas políticas que incitaram a oposição colonial aos governos das metrópoles. b) Surgiram de crises políticas e constitucionais que incitaram o descontentamento com a distribuição de poder. c) Contribuiram para mudanças na estrutura de poder na América, com a distribuição equitativa de participação dos segmentos sociais. d) Inspiraram-se em ideias sobre direitos individuais e soberania popular, nascidas na Europa e em vigor nos Estados Unidos. e) Nasceram no contexto de disputas e guerras travadas entre potências coloniais.


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