Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UNESP - 2017)Número Original: 36Código: 6988593

Meio de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Revoluções industriais gerais.g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2017
Questão de Vestibular - UNESP 2017
Exibir texto da questão

Nem todos os homens se renderam diante das forças ir- resistíveis do novo mundo fabril, e a experiência do movimen- to dos quebradores de máquina demonstra uma inequívoca capacidade dos trabalhadores para desencadear uma luta aberta contra o sistema de fábrica. De um lado, esse movi- mento de resistência visava investir contra as novas relações hierárquicas e autoritárias introduzidas no interior do proces- so de trabalho fabril, e nessa medida a destruição das maqui- nas funcionava como mecanismo de pressão contra a nova direção organizativa das empresas; de outro lado, inúmeras atividades de destruição carregaram implicitamente uma pro- funda hostilidade contra as novas máquinas e contra o marco organizador da produção que essa tecnologia impunha. (Edgar de Decca. O nascimento das fábricas, 1982. Adaptado.) De acordo com o texto, os movimentos dos quebradores de máquinas, na Inglaterra do final do século XVlll e início do XIX, (A) expunham a rápida e eficaz ação dos sindicatos, capazes de coordenar ações destrutivas em fábricas de diversas partes do país. (B) representavam uma reação diante da ordem e da disci- plinarização do trabalho, facilitadas pelo emprego de má- quinas na produção fabril. (C) indicavam o aprimoramento das condições de trabalho nas fábricas, que contavam com aparato de segurança interna contra atos de vandalismo. (D) revelavam a ingenuidade de alguns trabalhadores, que não percebiam que as máquinas auxiliavam e facilitavam seu trabalho. (E) simbolizavam a rebeldia da maioria dos trabalhadores, envolvidos com partidos e agrupamentos políticos de ins- piração marxista.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 103

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Revoluções industriais gerais.g

Exibir Questões - UNESP

Questões Parecidas

1(USP - 2017)Número Original: 29Código: 6978166

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Questões com gráficos e tabelas (Hist.).g Processos e fatos históricos das revoluções industriais e seus impactos nas formas tradicionais de sociedade e de produção .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - USP 2017
Questão de Vestibular - USP 2017
Exibir texto da questão

Níveis per capita de industrialização, 1750-1913 (Reino Unido em 1900 = 100) País 1750 1800 1860 1913 Alemanha 8 8 15 85 Bélgica 9 10 28 88 China 8 6 4 3 Espanha 7 7 11 22 EUA 4 9 21 126 França 9 9 20 59 Índia 7 6 3 2 Itália 8 8 10 26 Japão 7 7 7 20 Reino Unido 10 16 64 115 Rússia 6 6 8 20 Ronald Findlay e Kevin O'Rourke. Power and Plenty: Trade, War, and the World Economy in the Second Millennium. Princeton: Princeton University Press, 2007. Adaptado. Com base na tabela, é correto afirmar: a) b) C) d) e) A industrialização acelerada da Alemanha e dos Estados Unidos ocorreu durante a Primeira Revolução Industrial, mantendo-se relativamente inalterada durante a Segunda Revolução Industrial. Os países do Sul e do Leste da Europa apresentaram níveis de industrialização equivalentes aos dos países do Norte da Europa e dos Estados Unidos durante a Segunda Revolução Industrial. A Primeira Revolução Industrial teve por epicentro o Reino Unido, acompanhado em menor grau pela Bélgica, ambos mantendo níveis elevados durante a Segunda Revolução Industrial. Os níveis de industrialização verificados na Ásia em meados do século XVIIl acompanharam o movimento geral de industrialização do Atlântico Norte ocorrido na segunda metade do século XIX. O Japão se destacou como o país asiático de mais rápida industrialização no curso da Primeira Revolução Industrial, perdendo força, no entanto, durante a Segunda Revolução Industrial.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(FAMEMA - 2017)Número Original: 29Código: 7817743

Prova 2

Aspectos e características do processo de desenvolvimento industrial na Inglaterra do século XIX.g Inglaterra.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - FAMEMA 2017
Questão de Vestibular - FAMEMA 2017
Exibir texto da questão

Nassau Senior, economista de renome, passou por Man- chester em 1837, e assim descreveu o que viu: “Num lugar encontramos toda uma rua seguindo o curso de um canal, porque dessa forma era possível conseguir porões mais pro- fundos, sem o custo de escavações, porões destinados não ao armazenamento de mercadorias ou de lixo, mas à resi- dência de seres humanos. Nenhuma das casas dessa rua esteve isenta do cólera”. A média de vida era determinada pelo lugar onde se mo- rava — segundo o relatório do Dr. P. H. Holland, que realizou uma investigação num subúrbio de Manchester, em 1844. “Quando verificamos ser a taxa de mortalidade quatro ve- zes maior em algumas ruas do que em outras, e duas vezes maior em grupos de ruas do que em outros, não podemos deixar de concluir que multidões de nossos irmãos, centenas de vizinhos próximos, são anualmente destruídos por falta das precauções mais simples”. (Leo Huberman. História da riqueza do homem, 1986. Adaptado.) O relatório alude (A) aos efeitos sociais da industrialização, com a formação de bairros operários onde as condições de habitação e higiene eram precárias. (B) às causas das epidemias nas áreas rurais da Inglaterra, devido à concentração dos camponeses em aldeias sob condições degradantes. (C) aos ideais do socialismo científico, que formulava críticas a organização industrial da produção, mas não oferecia meios práticos de mudança. (D) aos resultados do planejamento urbano das metrópoles, cujo objetivo principal foi integrar socialmente a popula- ção trabalhadora das periferias. (E) aos motivos da distribuição de renda na economia britã- nica, devido ao aumento da massa salarial e da produtivi- dade proporcionada pelas fábricas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(UNESP - 2014)Número Original: 1Código: 6984373

Meio de Ano - Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Questões de identificações (Hist.) Errata (Tamanho) Processos e fatos históricos das revoluções industriais e seus impactos nas formas tradicionais de sociedade e de produção .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2014
Questão de Vestibular - UNESP 2014
Exibir texto da questão

Sob qualquer aspecto, este [a Revolução Industrial] foi provavelmente o mais importante acontecimento na história do mundo, pelo menos desde a invenção da agricultura e das cidades. E foi iniciado pela Grã-Bretanha. É evidente que isto não foi acidental. (Eric Hobsbawm. 4 era das revoluções: 1789-1848, 1986.) Aponte dois fatores que justifiquem a importância dada pelo texto à Revolução Industrial e indique dois motivos do pio- neirismo britânico.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




4(UECE - 2023)Número Original: 37Código: 12798068

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1 - Geografia e História

Processos e fatos históricos das revoluções industriais e seus impactos nas formas tradicionais de sociedade e de produção .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UECE 2023
Questão de Vestibular - UECE 2023
Exibir texto da questão

A segunda metade do século XIX foi palco do movimento que ficou conhecido como a segunda revolução industrial. Sobre a sociedade derivada desse processo, podemos afirmar corretamente que A) B) a grande caraterística desse movimento foi a primazia do setor têxtil sobre os outros setores da economia. as invenções técnicas do período, apesar de terem provocado uma revolução na produção, foram bastante modestas. os movimentos luditas eclodiram exatamente nesse período como uma reação a introdução das máquinas no processo de produção. a classe média, formada por profissionais liberais, pequenos proprietários e funcionários públicos, cresceu e prosperou.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




5(ENEM - 2022)Número Original: 90Código: 12794928

Aplicação Regular - Primeiro Dia - Prova Amarela

França.b Processos e fatos históricos sobre o Dia do Trabalhador no contexto do movimento operário internacional do século XIX .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2022
Questão de Vestibular - ENEM 2022
Exibir texto da questão

Anhistória do Primeiro de Maio de 1890 — na França e na Europa, o primeiro de todos os Primeiros de Maio — é, sob vários aspectos, exemplar. Resultante de um ato político deliberado, essa manifestação ilustra o lado voluntário da construção de uma classe — a classe operária — à qual os socialistas tentam dar uma unidade política e cultural através daquela pedagogia da festa cujo princípio, eficácia e limites há muito tempo tinham sido experimentados pela Revolução Francesa. PERROT, M. Os excluídos da história: operários, mulheres e prisioneiros. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988. Com base no texto, a fixação dessa data comemorativa tinha por objetivo valorizar um sentimento burguês. afirmar uma identidade coletiva. edificar uma memória nacional. criar uma comunidade cívica. definir uma tradição popular. VOVOO


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?