Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UNICAMP - 2016)Número Original: 69Código: 6387811

Primeira Fase - Prova Q e Z

Geografia de Transportes
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNICAMP 2016
Questão de Vestibular - UNICAMP 2016
Exibir texto da questão

Sistema de Cabotagem no Brasil (Fonte: http:/www2.transportes gov br/bil05-maricabotagem html.) Sobre o papel da cabotagem no processo de formação do temitório brasileiro, é correto afirmar. a) b) qd) A cabotagem viabilizou o comércio marítimo entre os principais portos do território no período colonial. Todavia, esse sistema de transporte veio a encerrar suas atividades no final do século XIX, quando o transporte ferroviário passou a responder por todas as trocas interprovinciais A cabotagem consistiu num primitivo sistema de transportes do início da colonização, articulando os portos das principais cidades. Trata-se de um elemento primordial para a formação do temitório brasileiro, pois permitiu sua precoce unificação e completa articulacdo inter-regional A cabotagem teve importante papel no longo processo de formação do território brasileiro, transportando pessoas, mercadorias e informações entre os principais portos desde o período colonial. No século XX, perdeu importância para o sistema de transporte rodoviário. A cabotagem foi implantada no Brasil no final do século XIX, fazendo uso de modernos navios a vapor para articular o comércio interprovincial. Atualmente, concorre com os sistemas ferroviário e rodoviário para transportar cargas, particularmente — aquelas conteinerizadas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 101

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Geografia de Transportes

Exibir Questões - UNICAMP

Questões Parecidas

1(PUC - RIO GRANDE DO SUL- RS - 2012)Número Original: 12Código: 12150

Verão

Modal Ferroviário Modal Hidroviário Brasil.b Modal Rodoviário
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2012
Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2012
Exibir texto da questão

O sistema de transportes é um elemento fundamental para as economias mundiais. Os custos de deslocamen- to incidem sobre os custos das matérias-primas e dos produtos finais nos mercados. Sobre o sistema de transporte brasileiro, afirma-se: 1 O desenho do sistema de transportes reflete as desigualdades regionais entre a Região Norte e a Região Sudeste I. As rodovias dominam a matriz da rede de trans- portes, elevando os custos de deslocamento da produção nacional IL O sistema ferroviário apresenta uma malha conser- vada, com deslocamentos dos trens em velocidade considerada ideal IV. Aimplantação de hidrovias, como o sistema hidro- viário Tietê-Paraná, é uma das alternativas para diminuir o impacto do valor do transporte no preço final de matérias-primas. Estão corretas apenas as afirmativas A) tell B) led. C) ilelv. D) I,llelv. E) lei


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UERJ- RJ - 2007)Número Original: 5Código: 10686

Discursivo

Modal Ferroviário Modal Hidroviário Fluvial Modal Rodoviário Expansão da fronteira agrícola no Brasil
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UERJ 2007
Exibir texto da questão

Uma nova dinâmica de transportes no território brasileiro, com a integração de rodovias, ferrovias, hidrovias e portos, vem possibilitando a expansão do cultivo de soja em direção à Amazônia Legal. Essa dinâmica contribui para a presença, nessa região, de empresas multinacionais que industrializam e comercializam grãos. Indique dois corredores de transportes que viabilizam a expansão do cultivo de soja e dois aspectos dessas redes de circulação de mercadorias que oneram as exportações do setor.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




3(UEMA - 2020)Número Original: 6Código: 7893487

PAES - Segunda Etapa - Prova Discursiva

Interpretação de Gráficos (Geografia).m Brasil.b _ Reconhecimento do Modal de Transportes com Maior Custo Benefício e Abrangência _ _ Implicações do Percentual do Uso de Transporte Rodoviário para o Deslocamento de Cargas _
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEMA 2020
Exibir texto da questão

Texto I A Situação Atual do Sistema de Transporte Brasileiro O sistema de transporte é muito importante para o crescimento da economia de um país. Sem este sistema, os produtos não chegam até seus consumidores, as indústrias não têm acesso às matérias-primas e também não têm como escoar sua produção. A falta de planejamento do setor de transporte brasileiro leva a uma incapacidade de acompanhar a demanda nacional de produtos, podendo gerar uma crise neste setor. Aragão, F.V & Ferreira, T.S. A situação atual do Sistema de Transporte Brasileiro.Anais do Ill Encontro de Engenharia de Produção Agroindustrial. 2009. Texto II Divisão modal no transporte de carga em países selecionados em 2015 ustrália Brasil 0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 60% 90% 100% MRodovidrio BH Aquaviario e Outros* E Ferroviário * Outros modos incluem o transporte de cargas dutoviario e aereo. Roitman, T. & Silva, T. B. Concorréncia interenergética e intermodal no setor de transportes: possibilidades para o Brasil. FGV Energia, 2018. a) Analisando os textos Ie II, verifica-se que o Brasil apresenta a maior participação do modal rodoviário no transporte de cargas. Apresente duas implicações desse sistema modal. b) Dos três sistemas modais apresentados no texto II, indique o sistema modal com maior capacidade de custo-benefício e que abranja todo o território nacional. Justifique.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




4(MACKENZIE- SP - 2009)Número Original: 30Código: 17649

Segundo Semestre, Junho - Prova A

Intradisciplinar Modal Hidroviário Marítimo Geografia de Transportes
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - MACKENZIE 2009
Exibir texto da questão

A respeito do sistema de transportes no Brasil, considere as afirmações abaixo. I. Uma nova política de transportes vem sendo implantada desde a década de 1990, com o objetivo de elevar a competitividade das exportações, aumentando, dessa forma, a inserção do país na economia globalizada. Trata-se da substituição gradativa das malhas hidroviárias e rodoviárias, já existentes, pelas ferrovias. II. A Hidrovia Araguaia-Tocantins e a Ferrovia Norte-Sul são empreendimentos complementares, projetados para facilitar o escoamento da produção mineral e da produção agropecuária do Centro-Oeste do país, visando à conexão com os portos de Santos e Paranaguá pelas ferrovias Noroeste do Brasil, Novoeste e Ferropar. III. Do ponto de vista da movimentação de cargas, os maiores portos brasileiros são dois grandes terminais exportadores de minérios e produtos siderúrgicos: Itaqui, no Maranhão, e Tubarão, no Espírito Santo. Assim, a) somente I está correta. b) somente II está correta. ec) somente III está correta. d) somente Ie II estão corretas. e) somente II e III estão corretas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




5(UERJ- RJ - 2016)Número Original: 57Código: 6330004

Segundo exame de qualificação

China.b Identificação das consequências espaciais de uma possível evolução pouco eficiente do modelo metroviário.m Interpretação no mapa (Geografia).m
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UERJ 2016
Exibir texto da questão

Observe a diferença entre a expansão das redes de metrô nas cidades do Rio de Janeiro e de Xangai. Rio de Janeiro, 1993 Xangai, 1993 oa ooaconaanona sem metrô Rio de Janeiro, 2013 Xangai, 2013 a aoonooacaa ooo Adaptado de diariodorio.com. As escolhas feitas pelo poder público, no que se refere às modalidades de transporte urbano, são muito importantes para a compreensão dos fenômenos sociais e ambientais verificados em cada cidade. Caso a evolução do metrô de Xangai entre 1993 e 2013 tivesse ocorrido em proporção semelhante à do metrô carioca, uma provável consequência espacial sobre a metrópole chinesa seria: (A) supressão da inversão térmica (B) aumento da poluição atmosférica (C) redução da segregação residencial (D) crescimento da especialização comercial


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?