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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UERJ - 2007)Número Original: 5Código: 10686

Discursivo

Modal Ferroviário Modal Hidroviário Fluvial Modal Rodoviário Expansão da fronteira agrícola no Brasil
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Questão de Vestibular - UERJ 2007
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Uma nova dinâmica de transportes no território brasileiro, com a integração de rodovias, ferrovias, hidrovias e portos, vem possibilitando a expansão do cultivo de soja em direção à Amazônia Legal. Essa dinâmica contribui para a presença, nessa região, de empresas multinacionais que industrializam e comercializam grãos. Indique dois corredores de transportes que viabilizam a expansão do cultivo de soja e dois aspectos dessas redes de circulação de mercadorias que oneram as exportações do setor.


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Nível de Semelhança

Exatamente Igual

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Modal Ferroviário - Modal Hidroviário Fluvial - Modal Rodoviário - Expansão da fronteira agrícola no Brasil

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Questões Parecidas

1(UEMA - 2018)Número Original: 6Código: 7929604

PAES - Segunda Etapa - Prova Discursiva

Apontar as commodities produzidas na região do Matopiba Brasil.b Interpretação no mapa (Geografia).m Identificação da sigla denominativa para a nova região considerada a grande fronteira agrícola em expansão na atualidade
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Questão de Vestibular - UEMA 2018
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O mapa evidencia a região considerada como a grande fronteira agrícola nacional da atualidade, que compreende os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia e responde por grande parte da produção brasileira de grãos e fibras. Analise-o. Disponível em: www.google.com.br/searchwikipedia.org a) Qual é a denominação dessa fronteira agrícola? b) Apresente duas características das commodites dessa fronteira agrícola.


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2(PUC - RIO GRANDE DO SUL- RS - 2012)Número Original: 12Código: 12150

Verão

Modal Ferroviário Modal Hidroviário Brasil.b Modal Rodoviário
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Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2012
Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2012
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O sistema de transportes é um elemento fundamental para as economias mundiais. Os custos de deslocamen- to incidem sobre os custos das matérias-primas e dos produtos finais nos mercados. Sobre o sistema de transporte brasileiro, afirma-se: 1 O desenho do sistema de transportes reflete as desigualdades regionais entre a Região Norte e a Região Sudeste I. As rodovias dominam a matriz da rede de trans- portes, elevando os custos de deslocamento da produção nacional IL O sistema ferroviário apresenta uma malha conser- vada, com deslocamentos dos trens em velocidade considerada ideal IV. Aimplantação de hidrovias, como o sistema hidro- viário Tietê-Paraná, é uma das alternativas para diminuir o impacto do valor do transporte no preço final de matérias-primas. Estão corretas apenas as afirmativas A) tell B) led. C) ilelv. D) I,llelv. E) lei


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3(UERJ- RJ - 2016)Número Original: 57Código: 6330004

Segundo exame de qualificação

China.b Identificação das consequências espaciais de uma possível evolução pouco eficiente do modelo metroviário.m Interpretação no mapa (Geografia).m
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Questão de Vestibular - UERJ 2016
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Observe a diferença entre a expansão das redes de metrô nas cidades do Rio de Janeiro e de Xangai. Rio de Janeiro, 1993 Xangai, 1993 oa ooaconaanona sem metrô Rio de Janeiro, 2013 Xangai, 2013 a aoonooacaa ooo Adaptado de diariodorio.com. As escolhas feitas pelo poder público, no que se refere às modalidades de transporte urbano, são muito importantes para a compreensão dos fenômenos sociais e ambientais verificados em cada cidade. Caso a evolução do metrô de Xangai entre 1993 e 2013 tivesse ocorrido em proporção semelhante à do metrô carioca, uma provável consequência espacial sobre a metrópole chinesa seria: (A) supressão da inversão térmica (B) aumento da poluição atmosférica (C) redução da segregação residencial (D) crescimento da especialização comercial


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4(ENEM - 2014)Número Original: 41Código: 4288417

Unica Aplicação - Primeiro dia - Prova Amarela

Brasil.b Aspectos gerais da expansão do processo de urbanização no início do século XX e os seus impactos ao sistema de transportes brasileiro.m
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Questão de Vestibular - ENEM 2014
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A urbanização brasileira, no início da segunda metade do século XX, promoveu uma radical alteração nas cidades. Ruas foram alargadas, túneis e viadutos foram construidos. O bonde foi a primeira vítima fatal. O destino do sistema ferroviário não foi muito diferente. O transporte coletivo saiu definitivamente dos trilhos. AANG. F A caminho de Guara Dei! em vmb Acaso em: O ja 2044 (adia) Arelação entre transportes e urbanização é explicada, no texto, pela O retirada dos investimentos estatais aplicados em transporte de massa. © demanda por transporte individual ocasionada pela expansão da mancha urbana. O presença hegemônica do transporte alternativo localizado nas periferias das cidades. © aglomeração do espaço urbano metropolitano impedindo a construção do transporte metroviário. @ predominância do transporte rodoviário associado à penetração das multinacionais automobilisticas.


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5(UECE - 2020)Número Original: 12Código: 7871907

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1

Região Norte.b _ Causas do Processo de Avanço na Ocupação de Áreas Florestais _
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Questão de Vestibular - UECE 2020
Questão de Vestibular - UECE 2020
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Leia atentamente o seguinte texto: “As marcas de pneus na terra cor de sangue são profundas e recentes. Tainaky Tenetehar desce da moto para conferir. “De hoje de manha”, diz ele com a segurança de rastreador veterano sintonizado com quaisquer sinais de movimento humano nessas fronteiras sem lei. Pelo binóculo, ele sonda a savana queimada na morraria bruxuleante que segue até uma crista coroada de árvores ao longe. Nessa que é uma das fronteiras mais disputadas do Brasil - em que o solo desmatado empurra a floresta de crescimento antigo e terrenos privados adentram as fronteiras de terras indígenas —, as marcas de pneus só podem ter um significado”. Fonte: National Geographic Brasil, 19 de set. de 2018. Disponivel em httpshttps://www.nationalqeographicbrasil.com/cultura Considerando o excerto acima, é correto dizer que A) garimpeiros, fazendeiros e madeireiros avançam floresta amazônica adentro, em ritmo sustentável, junto aos povos indigenas urbanizados. B) na fronteira mais disputada do Brasil, o avanço do garimpo, da exploração ilegal da madeira, da grilagem de terras e das queimadas ameaça a existência de povos indígenas isolados. C) o projeto de desenvolvimento econômico atual da região em questão visa impedir o estabelecimento de novas áreas de garimpo e de exploração da madeira. D) as marcas dos pneus significam o avanço do extrativismo e da exploração mineral sustentáveis, em comunhão e harmonia com os povos da floresta.


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