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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(USP - 2009)Número Original: 24Código: 6049

Primeira Fase

José de Alencar (Romance Indianista) Manuel Bandeira
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Questão de Vestibular - USP 2009
Questão de Vestibular - USP 2009
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Em um poema escrito em louvor de Iracema, Manuel Bandeira afirma que, ao compor esse livro, Alencar “[...] escreveu o que é mais poema Que romance, e poema menos Que um mito, melhor que Vênus.” Segundo Bandeira, em Iracema, a) b) e) Alencar parte da ficção literária em direção à narrativa mítica, dispensando referências a coordenadas e personagens históricas. o caráter poemático dado ao texto predomina sobre a narrativa em prosa, sendo, por sua vez, superado pela constituição de um mito literário. a mitologia tupi está para a mitologia clássica, predominante no texto, assim como a prosa está para a poesia. ao fundir romance e poema, Alencar, involuntariamente, produziu uma lenda do Ceará, superior à mitologia clássica. estabelece-se uma hierarquia de gêneros literários, na qual o termo superior, ou dominante, é a prosa romanesca, e o termo inferior, o mito.


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Nível de Semelhança

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José de Alencar (Romance Indianista) - Manuel Bandeira

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Questões Parecidas

1(MACKENZIE- SP - 2010)Número Original: 11Código: 17699

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos II e III - Prova A

José de Alencar (Romance Indianista) Manuel Bandeira Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2010
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Os versos que fazem referência a Peri, protagonista da obra O guarani, de José de Alencar, a) exaltam a percepção idealizada presente na literatura indianista brasileira. b) valorizam, criticamente, a consagração do herói nacional, símbolo de uma tradição literária. c) denunciam, sarcasticamente, o realismo na descrição de mitos nacionais. d) enaltecem a verossimilhança que norteou a criação de personagens indígenas. e) condenam os ideais nacionalistas que imprimiram autenticidade à literatura brasileira.


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2(USP- SP - 2011)Número Original: 76Código: 5311

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

José de Alencar (Romance Indianista)
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Questão de Vestibular - USP 2011
Questão de Vestibular - USP 2011
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Leia o trecho de Machado de Assis sobre Iracema, de José de Alencar, e responda ao que se pede. -. é O ciúme e o valor marcial; ....... a austera sabedoria dos anos; Iracema o amor. No meio destes caracteres distintos e animados, a amizade é simbolizada em ....... . Entre os indígenas a amizade não era este sentimento, que à força de civilizar-se, tornou-se raro; nascia da simpatia das almas, avivava- se com o perigo, repousava na abnegação recíproca, Ra e ....... são os dois amigos da lenda, votados à mútua estima e ao mútuo sacrifício”. Machado de Assis, Crítica. No trecho, os espaços pontilhados serão corretamente preenchidos, respectivamente, pelos nomes das seguintes personagens de Iracema: a) Caubi, Jacaúna, Araquém, Araquém, Martim. b) Martim, Irapuã, Poti, Caubi, Martim. c) Poti, Araquém, Japi, Martim, Japi d) Araquém, Caubi, Irapuã, Irapuã, Poti. e) Irapuã, Araquém, Poti, Poti, Martim.


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3(MACKENZIE- SP - 2010)Número Original: 9Código: 17693

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos II e III - Prova A

José de Alencar (Romance Indianista)
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2010
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Considerado também o seu contexto histórico, afirma-se corretamente que o texto a) exemplifica uma orientação estético-ideológica do século XIX que idealizou as origens do Brasil. b) prenuncia o estilo naturalista, haja vista a idealização da natureza e a identificação entre o humano e o animal. c) pertence à literatura colonial brasileira, marcada especialmente pela valorização dos povos e costumes indígenas. d) parodia o estilo romântico que, influenciado pelas idéias de Rousseau, concebia o indígena como “o bom selvagem”. e) traz índices da literatura realista do século XIX, cujo foco era a análise das condições de vida nas zonas rurais do território brasileiro.


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4(ENEM- BR - 2011)Número Original: 113Código: 3119

Unica Aplicação - Segundo Dia - Prova Amarela

Manuel Bandeira
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Questão de Vestibular - ENEM 2011
Questão de Vestibular - ENEM 2011
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Estrada Esta estrada onde moro, entre duas voltas do caminho, Interessa mais que uma avenida urbana. Nas cidades todas as pessoas se parecem. Todo mundo é igual. Todo mundo é toda a gente. Aqui, não: sente-se bem que cada um traz a sua alma. Cada criatura é única. Até os cães. Estes cães da roça parecem homens de negócios: Andam sempre preocupados. E quanta gente vem e vai! E tudo tem aquele caráter impressivo que faz meditar: Enterro a pé ou a carrocinha de leite puxada por um bodezinho manhoso. Nem falta o murmúrio da água, para sugerir, pela voz dos símbolos, Que a vida passa! que a vida passa! E que a mocidade vai acabar. BANDEIRA, M. O ritmo dissoluto. Rio de Janeiro: Aguilar, 1967. A lírica de Manuel Bandeira é pautada na apreensão de significados profundos a partir de elementos do cotidiano. No poema Estrada, o lirismo presente no contraste entre campo e cidade aponta para D o desejo do eu lírico de resgatar a movimentação dos centros urbanos, o que revela sua nostalgia com relação à cidade. a percepção do caráter efêmero da vida, possibilitada pela observação da aparente inércia da vida rural. a opção do eu lírico pelo espaço bucólico como possibilidade de meditação sobre a sua juventude. a visão negativa da passagem do tempo, visto que esta gera insegurança. a profunda sensação de medo gerada pela reflexão acerca da morte. Vo wo ow ww


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5(ETEC- SP - 2015)Número Original: 12Código: 5603010

Primeiro Semestre

Conceito de relativização da velocidade Manuel Bandeira Rec
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Questão de Vestibular - ETEC 2015
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Manuel Bandeira dá ritmo e musicalidade ao seu poema Trem de Ferro, ii G afé com p Café com pão Café com pão Virge Maria que foi isso maquinista? Agora sim Café com pao Agora sim Voa, fumaca Corre, cerca Ai seu foguista Bota fogo Na fornalha Que eu preciso Muita forca Muita forca Muita forca (trem de ferro, trem de ferro) Foge, bicho Foge, povo Passa ponte Passa poste Passa pasto Passa boi Passa boiada Passa galho Da ingazeira Debruçada No riacho Que vontade De cantar! (3 (http: tinyurl com/k78cyrf Acesso em: 31.07.2014) tando os sons produzidos por um trem. No poema, o referencial escolhido por Manuel Bandeira, de acordo com a Física Clássica, não é ideal, pois interpretamos forças (falsas) em alguns objetos que de fato não a sofrem. Suponha que a estrada de ferro é retilínea e que a força que move o trem refere-se a uma força resultante e diferente de zero. Tendo como referencial o foguista, sentado em sua cadeira na cabine da locomotiva, deve-se interpretar o trem em e o poste citado no verso “passa poste”em As expressões que completam corretamente a frase anterior, na ordem em que aparecem, são (A) repouso ... movimento com velocidade variável. (B) repouso ... movimento com velocidade constante. (C) movimento com velocidade variável ... repouso. (D) movimento com velocidade constante ... repouso. (E) movimento com velocidade variável ... movimento com velocidade variável.


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