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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(FATEC - 2011)Número Original: 4Código: 6011588

Segundo Semestre

Economia do Açucar
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Questão de Vestibular - FATEC 2011
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Segundo o historiador Fernando Novais, o pacto colonial “define o sistema colonial porque é através dele que as colônias preenchem sua unção histórica, isto é, respondem aos estímulos que lhes deram origem, que formam a sua razão de ser, enfim, que lhes dão sentido” (NOVAIS, Fernando A. O Brasil nos quadros do Antigo Sistema Colonial. In: MOTA, Carlos Guilherme (org). Brasil em perspectiva. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1973, p. 4763) Considerando as ideias expostas, é correto afirmar que a exploração açucareira, no nordeste do Brasil Colonial, (A). pode ser considerada uma exceção, visto que a montagem do sistema açucareiro atendeu muito mais às condições existentes na colônia do que aos interesses comerciais da metrópole. (8) - contrariava os objetivos gerais do colonialismo mercantilista, uma vez que grande parte dos lucros obtidos com a comercialização do açúcar era apropriada pelos senhores de engenho, em detrimento da burguesia mercantil metropolitana (C) seguiu a lógica particular do colonialismo português de obter lucros elevados mediante a redução nos custos da produção, razão pela qual o açúcar foi o produto escolhido, visto que essa atividade exigia investimentos iniciais bastante modestos. (D) . atendeu plenamente à lógica mercantlista dos empreendimentos coloniais, promovendo uma atividade apoiada no tripé — latifun- dio, monocultura é escravidão africana — altamente lucrativa e que contribuia para a acumulação de capitais na metrópole. (E) foi coerente com os quadros gerais do sistema colonial no que diz respeito ao produto, muito valorizado nos mercados interna- cionais, mas não no tocante ao uso de mão de obra africana, visto que a mão de obra indigena era mais abundante e barata


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Economia do Açucar

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Questões Parecidas

1(UNESP - 2021)Número Original: 35Código: 9350702

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos das Áreas de Exatas e Humanidades

Aspectos políticos, sociais e econômicos da produção açucareira na formação da colônia brasileira .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2021
Questão de Vestibular - UNESP 2021
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A produção de açúcar no Brasil colonial era parte de um con- junto de processos e relações que ultrapassavam os limites da colônia e incluíam (A) a estruturação do engenho como unidade produtiva, a disposição portuguesa de povoar a colônia e o comércio sistemático com a América espanhola. (B) as técnicas de cultivo indígenas, as mudas de cana pro- cedentes do mundo árabe e a intermediação britânica na comercialização. (C) a adaptação da cana à terra roxa do Nordeste, o conhe- cimento técnico dos imigrantes e a atuação holandesa no transporte marítimo. (D) a constituição da grande propriedade, o tráfico de africa- nos escravizados e a existência de amplo mercado con- sumidor na Europa. (E) o avanço da ocupação das áreas centrais da colônia, o recurso à mão de obra nativa e o crescimento do gosto pelos sabores doces na Europa.


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2(FAMEMA - 2018)Número Original: 27Código: 7817828

Prova 2

Aspectos políticos, sociais e econômicos da produção açucareira na formação da colônia brasileira .f
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Questão de Vestibular - FAMEMA 2018
Questão de Vestibular - FAMEMA 2018
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Havia muito capital e muita riqueza entre os lavradores de cana, alguns ligados por laços de sangue ou matrimônio aos senhores de engenho. Havia também um bom número de mulheres, não raro viúvas, participando da economia açu- careira. Digno de nota até o fim do século XVIII, contudo, era o fato de os lavradores de cana serem quase invariavelmente brancos. Os negros e mulatos livres simplesmente não dispu- nham de créditos ou capital para assumir os encargos desse tipo de agricultura. (Stuart Schwartz. “O Nordeste açucareiro no Brasil Colonial”. In: João Luis R. Fragoso e Maria de Fátima Gouvêa (orgs). O Brasil Colonial, vol 2, 2014.) O excerto indica que a sociedade colonial açucareira foi (A) organizada em classes, cuja posição dependia de bens móveis. (B) apoiada no trabalho escravo, principalmente o dos lavra- dores de cana. (C) baseada na “limpeza de sangue”, portanto se proibia a miscigenação. (D) determinada pelos recursos financeiros, o que impedia a mobilidade. (E) hierarquizada por critérios diversos, tais como a etnia e riqueza.


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3(FATEC - 2023)Número Original: 11Código: 14109760

Segundo Semestre

Economia do Açucar
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Questão de Vestibular - FATEC 2023

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4(UNITAU - 2017)Número Original: 17Código: 10577199

Vestibular de Verão - Medicina - Primeira Fase

Aspectos políticos, sociais e econômicos da produção açucareira na formação da colônia brasileira .f Brasil.b Questões de verdadeiro ou falso (Hist.)
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Questão de Vestibular - UNITAU 2017
Questão de Vestibular - UNITAU 2017
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“Mesmo nos lugares onde a relação de forças se afigurava favorável aos invasores europeus, não diantava cair matando: a escravidão e outras formas de trabalho compulsório facilitavam o domínio dos nativos, mas não podiam resultar na exploração das conquistas. [...] Possuir e controlar nativos não garantia a transformação do trabalho extorquido em mercadorias agregadas aos fluxos metropolitanos, nem afiançava o surgimento de economias tributárias no ultramar”. ALENCASTRO, L. F. O trato dos viventes. São Paulo: Companhia das Letras, 2000, p. 12. Dentre as circunstâncias que favoreceram a expansão açucareira, fazendo uso de mão de obra escrava africana, podemos citar: I. O tráfico negreiro, porque dinamizou o comércio externo da colônia, uma vez que o lucro dos engenhos era investido na compra de escravos, ficando garantida a transferência da renda do setor produtivo para o setor mercantil português. IL. A aliança entre produtores de açúcar no Brasil, traficantes de escravos em Angola e mercadores instalados na colônia, que concediam crédito aos produtores para comprar escravos e, depois, controlavam o comércio do açúcar. III. A aliança entre a Igreja e a Coroa portuguesa no Brasil, pois a Igreja defendeu a liberdade indígena, em oposição aos colonos, que precisavam daquela mão de obra. IV.A introdução da mão de obra escrava africana deveu-se ao fato de que os índios, acostumados ao trabalho esporádico e livre, não conseguiram trabalhar com as regras e a disciplina que a economia açucareira exigia. Está CORRETO o que se afirma em a) I, apenas. b) I, Ile III, apenas. c) L Ile IV, apenas. d) IL, Ile IV, apenas. e) LILIMelV.


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5(UNITAU - 2018)Número Original: 9Código: 10577629

Vestibular de Verão 2 - Cursos

Aspectos políticos, sociais e econômicos da produção açucareira na formação da colônia brasileira .f Brasil.b
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Questão de Vestibular - UNITAU 2018
Questão de Vestibular - UNITAU 2018
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O açúcar foi o principal produto brasileiro de exportação durante a época colonial. Mesmo durante o auge da exploração do ouro, quando o Brasil encheu os cofres europeus e ajudou a impulsionar a Revolução Industrial na Inglaterra, o valor das exportações de açúcar excedeu o de qualquer outro produto. Assinale a alternativa que apresenta o(s) mecanismo(s) empregado(s), na economia colonial, para favorecer esse quadro. a) A imigração maciça de portugueses para trabalhar nas terras interiores da colônia. b) A utilização predominante da mão de obra indígena nas lavouras açucareiras. c) O incentivo dado pela coroa portuguesa à adoção do trabalho assalariado livre. d) A adoção da mão de obra escrava africana e o pacto colonial. e) O predomínio de pequenas propriedades rurais produzindo açúcar para exportação.


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