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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UNITAU - 2017)Número Original: 17Código: 10577199

Vestibular de Verão - Medicina - Primeira Fase

Aspectos políticos, sociais e econômicos da produção açucareira na formação da colônia brasileira .f Brasil.b Questões de verdadeiro ou falso (Hist.)
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Questão de Vestibular - UNITAU 2017
Questão de Vestibular - UNITAU 2017
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“Mesmo nos lugares onde a relação de forças se afigurava favorável aos invasores europeus, não diantava cair matando: a escravidão e outras formas de trabalho compulsório facilitavam o domínio dos nativos, mas não podiam resultar na exploração das conquistas. [...] Possuir e controlar nativos não garantia a transformação do trabalho extorquido em mercadorias agregadas aos fluxos metropolitanos, nem afiançava o surgimento de economias tributárias no ultramar”. ALENCASTRO, L. F. O trato dos viventes. São Paulo: Companhia das Letras, 2000, p. 12. Dentre as circunstâncias que favoreceram a expansão açucareira, fazendo uso de mão de obra escrava africana, podemos citar: I. O tráfico negreiro, porque dinamizou o comércio externo da colônia, uma vez que o lucro dos engenhos era investido na compra de escravos, ficando garantida a transferência da renda do setor produtivo para o setor mercantil português. IL. A aliança entre produtores de açúcar no Brasil, traficantes de escravos em Angola e mercadores instalados na colônia, que concediam crédito aos produtores para comprar escravos e, depois, controlavam o comércio do açúcar. III. A aliança entre a Igreja e a Coroa portuguesa no Brasil, pois a Igreja defendeu a liberdade indígena, em oposição aos colonos, que precisavam daquela mão de obra. IV.A introdução da mão de obra escrava africana deveu-se ao fato de que os índios, acostumados ao trabalho esporádico e livre, não conseguiram trabalhar com as regras e a disciplina que a economia açucareira exigia. Está CORRETO o que se afirma em a) I, apenas. b) I, Ile III, apenas. c) L Ile IV, apenas. d) IL, Ile IV, apenas. e) LILIMelV.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

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Aspectos políticos, sociais e econômicos da produção açucareira na formação da colônia brasileira .f

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Questões Parecidas

1(UFPR - 2014)Número Original: 9Código: 7927959

Primeira Fase

Aspectos políticos, sociais e econômicos da produção açucareira na formação da colônia brasileira .f Brasil.b Questões de verdadeiro ou falso (Hist.)
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Questão de Vestibular - UFPR 2014
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09 - Considere as seguintes afirmativas sobre a sociedade e a economia açucareiras entre os séculos XVle XVII do período colonial brasileiro: 1. 2. O período de produção açucareiro pode ser compreendido em seus aspectos econômicos como a primeira iniciativa de colonização do Brasil, em que o açúcar era o principal produto no comércio com a metrópole. Entre 1630 e 1654, os espanhóis controlaram as fontes brasileiras de produção de açúcar em Pernambuco com o apoio dos indígenas e dos escravos, que podiam viver sob uma administração política mais tolerante aos seus costumes religiosos. O declínio da economia açucareira ocorreu após a expulsão dos holandeses, que investiram na produção de açúcar nas Antilhas. O sistema açucareiro caracterizou-se por uma agricultura em grandes propriedades, comandadas pelo senhor de engenho, que possuía plenos poderes políticos sobre a estrutura que os engenhos mobilizavam no campo e nas vilas. Assinale a alternativa correta. oo TD ) ) (D Somente as afirmativas 1,2 e 3 são verdadeiras. Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras. Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras. Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras. Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UNITAU - 2018)Número Original: 9Código: 10577629

Vestibular de Verão 2 - Cursos

Aspectos políticos, sociais e econômicos da produção açucareira na formação da colônia brasileira .f Brasil.b
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Questão de Vestibular - UNITAU 2018
Questão de Vestibular - UNITAU 2018
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O açúcar foi o principal produto brasileiro de exportação durante a época colonial. Mesmo durante o auge da exploração do ouro, quando o Brasil encheu os cofres europeus e ajudou a impulsionar a Revolução Industrial na Inglaterra, o valor das exportações de açúcar excedeu o de qualquer outro produto. Assinale a alternativa que apresenta o(s) mecanismo(s) empregado(s), na economia colonial, para favorecer esse quadro. a) A imigração maciça de portugueses para trabalhar nas terras interiores da colônia. b) A utilização predominante da mão de obra indígena nas lavouras açucareiras. c) O incentivo dado pela coroa portuguesa à adoção do trabalho assalariado livre. d) A adoção da mão de obra escrava africana e o pacto colonial. e) O predomínio de pequenas propriedades rurais produzindo açúcar para exportação.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
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     D     
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3(UNIVESP - 2021)Número Original: 24Código: 11749315

Prova Objetiva e Redação - Segundo Semestre - Licenciaturas

Aspectos políticos, sociais e econômicos da produção açucareira na formação da colônia brasileira .f Brasil.b
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Questão de Vestibular - UNIVESP 2021
Questão de Vestibular - UNIVESP 2021
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Os senhores de engenho não viviam isolados na plan- tation. Pela própria natureza e localização de sua atividade, geralmente próxima a um porto, estavam em contato com o mundo urbano e com um olho no mercado internacional. Afi- nal de contas, sua riqueza dependia não só da capacidade de tocar o negócio no Brasil, mas dos preços fixados do outro lado do Atlântico, nos grandes centros importadores. (Boris Fausto. História do Brasil, 1994.) O excerto estabelece vínculos entre (A) a riqueza da elite fundiária e seu controle sobre o forne- cimento de escravos. (B) o engenho açucareiro como unidade produtiva e a ocupa- ção do interior da colônia. (C) a estrutura agroexportadora e a camada hegemônica da sociedade açucareira. (D) o objetivo da economia colonial e a autossuficiência dos senhores de engenho. (E) a organização das cidades coloniais e sua autonomia face ao mercado externo.


Opções de Resposta: 
     A     
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     D     
     E     




4(UNESP - 2015)Número Original: 34Código: 6985285

Meio de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Aspectos políticos, sociais e econômicos da produção açucareira na formação da colônia brasileira .f Brasil.b
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Questão de Vestibular - UNESP 2015
Questão de Vestibular - UNESP 2015
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Quanto à organização da vida e do trabalho no engenho colonial, o texto (A) destaca a ausência de quaisquer relações de trabalho e de amizade dos senhores com os seus escravos. (B) demonstra a distribuição espacial das construções e seu papel no funcionamento e na lógica do poder dentro do engenho. (C) enfatiza a predominância do trabalho compulsório e os lucros obtidos na comercialização de escravos de origem africana. (D) denuncia o descaso dos senhores de engenho com a es- colha da localização para a instalação do engenho. (E) atesta a irracionalidade do posicionamento das edifica- ções e os problemas logísticos trazidos pela falta de pla- nejamento espacial.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




5(UNESP - 2021)Número Original: 35Código: 9350702

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos das Áreas de Exatas e Humanidades

Aspectos políticos, sociais e econômicos da produção açucareira na formação da colônia brasileira .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2021
Questão de Vestibular - UNESP 2021
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A produção de açúcar no Brasil colonial era parte de um con- junto de processos e relações que ultrapassavam os limites da colônia e incluíam (A) a estruturação do engenho como unidade produtiva, a disposição portuguesa de povoar a colônia e o comércio sistemático com a América espanhola. (B) as técnicas de cultivo indígenas, as mudas de cana pro- cedentes do mundo árabe e a intermediação britânica na comercialização. (C) a adaptação da cana à terra roxa do Nordeste, o conhe- cimento técnico dos imigrantes e a atuação holandesa no transporte marítimo. (D) a constituição da grande propriedade, o tráfico de africa- nos escravizados e a existência de amplo mercado con- sumidor na Europa. (E) o avanço da ocupação das áreas centrais da colônia, o recurso à mão de obra nativa e o crescimento do gosto pelos sabores doces na Europa.


Opções de Resposta: 
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