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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(USP - 2013)Número Original: 80Código: 4951

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Carta (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) Anáfora (Coesão textual)
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Questão de Vestibular - USP 2013
Questão de Vestibular - USP 2013
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As expressões ‘ares aristocraticos” e “descamisados” relacionam-se, respectivamente, a) aos “sabadoyleanos” e a Plínio Doyle. b) a José Mindlin e a seus amigos cariocas. c) a “gentilezas” e a “camaradescamente”. d) aos signatários do documento e aos amigos de São Paulo. e) a “reuniões cariocas” e a “tradição bandeirante”.


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Carta (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) - Anáfora (Coesão textual)

Exibir Questões - USP

Questões Parecidas

1(ENEM- BR - 2019)Número Original: 8Código: 7456118

Única Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Carta (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - ENEM 2019
Questão de Vestibular - ENEM 2019
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Meu caro Sherlock Holmes, algo horrível aconteceu as três da manhã no Jardim Lauriston. Nosso homem que estava na vigia viu uma luz às duas da manhã saindo de uma casa vazia. Quando se aproximou, encontrou a porta aberta e, na sala da frente, o corpo de um cavalheiro bem vestido. Os cartões que estavam em seu bolso tinham o nome de Enoch J. Drebber, Cleveland, Ohio, EUA. Não houve assalto e nosso homem não conseguiu encontrar algo que indicasse como ele morreu. Não havia marcas de sangue, nem feridas nele. Não sabemos como ele entrou na casa vazia. Na verdade, todo assunto é um quebra-cabeça sem fim. Se puder vir até a casa seria Ótimo, se não, eu lhe conto os detalhes e gostaria muito de saber sua opinião. Atenciosamente, Tobias Gregson. DOYLE, A. C. Um estudo em vermelho. Cotia: Pé de Letra, 2017. Considerando o objetivo da carta de Tobias Gregson, a sequência de enunciados negativos presente nesse texto tem a função de O restringir a investigação, deixando-a sob a responsabilidade do autor da carta. refutar possíveis causas da morte do cavalheiro, auxiliando na investigação. identificar o local da cena do crime, localizando-o no Jardim Lauriston. introduzir o destinatário da carta, caracterizando sua personalidade. apresentar o vigia, incluindo-o entre os suspeitos do assassinato. eo 9 ® ©


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2(UNESP - 2018)Número Original: 19Código: 7002143

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Carta (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UNESP 2018
Questão de Vestibular - UNESP 2018
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“Um mês depois, os amigos recebem uma carta escrita em tinta azul [...].” Assinale a alternativa que expressa, na voz passiva, O conteúdo dessa oração. (A) Um mês depois, uma carta escrita em tinta azul seria recebida pelos amigos. (B) Os amigos deveriam ter recebido, um mês depois, uma carta escrita em tinta azul. (C) Um mês depois, uma carta escrita em tinta azul foi recebida pelos amigos. (D) Um mês depois, uma carta escrita em tinta azul é re- cebida pelos amigos. (E) Os amigos receberiam, um mês depois, uma carta es- crita em tinta azul.


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3(PUC - RIO DE JANEIRO - 2016)Número Original: 5Código: 6464584

Vestibular - Primeiro Dia - Grupo 2

Carta (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - PUC - RIO DE JANEIRO 2016
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Texto 5 10 b) São Paulo, 15 de novembro de 1923 — Viva a Reptiblical Tarsila, minha querida amiga: Cuidado! fortifiquem-se bem de teorias e desculpas e coisas vistas em Paris. Quando vocês aqui chegarem, temos briga, na certa. Desde já, desafio vocês todos juntos, Tarsila, Oswald, Sérgio para uma discussão formidável Vocês foram a Paris como burgueses. Estão épatés”. E se fizeram futuristas! hil hil hil Choro de inveja. Mas é verdade que considero vocês todos uns caipiras em Paris. Vocês se parisianizaram na epiderme. Isso é horrível! Tarsila, Tar- sila, volta para dentro de si mesma. Abandona o Gris e o Lhote, empresários de criticismos decrépitos e de estesias decadentes! Abandona Paris! Tai arsilal Vem para a mata-virgem, onde não há arte negra, onde não há também arroios gentis. Há MATA VIRGEM. Criei o matavirgismo. Sou matavirgista. Disso é que o mundo, a arte, o Brasil e minha queridíssima Tarsila precisam. Se vocês tiverem coragem venham para cá, aceitem meu desafio. E como será lindo ver na moldura verde da mata a figura linda, renascente de Tarsila Amaral. Chegarei silencioso, confiante e te beijarei as mãos divinas. Com abraço muito amigo do Mário. * Epatés — palavra do francês que significa deslumbrado. AMARAL, Aracy (org.). Correspondência Mário de Andrade & Tarsila do Amaral. São Paulo: Editora da USPNES, 2001, pp. 78-80. Acarta escrita por Mário de Andrade a Tarsila do Amaral aborda importantes questões que fomentaram o debate poli- tico e estético entre os artistas da primeira geração modemista no Brasil. Indique dois aspectos presentes no Texto 5 que reiteram o que foi afirmado acima Determine dois procedimentos linguísticos, comprovados com exemplos retirados da carta, que evidenciam o espírito iconoclasta do modernismo brasileiro.


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4(PUC - RIO DE JANEIRO - 2012)Número Original: 5Código: 6461376

Vestibular - Primeiro Dia - Grupo 2

Carta (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - PUC - RIO DE JANEIRO 2012
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Texto 4 Aurélia que se dirigira ao seu toucador, sentou-se a uma escrivaninha de araribá guamecido de relevos de bronze dourado e escreveu uma carta de poucas linhas. Atodos os pormenores dessa comezinha operação, no dobrar a folha de papel, encerrá-la na capa, derreter o lacre e imprimir o sinete, a moça deliberadamente aplicava a maior atenção e esmero. Ou essa carta era destinada a quem tudo lhe merecia, ou nesse apuro e cuidado buscava Aurélia disfarçar a hesitação que a surpreendera no momento de realizar uma ideia anteriormente assentada Depois de sobrescrita a carta, a moça tirou do segredo da secretária um cofre de sândalo embutido de marfim. Havia ali entre cartas e flores murchas um cartão de visita, já amarelo, que ela escondeu no bolso do roupão, depois de guardado na sua carteirinha de veludo. Ao som do timpano apareceu um criado. Aurélia entregou-lhe a carta com um gesto vivo e a voz breve, como receosa de súbito arrependimento. — Para o Sr. Lemos! Depressal Sentiu então Aurélia essa quietude que sucede às lutas do coração. Ela tinha afinal resolvido o problema inextri- cável de sua vida; e em vez de abandonar-se ao acaso e deixar-se levar pelo turbilhão do mundo, achara em sua alma a força precisa para dirigir os acontecimentos e dominar o futuro. Daí provinha a calma de que revestia-se ao deixar o toucador e que outra vez imprimia à sua beleza uma doce expressão de melancolia e resignação. ALENCAR, José de. Senhora. São Paulo: Moderna, 1983, pp. 22-23. a) Considerada uma obra-prima da literatura brasileira, “Senhora”, romance urbano de José de Alencar, foi publicado em 1875. Tendo como referência o texto acima, indique duas características que confirmam a filiação do romance à estética romântica. b) A compreensão do jogo entre o narrador, as personagens e o leitor é um dos procedimentos críticos necessários à análise da obra literária. Determine o foco narrativo utilizado por Alencar em “Senhora” e comente a sua relevância.


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5(PUC - RIO DE JANEIRO - 2012)Número Original: 1Código: 6461371

Vestibular - Primeiro Dia - Grupo 2

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Questão de Vestibular - PUC - RIO DE JANEIRO 2012
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Texto 1 Os usos da carta Considerada como um dos mais antigos meios de comunicação, a carta ainda hoje persiste e insiste, apesar dos avanços tecnológicos da era comunicacional. Diversos autores como Mindlin (2000), Comte-Sponville (1997) e Galvão (1998) consideram-na uma grande invenção, imbatível no campo da comunicação à distância, que não se deixou abalar pelas invenções como o telefone, o fax ou mesmo o computador e a intemet. Para Mindlin (2000) e Comte-Sponville (1997), as conversas por telefone são efêmeras, perdem-se facilmente ao término do diálogo, são rápidas, assim como os emails em que há o predomínio das correspondências curtas. Para Galvão (1998), o fax propiciou fólego ao manuscrito, uma vez que podemos enviar um texto tal qual uma carta — digitada ou de próprio punho, com desenhos, por exemplo, mas com a rapidez exigida pelos tempos modernos que o correio ainda não acompanha; já o computador ampliou sua dimensão para a simultaneidade das trocas que a escrita linear não permitiu. [...] A carta permite a eternização do presente, dos ditos e trocas pessoais, muitas vezes de assuntos banais, que podem ser relidos alguns anos depois. Diferentes das obras literárias, as trocas de correspondências não possuem a finalidade de uma obra de arte endereçada ao público para toda a eternidade. Trata-se de uma “obra” de caráter privado, um compartilhar entre contemporâneos que pode — no caso de personalidades públicas, como atestam inúmeros exemplos = vir a público quer pela riqueza de seu conteúdo, quer pela curiosidade que despertam acerca da vida privada Ld A correspondência pode se prestar a dar conselhos e orientações. O exercício de pensamento e reflexão ende- reçado a um outro servirá ao próprio autor como treinamento frente a situações similares que venha a enfrentar no futuro e servirá para um aperfeiçoamento de sua própria conduta. A correspondência é este exercício de troca: o remetente, na medida em que auxilia, consola, aconselha ou informa, beneficia a si mesmo e promove o crescimento do destinatário que poderá futuramente retribuir de forma igualitária. [..] Um dos mais antigos registros da história da epistolografia ocidental pode ser encontrado entre os filósofos da Antiguidade Clássica, entre os quais Platão, Epicuro e Isócrates. Sob forma de cartas, muitos textos eram destinados ao ensino; outras na forma de cartas abertas, públicas, com temas de interesse coletivo, eram endereçadas a indivíduos com posições sociais significativas, e, mesmo as cartas de caráter reservado, não perderam sua relevância histórica, política ou filosófica (Miranda, 2000). As cartas prestavam-se a descrições de viagens, impressões de novos lugares, considerações sobre o regime político em vigor, assim como aconselhamentos e mesmo exercício intelectual tomando-se ela mesma material de reflexão. [..] Fragmento adaptado de GORRESE, Gisela. O amor nas entrelinhas: cartas de fãs de telenovelas. Dissertação (Mestrado em Psicologia) — Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2002. p. 5-21 a) De acordo com o texto 1, explique como as cartas podem contribuir para o amadurecimento tanto do remetente como do destinatário. b) Osverbos persistir e insistir foram empregados sem complementação no seguinte trecho do texto 1: “Considerada como um dos mais antigos meios de comunicação, a carta ainda hoje persiste e insiste, apesar dos avanços tecnológicos da era comunicacionar Preencha a lacuna com um complemento verbal adequado, de modo que a coerência do texto seja mantida Considerada como um dos mais antigos meios de comunicação, a carta ainda hoje persiste e insiste , apesar dos avanços tecnológicos da era comunicacional.


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