Texto 4
Aurélia que se dirigira ao seu toucador, sentou-se a uma escrivaninha de araribá guamecido de relevos de bronze
dourado e escreveu uma carta de poucas linhas.
Atodos os pormenores dessa comezinha operação, no dobrar a folha de papel, encerrá-la na capa, derreter o lacre
e imprimir o sinete, a moça deliberadamente aplicava a maior atenção e esmero.
Ou essa carta era destinada a quem tudo lhe merecia, ou nesse apuro e cuidado buscava Aurélia disfarçar a
hesitação que a surpreendera no momento de realizar uma ideia anteriormente assentada
Depois de sobrescrita a carta, a moça tirou do segredo da secretária um cofre de sândalo embutido de marfim.
Havia ali entre cartas e flores murchas um cartão de visita, já amarelo, que ela escondeu no bolso do roupão,
depois de guardado na sua carteirinha de veludo.
Ao som do timpano apareceu um criado. Aurélia entregou-lhe a carta com um gesto vivo e a voz breve, como
receosa de súbito arrependimento.
— Para o Sr. Lemos! Depressal
Sentiu então Aurélia essa quietude que sucede às lutas do coração. Ela tinha afinal resolvido o problema inextri-
cável de sua vida; e em vez de abandonar-se ao acaso e deixar-se levar pelo turbilhão do mundo, achara em sua alma a
força precisa para dirigir os acontecimentos e dominar o futuro.
Daí provinha a calma de que revestia-se ao deixar o toucador e que outra vez imprimia à sua beleza uma doce
expressão de melancolia e resignação.
ALENCAR, José de. Senhora. São Paulo: Moderna, 1983, pp. 22-23.
a) Considerada uma obra-prima da literatura brasileira, “Senhora”, romance urbano de José de Alencar, foi publicado
em 1875. Tendo como referência o texto acima, indique duas características que confirmam a filiação do romance à
estética romântica.
b) A compreensão do jogo entre o narrador, as personagens e o leitor é um dos procedimentos críticos necessários à
análise da obra literária. Determine o foco narrativo utilizado por Alencar em “Senhora” e comente a sua relevância.