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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(ENEM - 2014)Número Original: 117Código: 4288249

Unica Aplicação - Segundo Dia - Prova Rosa

Metáfora Textos Publicitários (Interpretação de textos) Imagens (Linguagem Não-Verbal)
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Questão de Vestibular - ENEM 2014
Questão de Vestibular - ENEM 2014
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Disponive! am: wen pertsktaprapagands com ze Acesso em: 29 cut 2013 (eciaptad) Os meios de comunicação podem contribuir para a resolução de problemas sociais, entre os quais o da violência sexual infantil. Nesse sentido, a propaganda usa a metáfora do pesadelo para O informar crianças vitimas de abuso sexual sobre os perigos dessa prática, contribuindo para erradicá-la. O denunciar ocorrências de abuso sexual contra meninas, com o objetivo de colocar criminosos na cadeia @ dar a devida dimensão do que é o abuso sexual para uma criança, enfatizando a importância da denúncia O destacar que a violência sexual infantil predomina durante a noite, o que requer maior cuidado dos responsáveis nesse período. O chamar a atenção para o fato de o abuso infantil ocorrer durante o sono, sendo confundido por algumas crianças com um pesadelo.


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Nível de Semelhança

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Metáfora - Textos Publicitários (Interpretação de textos) - Imagens (Linguagem Não-Verbal)

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Questões Parecidas

1(ENEM- BR - 2019)Número Original: 23Código: 7456085

Única Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Textos Publicitários (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - ENEM 2019
Questão de Vestibular - ENEM 2019
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VAMOS CALCAR OS SAPATOS DOS REFUGIADOS E DAR O PRIMEIRO PASSO PARA ENTENDER SUA SITUAÇÃO www.ensuszapatos.org OR E 7 is a = arate eee a nm o "SELO Disponível em: www.acnur.org. Acesso em: 11 dez. 2018. Nesse cartaz, o uso da imagem do calçado aliada ao texto verbal tem o objetivo de eo O 000 criticar as difíceis condições de vida dos refugiados. revelar a longa trajetória percorrida pelos refugiados. incentivar a campanha de doações para os refugiados. denunciar a situação de carência vivida pelos refugiados. simbolizar a necessidade de adesão a causa dos refugiados.


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2(ENEM- BR - 2017)Número Original: 41Código: 6888247

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Textos Publicitários (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - ENEM 2017
Questão de Vestibular - ENEM 2017
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h E É DESSA FLORESTA QUE SAI O CHAPEUZINHO VERMELHO, JOÃO E MARIA, OS IRMÃOS KARAMAZOV, A DAMA DAS CAMÉLIAS E OS TRÊS MOSQUETEIROS. Revista Bolsa, 1986. In: CARRASCOZA, J. A. À evolução do texto publicitário: a associação de palavras como elemento de sedução na publicidade. São Paulo: Futura, 1999 (adaptado). Nesse cartaz publicitário de uma empresa de papel e celulose, a combinação dos elementos verbais e não verbais visa © justificar os prejuízos ao meio ambiente, ao vincular a empresa à difusão da cultura. O incentivar a leitura de obras literárias, ao referir-se a títulos consagrados do acervo mundial. @ seduzir o consumidor, ao relacionar o anunciante às histórias clássicas da literatura universal. O promover uma reflexão sobre a preservação ambiental ao aliar o desmatamento aos clássicos da literatura. @ construir uma imagem positiva do anunciante, ao associar a exploração alegadamente sustentável à produção de livros.


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3(ENEM- BR - 2016)Número Original: 97Código: 6624760

Unica Aplicação - Segundo Dia - Prova Amarela

Textos Publicitários (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - ENEM 2016
Questão de Vestibular - ENEM 2016
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AAGUA |. NVBWEL como a água conseponde a até 70% do nosso peso, eh tanbén com põe muto daquib que conem os, vests © usmos, anda que ndietam ante. = ECONON ZAR BENS DE CONSUMO E EVITAR O DESPERDÊD TANBÉM É POUPAR ÁGUA. National Geographic Brasil, n. 151, out 2012 (adaptado) Nessa campanha publicitária, para estimular a economia de água, o leitor é incitado a adotar práticas de consumo consciente. alterar hábitos de higienização pessoal e residencial. contrapor-se a formas indiretas de exportação de água optar por vestuário produzido com matéria-prima reciclável conscientizar produtores rurais sobre os custos de produção. o 0000


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4(ENEM - 2017)Número Original: 20Código: 6888826

Segunda Aplicação - Primeiro Dia - Prova Amarela

Textos Publicitários (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - ENEM 2017
Questão de Vestibular - ENEM 2017
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O tapete vermelho na porta é para você se sentir nas nuvens antes mesmo de tirar os pés do chão. (Campanha publicitária de empresa aérea.) Disponível em: http://quasepublicitarios wordpress.com. Acesso em: 3 dez. 2012. Ão circularem socialmente, os textos realizam-se como práticas de linguagem, assumindo configurações de especificidade, de forma e de conteúdo. Para atingir seu objetivo, esse texto publicitário vale-se do procedimento argumentativo de 6 valorizar o cliente, oferecendo-lhe, além dos serviços de voo, um atendimento que o faça se sentir especial. O persuadir o consumidor a escolher companhias aéreas que ofereçam regalias inclusas em seus serviços. O destacar que a companhia aérea oferece luxo aos consumidores que utilizam seus serviços. O enfatizar a importância de oferecer o melhor ao cliente ao ingressar em suas aeronaves. @ definir parâmetros para um bom atendimento do cliente durante a prestação de serviços.


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5(PUC - RIO DE JANEIRO - 2015)Número Original: 3Código: 6464333

Vestibular - Primeiro Dia - Grupo 2

Textos Publicitários (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - PUC - RIO DE JANEIRO 2015
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Texto3 O uso da palavra amigo inicia aos quatro anos de idade; melhor amigo, a partir da infância média e adolescência A amizade infantil caracteriza-se por afeto, divertimento e reciprocidades: mútua consideração, cooperação, bom ma- nejo de conflito, benefícios equivalentes em trocas sociais; gostar um do outro, ou seja, desejar passar mais tempo na companhia prazerosa um do outro. As amizades de crianças mais velhas e adolescentes incluem lealdade, confiança s e intimidade, requerem interesses comuns e comprometimento, tanto para manter os amigos como para formar novas amizades (Bukowski et al., 1996; Hartup, 1989). Amizades adultas caracterizam-se por homogeneidade de traços de personalidade, interesses, sexo, idade, es- tado civil, religião, status ocupacional, etnia, renda, escolaridade, gênero, número de amigos, duração da amizade e tipos (Bell, 1981; Blieszner & Adams, 1992; Fehr, 1996). A maioria das pesquisas aborda adultos jovens, geralmente 10 estudantes universitários entre 18 e 30 anos. Esta tendência não decorre apenas da facilidade para coletar dados nas universidades, mas também do fato de que, nesta etapa, as amizades são mais evidentes. Na adolescência a ami- zade amadurece, passa a envolver confiança, lealdade e intimidade. Na adultez jovem, torna-se mais importante no contraste com o restante da vida adulta, que a restringe com demandas profissionais, românticas e familiares (Ferr, 1996;Rawlins, 1992). ‘SOUZA, Luciana Karine de & HUTZ, Claudio Simon. Relacionamentos pessoais e sociais: amizade em adultos. Psicologia em Estudo. Ma- ringá, PR, v. 13, n. 2, abrijun. 2008. p. 257-265. Disponivel em: . Acesso em 3 ago. 2014. a) Justifique o emprego da vírgula em “O uso da palavra amigo inicia aos quatro anos de idade; melhor amigo, a partir da infância média e adolescência ” b) Reescreva os trechos abaixo atendendo às modificações propostas em cada item a seguir. Faça as alterações neces- sárias. i. As amizades de crianças mais velhas e adolescentes incluem lealdade, confiança e intimidade, requerem interesses comuns e comprometimento. Inicie o trecho com Talvez. Talvez . “Esta tendência não decorre apenas da facilidade para coletar dados nas universidades, mas também do fato de que, nesta etapa, as amizades são mais evidentes.” Substitua o verbo decorrer por ocorrer, mantendo a ideia expressa no trecho. Estatendência ocorre


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