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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(ENEM - 2009)Número Original: 54Código: 3944

Unica Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Extrativismo Vegetal Questão indígena (Geografia)
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Questão de Vestibular - ENEM 2009
Questão de Vestibular - ENEM 2009
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Os Yanomami constituem uma sociedade indígena do norte da Amazônia e formam um amplo conjunto linguístico e cultural. Para os Yanomami, urihi, a “terra- floresta”, não é um mero cenário inerte, objeto de exploração econômica, e sim uma entidade viva, animada por uma dinâmica de trocas entre os diversos seres que a povoam. A floresta possui um sopro vital, wikia, que é muito longo. Se não a desmatarmos, ela não morrerá. Ela não se decompõe, isto é, não se desfaz. É graças ao seu sopro úmido que as plantas crescem. A floresta não está morta pois, se fosse assim, as florestas não teriam folhas. Tampouco se veria água. Segundo os Yanomami, se os brancos os fizerem desaparecer para desmatá-la e morar no seu lugar, ficarão pobres e acabarão tendo fome e sede. ALBERT. Yanomami, o esp da floresta. Almanaque Brasil Socioambiental São Paulo: ISA, 2007 (adaptado) De acordo com o texto, os Yanomami acreditam que a floresta não possui organismos decompositores o potencial econômico da floresta deve ser explorado o homem branco convive harmonicamente com urihi. as folhas e a água são menos importantes para a floresta que seu sopro vital Wixia é a capacidade que tem a floresta de se sustentar por meio de processos vitai o 0000


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Extrativismo Vegetal - Questão indígena (Geografia)

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Questões Parecidas

1(UFPR - 2018)Número Original: 3Código: 7945293

Segunda Fase

Brasil.b Causas e consequências ligadas as atuais políticas públicas relacionadas as terras indígenas.m
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Questão de Vestibular - UFPR 2018
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Leia a seguir um trecho da Declaração final do 14º Acampamento Terra Livre: pela garantia dos direitos originários dos nossos povos!, realizado em Brasília em abril de 2017: “Nós, povos e organizações indígenas do Brasil, mais de quatro mil lideranças de todas as regiões do país, reunidos por ocasião do XIV Acampamento Terra Livre, realizado em Brasília/DF de 24 a 28 de abril de 2017, diante dos ataques e medidas adotadas pelo Estado brasileiro voltados a suprimir nossos direitos garantidos pela Constituição Federal e pelos Tratados Internacionais ratificados pelo Brasil, vimos junto à opinião pública nacional e internacional nos manifestar. Denunciamos a mais grave e iminente ofensiva aos direitos dos povos indígenas desde a Constituição Federal de 1988, orquestrada pelos três Poderes da República em conluio com as oligarquias econômicas nacionais e internacionais, com o objetivo de usurpar e explorar nossos territórios tradicionais e destruir os bens naturais, essenciais para a preservação da vida e o bem-estar da humanidade, bem como devastar o patrimônio sociocultural que milenarmente preservamos”. Levando em conta essa publicação, aponte quatro causas e quatro consequências das recentes decisões políticas nacionais envolvendo os povos indígenas e seus territórios.


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2(ENEM- BR - 2018)Número Original: 73Código: 6971220

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Amarela

Interpretação de Gráficos (Geografia).m Errata (Tamanho) Apontar a tendência de variação nas curvas do gráfico a partir das diferenças entre estrativismo e sivicultura.m Brasil.b
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Questão de Vestibular - ENEM 2018
Questão de Vestibular - ENEM 2018
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Participação percentual do extrativismo vegetal e da silvicultura no valor 9, da produção primária florestal — Brasil — 1996-2014 90,0 80,0 70,0 60,0 50,0 40,0 30,0 20,0 10,0 0,0 —=—Silvicultura ——-Extrativismo vegetal IBGE. Produção da extração vegetal e da silvicultura. Rio de Janeiro: IBGE, 2014 (adaptado). Considerando as diferenças entre extrativismo vegetal e silvicultura, a variação das curvas do gráfico foi influenciada pela tendência de conservação do bioma nativo. estagnação do setor primário. utilização de madeira de reflorestamento. redução da produção de móveis. retração da indústria alimentícia. VODOS


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3(ENEM- BR - 2012)Número Original: 37Código: 10926

Unica Aplicação - Primeiro Dia - Prova Branca

Região Nordeste.b Extrativismo Vegetal Região Norte.b
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Questão de Vestibular - ENEM 2012
Questão de Vestibular - ENEM 2012
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As mulheres quebradeiras de coco-babaçu dos Estados do Maranhão, Piauí, Pará e Tocantins, na sua grande maioria, vivem numa situação de exclusão e subaiternidade. O termo quebradeira de coco assume o caráter de identidade coletiva na medida em que as mulheres que sobrevivem dessa atividade e reconhecem sua posição e condição desvalorizada pela lógica da dominação, se organizam em movimentos de resistência e de luta pela conquista da terra, pela libertação dos babaçuais, pela autonomia do processo produtivo. Passam a atribuir significados ao seu trabalho e as suas experiências, tendo como principal referência sua condição preexistente de acesso e uso dos recursos naturais. ROCHA, M. R. T Auta das mulheres quobradoiras de coco-babaçu, pela libertação do Soco preso e pela posse da terra. In: Anals do VI! Congresso Latino-Americano. de Sociologia Rural, Quio, 2006 (acaptado). A organização do movimento das quebradeiras de coco de babaçu é resultante da O. constante violência nos babaçuais na confluência de terras maranhenses, piauienses, paraenses e tocantinenses, região com elevado índice de homicídios. O falta de identidade coletiva das trabalhadoras, migrantes das cidades e com pouco vínculo histórico com as áreas rurais do interior do Tocantins, Pará, Maranhão e Piauí. @ escassez de água nas regiões de veredas, ambientes naturais dos babaçus, causada pela construção de açudes particulares, impedindo o amplo acesso público aos recursos hídricos. O progressiva devastação das matas dos cocais, em função do avanço da sojicultura nos chapadões do Meio-Norte brasileiro. @ dificuldade imposta pelos fazendeiros e posseiros no acesso aos babaçuais localizados no interior de suas propriedades.


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4(ETEC - 2020)Número Original: 24Código: 7846921

Primeiro semestre

_ Reconhecer as Relações Culturais dos Povos Indígenas Mexicanos _ México.b
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Questão de Vestibular - ETEC 2020
Questão de Vestibular - ETEC 2020
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De acordo com o texto, é correto afirmar que (A) a atual luta dos indígenas mexicanos é pelo direito de utilizar sementes transgênicas de milho em larga escala para poder aumentar ainda mais a produção desse grão. a relação do povo mexicano com o milho é histórica, uma vez que esse grão é cultivado desde a época dos antigos povos que habitavam a região onde hoje se localiza o México. o Brasil é o país que mais consome milho no mundo, uma vez que esse grão foi encontrado em abundância pelos portugueses que aqui aportaram no século XVI. a dispersão das sementes de milho pela América Latina só foi possivel em função da ação dos ventos que espalharam as sementes desse grão para todo o continente americano. o povo maiatinhano milho um deuscristão, responsável pela eliminação da fome e pela manutenção da vida desse povo, que conviveu em harmonia com os colonizadores espanhóis.


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5(UFPB- PB - 2008)Número Original: 17Código: 8720

Primeira série

Brasil.b Questão indígena (Geografia)
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Questão de Vestibular - UFPB 2008
Questão de Vestibular - UFPB 2008
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Leia o texto: “Surgimos da confluência, do entrechoque e do caldea- mento do invasor português com índios silvicolas e campi- neiros e com negros africanos, uns e outros aliciados como escravos. [...] nessa confluência tem-se um novo modelo de estrutura social, Novo porque surge como uma etnia na- cional, diferenciada culturalmente de suas matizes forma- doras. Povo novo ainda porque é fundado num tipo reno- vado de escravismo e numa servidão continnada ao mer- cado mundial.” (RIBEIRO, 1995, p. 9) No texto, o autor descreve a formação social do povo brasileiro. Considerando a questão indígena e as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir, identificando com V a(s) verdadeira(s) e com F, a(s) falsa(s). () Os povos indígenas, no processo de acultura- mento citado, que teve início em 1500, sofreram genocídio (extermínio físico) e entrocídio (des- truição da própria cultura, passando a falar outra língua e a professar nova religião). () As transformações identificadas na cultura indí- gena brasileira são decorrentes da nova reestrutu- ração do seu papel na sociedade e da delimitação de seus territórios. () Oito gmpos indígenas ainda existem, no Estado da Paraíba, distribuídos entre o litoral e o sertão. São eles: Caeté, Tabajara, Paiacu, Iró, Jandr Ariu, Sucuru e Chacó. () Os índios Caiapó não vivem mais na sua forma original, tendo em vista suas roupas e as relações comerciais e turísticas, que constituem fontes de renda no presente e que não existiam no passado. () Os gmpos indígenas da Amazônia vivem, ainda hoje, na sua formação original, sem influência da cultura ocidental; o que mudou foi a delimitação de seus territórios, definidos pelo Governo Fede- ral. A seqiiéncia correta é: a) VEVVE c) FFVVF ) FVFFV b) VVFFV d) FVFVV


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