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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(ENEM - 2010)Número Original: 35Código: 3538

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Amarela

Revolução Francesa Iluminismo (História).g
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Questão de Vestibular - ENEM 2010
Questão de Vestibular - ENEM 2010
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Em nosso país queremos substituir o egoísmo pela moral, a honra pela probidade, os usos pelos princípios, as conveniências pelos deveres, a tirania da moda pelo império darazão, o desprezo à desgraça pelo desprezoao vício, a insolência pelo orgulho, a vaidade pela grandeza de alma, o amor ao dinheiro pelo amor à glória, a boa companhia pelas boas pessoas, a intriga pelo mérito, o espiituoso pelo gênio, o brilho pela verdade, o tédio da volúpia pelo encanto da felicidade, a mesquinharia dos grandes pela grandeza do homem. HUNT L Revolução Franca e Vida Prada: PERROT, M (Org) História da Via Privada: da Revolução Francesa Primera Guerra. Vs. São Pautz Compra das Les 108 (asa O discurso de Robespierre, de 5 de fevereiro de 1794, do qual o trecho transcrito é parte, relaciona-se a qual dos grupos politico-sociais envolvidos na Revolução Francesa? O À alta burguesia, que desejava participar do poder legislativo francês como força política dominante. © Ao clero francês, que desejava justiça social e era ligado à alta burguesia. & Amiltares oriundos da pequena e média burguesia, que derrotaram as potências rivais e queriam reorganizar a França intemamente. O À nobreza esclarecida, que, em função do seu contato com os intelectuais iluministas, desejava extinguir o absolutismo francês. & Aos representantes da pequena e média burguesia e das camadas populares, que desejavam justiça social e direitos políticos.


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     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


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Revolução Francesa - Iluminismo (História).g

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Questões Parecidas

1(USP - 2021)Número Original: 1Código: 9131171

Segunda Fase - Segundo Dia - Prova A

Questões de identificações (Hist.) Aspectos e características das fases da Revolução Francesa conhecidas como Convenção Nacional e Diretório.f Processos e fatos políticos e culturais históricos do iluminismo no século XVIII .f
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Questão de Vestibular - USP 2021
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De acordo com o historiador Nicolau Sevcenko, é possível identificar um “confronto entre o impulso libertador, presente nos anseios de mudança social, e o caráter autoritário, elitista do planejamento reformador” em muitas obras produzidas por escritores identificados com o pensamento Iluminista. “Apresentação”. Restif de La Bretonne. Noites revolucionárias. São Paulo: Estação Liberdade, 1989. a) Cite um pensador identificado com o Iluminismo. b) Identifique dois elementos do Iluminismo que contribuíram para a crítica do Antigo Regime. c) Indique uma medida marcada pelo “impulso libertador” e outra pelo “planejamento reformador” adotada durante a Convenção Nacional ou sob o Diretório.


Veja o vídeo para saber a resposta!

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2(UNICAMP- SP - 2012)Número Original: 35Código: 4337

Primeira Fase - Prova Q e Z

Revolução Francesa Fundamentos do Iluminismo
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2012
Questão de Vestibular - UNICAMP 2012
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Sobre Do Contrato Social, publicado em 1762, e seu autor, é correto afirmar que: a) b) d) Rousseau, um dos grandes autores do Iluminismo, defende a necessidade de o Estado francês substituir os impostos por contratos comerciais com os cidadãos. A obra inspirou os ideais da Revolução Francesa, ao explicar o nascimento da sociedade pelo contrato social e pregar a soberania do povo. Rousseau defendia a necessidade de o homem voltar a seu estado natural, para assim garantir a sobrevivência da sociedade. O livro, inspirado pelos acontecimentos da Independência Americana, chegou a ser proibido e queimado em solo francês.


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     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(MACKENZIE- SP - 2011)Número Original: 47Código: 17193

Segundo Semestre, Junho - Prova A

Fundamentos do Iluminismo Despotismo Esclarecido Absolutismo
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2011
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“O fim último, causa final de desígnio dos homens (que amam naturalmente a liberdade e o domínio sobre os outros), ao introduzir aquela restrição sobre si mesmos sob a qual vemos viver nos Estados, é o cuidado com sua própria conservação e com a vida mais satisfeita. Quer dizer, o desejo de sair daquela mísera condição de guerra que é a consequência necessária [...] das paixões naturais dos homens, quando não há um poder visível capaz de os manter em respeito, forçando-os, por medo do castigo, ao cumprimento de seus pactos e ao respeito aquelas leis da natureza [...]”. “Portanto todo homem, pelo ato de [concordar] [...] com outros em formar um corpo político debaixo de um governo, se obriga para com cada um dos membros dessa sociedade a se submeter à determinação da maioria, e a ser governado por ela”. Pela análise dos excertos, conclui-se que a) o primeiro se refere às ideias anarquistas, uma vez que rejeita toda e qualquer prática de governo constituído pela burguesia, concebendo-o, como justo, se levar em conta os anseios e as reivindicações trabalhistas do conjunto da sociedade. b) o segundo refere-se às ideias liberais, uma vez que concebe o governo como um corpo autônomo e dotado de amplos poderes, capaz de suprimir as liberdades individuais em nome da vontade do governante (único capaz de salvaguardar os interesses da sociedade). c) ambos partem de pressupostos para conceber ideias sobre o governo: o primeiro, absolutista, o entende como um corpo punitivo e autoritário; o segundo, iluminista, o concebe como um corpo formado a partir das decisões e das vontades da maioria. d) ambos negam práticas coercitivas de poder, uma vez que, iluministas, entendem o governo como uma entidade formada pelas decisões da maioria, sendo suas leis e práticas elaboradas com o intuito de se evitarem conflitos pelo poder entre seus membros. e) o primeiro, absolutista, entende, por governo, um conjunto de regras e práticas elaboradas pela sociedade; o segundo, iluminista, concebe o governo como órgão fiscalizador, punitivo e autoritário, criado para se evitarem conflitos que levem os homens ao estágio anterior à sociedade.


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     B     
     C     
     D     
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4(UFPR - 2020)Número Original: 3Código: 7945787

Segunda Fase

Fatos e processos históricos do movimento revolucionário que derrubou o absolutismo francês no final do século XVIII .f Concepções históricas sobre a formação social revolucionária na Inglaterra do século XVII .f História Comparada.g Processos e fatos políticos e culturais históricos do iluminismo no século XVIII .f
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Questão de Vestibular - UFPR 2020
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Se considerarmos as Cartas Inglesas como um primeiro ensaio de Voltaire como historiador na perspectiva do Ensaio sobre os costumes, que ele escreverá mais tarde, ou seja, como a tentativa de apreender o que era na época “o espírito do povo inglês”, veremos que ele privilegia, em sua análise, a religião, o governo, o comércio, a ciência e a filosofia, e as artes. No Ensaio, nos capítulos dedicados à Inglaterra, o tratamento dado é mais ou menos da mesma natureza. Podemos nos perguntar por que a questão das religiões ocupa um lugar tão amplo nas análises de Voltaire sobre a Inglaterra. Certamente isso não se dá por causa de um interesse no conteúdo das diversas doutrinas, mas pela influência da religião nos costumes, nas maneiras de dirigir a sociedade, nas relações sociais e mesmo políticas. (SOUZA, Maria das Graças de. “Voltaire: História e Civilização”. Ilustração e história: o pensamento sobre a história no Iluminismo francês. São Paulo: Fapesp/Discurso Editorial, 2001, p. 97.) A partir dos conhecimentos sobre História Moderna: a) b) Cite trés caracteristicas da corrente de pensamento da qual Voltaire faz parte. Indique duas semelhanças e duas diferenças entre a Revolução Inglesa e a Revolução Francesa.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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5(UEL - 2021)Número Original: 2Código: 12907191

Fase Única - Prova de conhecimentos e redação - Tipo 1

Questões de verdadeiro ou falso (Hist.) Processos e fatos políticos e culturais históricos do iluminismo no século XVIII .f
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Questão de Vestibular - UEL 2021
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Contra o obscurantismo, o Iluminismo/Esclarecimento sustentou que a ignorância não é uma virtude e que a obediência cega à autoridade é incompatível com nossa natureza racional. A esse respeito, Immanuel Kant foi taxativo: “Tem coragem de fazer uso de teu próprio entendimento, tal é o lema do esclarecimento [«Aufklãrung»]”. KANT, Immanuel. Resposta à pergunta Que é “Esclarecimento”? (Aufklârung) Trad. Floriano de Souza Fernandes, 2 ed. Petrópolis, Editora Vozes, 1985. p. 100. A defesa dos benefícios civilizatórios da liberdade do pensamento, da laicidade do Estado e de uma educação pautada nos valores republicanos extensível aos cidadãos como obrigação do Estado é outro princípio ilumi- nista ainda bastante atual. Com base nos conhecimentos sobre o Iluminismo/Esclarecimento, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) as afirma- tivas a seguir. (. ) Instituiu a crença no progresso da humanidade, expressa na confiança de que o exercício, tanto individual quanto coletivo, da razão faria a humanidade alcançar um estágio de maior realização das potencialidades humanas. (. ) Consistiu na substituição da autoridade do clero e da nobreza pela autoridade da Filosofia, tendo em vista que a Filosofia, amparada numa tradição reflexiva milenar, possui condições mais objetivas de criar con- sensos para a ação. ( ) Baseou-se na ascensão econômica das camadas populares antes da Revolução Francesa, as quais consi- deravam o enriquecimento econômico como substituto da salvação religiosa. (. ) Manifestou o princípio da liberdade na forma republicana de governo por meio da finalidade desta em representar os interesses particulares e os negócios privados da nascente classe trabalhadora do século XVIII. ( ) Possibilitou o questionamento da autoridade divina do rei, buscando justificar o poder pelos meios racio- nais ao aplicar essas concepções no seu exercício. Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta. a) V, V, F, F, V. b) V, F, V, V, F. c) V,F,F, F, V. gd) F, VF, V, V. e) F, V, V, F, F.


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