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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UNICAMP - 2012)Número Original: 35Código: 4337

Primeira Fase - Prova Q e Z

Revolução Francesa Fundamentos do Iluminismo
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2012
Questão de Vestibular - UNICAMP 2012
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Sobre Do Contrato Social, publicado em 1762, e seu autor, é correto afirmar que: a) b) d) Rousseau, um dos grandes autores do Iluminismo, defende a necessidade de o Estado francês substituir os impostos por contratos comerciais com os cidadãos. A obra inspirou os ideais da Revolução Francesa, ao explicar o nascimento da sociedade pelo contrato social e pregar a soberania do povo. Rousseau defendia a necessidade de o homem voltar a seu estado natural, para assim garantir a sobrevivência da sociedade. O livro, inspirado pelos acontecimentos da Independência Americana, chegou a ser proibido e queimado em solo francês.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

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Revolução Francesa - Fundamentos do Iluminismo

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Questões Parecidas

1(USP - 2021)Número Original: 1Código: 9131171

Segunda Fase - Segundo Dia - Prova A

Questões de identificações (Hist.) Aspectos e características das fases da Revolução Francesa conhecidas como Convenção Nacional e Diretório.f Processos e fatos políticos e culturais históricos do iluminismo no século XVIII .f
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Questão de Vestibular - USP 2021
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De acordo com o historiador Nicolau Sevcenko, é possível identificar um “confronto entre o impulso libertador, presente nos anseios de mudança social, e o caráter autoritário, elitista do planejamento reformador” em muitas obras produzidas por escritores identificados com o pensamento Iluminista. “Apresentação”. Restif de La Bretonne. Noites revolucionárias. São Paulo: Estação Liberdade, 1989. a) Cite um pensador identificado com o Iluminismo. b) Identifique dois elementos do Iluminismo que contribuíram para a crítica do Antigo Regime. c) Indique uma medida marcada pelo “impulso libertador” e outra pelo “planejamento reformador” adotada durante a Convenção Nacional ou sob o Diretório.


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2(UFPR - 2020)Número Original: 3Código: 7945787

Segunda Fase

Fatos e processos históricos do movimento revolucionário que derrubou o absolutismo francês no final do século XVIII .f Concepções históricas sobre a formação social revolucionária na Inglaterra do século XVII .f História Comparada.g Processos e fatos políticos e culturais históricos do iluminismo no século XVIII .f
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Questão de Vestibular - UFPR 2020
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Se considerarmos as Cartas Inglesas como um primeiro ensaio de Voltaire como historiador na perspectiva do Ensaio sobre os costumes, que ele escreverá mais tarde, ou seja, como a tentativa de apreender o que era na época “o espírito do povo inglês”, veremos que ele privilegia, em sua análise, a religião, o governo, o comércio, a ciência e a filosofia, e as artes. No Ensaio, nos capítulos dedicados à Inglaterra, o tratamento dado é mais ou menos da mesma natureza. Podemos nos perguntar por que a questão das religiões ocupa um lugar tão amplo nas análises de Voltaire sobre a Inglaterra. Certamente isso não se dá por causa de um interesse no conteúdo das diversas doutrinas, mas pela influência da religião nos costumes, nas maneiras de dirigir a sociedade, nas relações sociais e mesmo políticas. (SOUZA, Maria das Graças de. “Voltaire: História e Civilização”. Ilustração e história: o pensamento sobre a história no Iluminismo francês. São Paulo: Fapesp/Discurso Editorial, 2001, p. 97.) A partir dos conhecimentos sobre História Moderna: a) b) Cite trés caracteristicas da corrente de pensamento da qual Voltaire faz parte. Indique duas semelhanças e duas diferenças entre a Revolução Inglesa e a Revolução Francesa.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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3(UEL - 2021)Número Original: 2Código: 12907191

Fase Única - Prova de conhecimentos e redação - Tipo 1

Questões de verdadeiro ou falso (Hist.) Processos e fatos políticos e culturais históricos do iluminismo no século XVIII .f
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Questão de Vestibular - UEL 2021
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Contra o obscurantismo, o Iluminismo/Esclarecimento sustentou que a ignorância não é uma virtude e que a obediência cega à autoridade é incompatível com nossa natureza racional. A esse respeito, Immanuel Kant foi taxativo: “Tem coragem de fazer uso de teu próprio entendimento, tal é o lema do esclarecimento [«Aufklãrung»]”. KANT, Immanuel. Resposta à pergunta Que é “Esclarecimento”? (Aufklârung) Trad. Floriano de Souza Fernandes, 2 ed. Petrópolis, Editora Vozes, 1985. p. 100. A defesa dos benefícios civilizatórios da liberdade do pensamento, da laicidade do Estado e de uma educação pautada nos valores republicanos extensível aos cidadãos como obrigação do Estado é outro princípio ilumi- nista ainda bastante atual. Com base nos conhecimentos sobre o Iluminismo/Esclarecimento, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) as afirma- tivas a seguir. (. ) Instituiu a crença no progresso da humanidade, expressa na confiança de que o exercício, tanto individual quanto coletivo, da razão faria a humanidade alcançar um estágio de maior realização das potencialidades humanas. (. ) Consistiu na substituição da autoridade do clero e da nobreza pela autoridade da Filosofia, tendo em vista que a Filosofia, amparada numa tradição reflexiva milenar, possui condições mais objetivas de criar con- sensos para a ação. ( ) Baseou-se na ascensão econômica das camadas populares antes da Revolução Francesa, as quais consi- deravam o enriquecimento econômico como substituto da salvação religiosa. (. ) Manifestou o princípio da liberdade na forma republicana de governo por meio da finalidade desta em representar os interesses particulares e os negócios privados da nascente classe trabalhadora do século XVIII. ( ) Possibilitou o questionamento da autoridade divina do rei, buscando justificar o poder pelos meios racio- nais ao aplicar essas concepções no seu exercício. Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta. a) V, V, F, F, V. b) V, F, V, V, F. c) V,F,F, F, V. gd) F, VF, V, V. e) F, V, V, F, F.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
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     D     
     E     




4(FGV - SP- SP - 2012)Número Original: 2Código: 6074278

Primeiro Semestre - Direito - Primeira Fase

Questões de identificações (Hist.) Transformações políticas, econômicas e culturais promovidas pela Revolução Francesa no final do século XVIII .f Questões com causas ou consequências (Hist.) França.b
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Questão de Vestibular - FGV - SP 2012
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“A Grã-Bretanha forneceu o modelo para as ferrovias e fábricas, o explosivo econômico que rompeu com as estruturas socioeconômicas tradicionais do mundo não europeu; mas foi a França que fez suas revoluções e a ela deu suas ideias, a ponto de bandeiras tricolores de um tipo ou de outro terem-se tornado o emblema de praticamente todas as nações emergentes, e a política europeia (ou mesmo mundial) entre 1789 e 1917 foi em grande parte a luta a favor e contra os princípios de 1789, ou os ainda mais incendiários de 1793. A França forneceu o vocabulário e os temas da política liberal e radical- democrática para a maior parte do mundo. A França deu o primeiro grande exemplo, o conceito e o vocabulário do nacionalismo. A França forneceu os códigos legais, o modelo de organização técnica e científica e o sistema métrico de medidas para a maioria dos países. A ideologia do mundo moderno atingiu as antigas civilizações que tinham até então resistido às ideias europeias inicialmente através da influência francesa. Essa foi a obra da Revolução Francesa.” HOBSBAWM, E. J. A era das revoluções (1789-1848). Trad. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981, pp. 71-72. a) Na análise do autor, quais são as diferenças, em termos de importância, entre a Revolução Industrial Inglesa e a Revolução Francesa? b) Explique por que a França “deu o primeiro grande exemplo, o conceito e o vocabulário do nacionalismo”. c) O autor afirma que a Revolução Francesa contribuiu para a difusão da ideologia do mundo moderno e que influenciou antigas civilizações. Com relação à América, aponte dois movimentos políticos influenciados pelo Processo Revolucionário que culminou com a Revolução Francesa de 1789.


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5(FATEC - 2016)Número Original: 18Código: 7876691

Primeiro semestre

França.b Conflitos políticos, econômicos e culturais que contribuíram para a eclosão da Revolução Francesa no final do século XVIII .f
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Questão de Vestibular - FATEC 2016
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Se não têm pão, que comam brioches! A frase, erroneamente atribuída à rainha da França, Maria Antonieta, foi considerada uma resposta cínica às inquietações populares que levaram à eclosão da Revolução Francesa. Assinale a alternativa que aponta corretamente algumas das causas da insatisfação da população francesa às vésperas dessa Revolução. (A) Contrários ao lema da monarquia, “Liberdade, Igualdade, Fraternidade”, os camponeses alegavam que a distribuição de renda provocava o empobrecimento da classe média. (B) A grave crise econômica, aliada a condições climáticas adversas, inflacionou os preços nas cidades e no campo; sofrendo com a fome, a população pagava altos impostos para manter os privilégios do clero e da nobreza. (C) A substituição de culturas alimentares pelo algodão, decretada por Luís XVI, levou ao aumento da mortalidade infantil e da fome entre os camponeses, favorecendo a burguesia vinculada à indústria têxtil. (D) Para sustentar os custos das guerras napoleônicas, o rei Luís XVI aumentou a cobrança de impostos dos camponeses e dos trabalhadores das cidades que, insatisfeitos, se rebelaram contra o governo central. (E) Devido à falta de terras férteis, à baixa produção de alimentos e à fome, a população demandava o aumento da ocupação francesa nas Américas e na Africa para a ampliação da produção agrícola.


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