(Edgar Fahs Memorial Collection, Department of Special Collections,
University of Pennsylvania Library. Disponível em
sceti.library .upenn.edu. Acessado em 14/08/2017.)
A ilustração anterior, com Marie Lavoisier representada à
direita, foi produzida nas últimas décadas do século XVIII,
e mostra uma experiência para entender a fisiologia da
respiração e o papel do oxigênio nela. Considerando o
contexto histórico e o seu conhecimento de química,
assinale a alternativa correta.
a) No século XVIII, Marie Lavoisier, como outras mulheres,
não participava da produção do conhecimento científico.
Por outro lado, seu marido, Antoine Lavoisier, ficou
famoso pela frase “na natureza nada se cria, nada se
perde, tudo se transforma”, conhecida como a lei de
conservação da quantidade de matéria.
b) A Revolução Francesa favoreceu cientistas e intelectuais
franceses independentemente de suas posições
ideológicas e das questões de gênero. É o caso de Marie
Lavoisier e de Antoine Lavoisier, este último famoso pela
frase “na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se
transforma”, conhecida como a lei de conservação das
massas.
c) No século XVIII, as mulheres participavam da produção
do conhecimento científico. Marie Lavoisier registrou e
publicou muitos dos experimentos feitos pela equipe de
seu marido, Antoine Lavoisier, famoso pela frase “na
natureza nada se cria, nada se perde, tudo se
transforma”, conhecida como a lei de conservação das
massas.
d) A Revolução Francesa garantiu às mulheres a cidadania
e a participação na produção do conhecimento científico.
Marie Lavoisier registrou e publicou muitos dos
experimentos feitos pela equipe de seu marido, Antoine
Lavoisier, famoso pela frase “na natureza nada se cria,
nada se perde, tudo se transforma”, conhecida como a lei
de conservação da quantidade de matéria.