O estudo da Ilustração nunca mais foi o mesmo após o
holocausto, durante a Segunda Guerra Mundial. A
crença ingênua no poder regenerador da razão
inviabilizou-se. Estilhaçou-se a cômoda certeza de que
as Luzes foram a filosofia da burguesia triunfante, e dos
quatro pontos da Europa surgiram evidências acerca da
amplitude e variação do fenômeno, que não caberia
mais considerar nem apenas burguês, nem
eminentemente francês, nem restrito ao século XVIII.
(Adaptado de Laura de Melo e Souza, em
http:/Avww.revistadehistoria.com.br/secao/artigos/as-paixoes-
intelectuais. Acessado em 20/08/2012.)
A partir do texto, é correto afirmar que:
a) A experiência do holocausto, no século XX, pode ser
interpretada como a negação do projeto das Luzes,
porque rejeita a eficácia do poder do Estado.
b) A compreensão das Luzes não se prende à
explicação do triunfo da burguesia, exigindo um
estudo mais amplo sobre seus impactos na Europa.
c) O projeto das Luzes difundia o ideário do progresso
e, contraditoriamente, ensejava o conhecimento
científico.
d) O ideário das Luzes ajuda a compreender as
revoluções liberais dos séculos XVIII e XIX, que
defendiam a intolerância religiosa.