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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UNESP - 2014)Número Original: 37Código: 32261

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

República da Espada
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Questão de Vestibular - UNESP 2014
Questão de Vestibular - UNESP 2014
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A proclamação da República não é um ato fortuito, nem obra do acaso, como chegaram a insinuar os monarquistas; não é tampouco o fruto inesperado de uma parada militar. Os militares não foram meros instrumentos dos civis, nem foi um ato de indisciplina que os levou a liderar o movimento da manhã de 15 de novembro, como tem sido dito às vezes. Alguns deles tinham sólidas convicções republicanas e já vi- nham conspirando há algum tempo [...]. Imbuídos de ideias republicanas, estavam convencidos de que resolveriam os problemas brasileiros liguidando a Monarquia e instalando a República. (Emília Viotti da Costa. Da monarquia à república, 1987.) O texto identifica a proclamação da República como resul- tado (A) da unidade dos militares, que agiram de forma coerente e constante na luta contra o poder civil que prevalecia durante o Império. (B) da fragilidade do comando exercido pelo Imperador fren- te às rebeliões republicanas que agitaram o país nas últi- mas décadas do Império. (C) de um projeto militar de assumir o comando do Estado brasileiro e implantar uma ditadura armada, afastando os civis da vida política. (D) da disseminação de ideais republicanos e salvacionistas nos meios militares, que articularam a ação de derrubada da Monarquia. (E) de uma conspiração de civis, que recorreram aos milita- tes para derrubar a Monarquia e assumir o controle do Estado brasileiro.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

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Resultados Encontrados: 30

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República da Espada

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Questões Parecidas

1(USP- SP - 2014)Número Original: 67Código: 31729

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Conflitos sociais na formação republicana.g Conflitos sociais e racismo na formação republicana brasileira .f
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Questão de Vestibular - USP 2014
Questão de Vestibular - USP 2014
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Com base na leitura da obra A cidade e as serras, de Eça de Queirós, publicada originalmente em 1901, é correto concluir que, nela, encontra-se a) o prenúncio de uma consciência ecológica que iria eclodir com força somente em finais do século XX, mas que, nessa obra, já mostrava um sentido visionário, inspirado pela invenção dos motores a vapor. b) uma concepção de hierarquia civilizacional entre as regiões do mundo, na qual, a Europa representaria a modernidade e um modelo a seguir, e a América, o atraso e um modelo a ser evitado. c) a construção de uma associação entre indivíduo e divindade, que, no livo, a natureza é, fundamentalmente, simbolo de uma condição interior a ser alcançada por meio de resignação e penitência. d) a manifestação de um clima de forte otimismo, decorrente do fim do ciclo bélico mundial do século XIX, que trouxe à tona um anseio de modernização de sociedades em vários continentes. e) uma valorização do meio rural e de modos de vida a ele associados, nostalgia típica de um momento da história marcado pela consolidação da industrialização e da concentração da maior parte da população em áreas urbanas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(ESPCEX - 2022)Número Original: 40Código: 11800674

Segundo Dia - Modelo F

Questões de identificações (Hist.) Medidas políticas, econômicas e culturais da primeira Constituição republicana .f Brasil.b
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Questão de Vestibular - ESPCEX 2022
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A primeira Constituição da República, apesar de instituir o direito de voto aos cidadãos, com diversas exceções, determinou que a primeira eleição caberia à Assembléia Constituinte escolher o Presidente e o Vice-Presidente, quando foram, então, escolhidos o Marechal Deodoro da Fonseca como presidente e o Marechal Floriano Peixoto como seu vice, mesmo sendo de chapas diferentes. Encerrava-se, assim, o período conhecido como A) República de Espada. B) Política do Café com Leites. C) Nova República. D) Tenentismo. E) Governo Provisório.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(UPE - 2022)Número Original: 31Código: 11716827

SSA 3 - Sistema Seriado de Avaliação - Terceira Fase - Segundo Dia

Pernambuco.b Processos e fatos históricos relacionados com as greves no Recife entre 1890 e 1896 .f
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Questão de Vestibular - UPE 2022
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Carroceiros, estivadores, operários da estrada de ferro, maquinistas, foguistas, empregados da companhia de esgoto e até os jóqueis do hipódromo, trabalhadores de várias categorias encamparam uma ampla onda de greves no Recife entre 1890 e início de 1896. Referência: SOUZA, Felipe Azevedo. As cigarreiras revoltosas e o movimento operário: história da primeira greve feminina do Recife e as representações das mulheres operárias na imprensa. In: https:/ww. scielo.br/j/cpala/8B8Y nNpCgGtCfhbZL YNBbKd/?lang=pt São características comuns a todos os movimentos das categorias citadas no texto, respectivamente: a) Melhores condições de trabalho e igualdade de gênero. b) Modernização da produção e menor jornada de trabalho. c) Aumento salarial e restrição do uso da mão de obra feminina. d) Garantia de licença maternidade e implementação do fundo de garantia. e) Ampliação do mercado de trabalho e participação nos lucros das fábricas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(ESPCEX - 2021)Número Original: 36Código: 11574408

Segundo Dia - Modelo D

Questões de identificações (Hist.) Medidas políticas, econômicas e culturais da primeira Constituição republicana .f Brasil.b
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Questão de Vestibular - ESPCEX 2021
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A primeira Constituição da República, apesar de instituir o direito de voto aos cidadãos, com diversas exceções, determinou que na primeira eleição caberia à Assembleia Constituinte escolher o Presidente e o Vice-Presidente, quando foram, então, escolhidos o Marechal Deodoro da Fonseca como presidente e o Marechal Floriano Peixoto como seu vice, mesmo sendo de chapas diferentes. Encerrava-se, assim, o período conhecido como [A] República de Espada. [B] Política do Café com Leite. | [C] Nova República. [D] Tenentismo. [E] Governo Provisório.


Opções de Resposta: 
     A     
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5(USP- SP - 2016)Número Original: 84Código: 6387583

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Identificação das tentativas de resposta sobre a questão da identidade nacional no contexto da transição para o regime republicano com seus símbolos de progresso e modernidade.g
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Questão de Vestibular - USP 2016
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Na Belle Époque brasileira, que difusamente coincidiu com a transição para o regime republicano, surgiram aquelas perguntas cruciais, envoltas no oxigênio mental da época, muitas das quais, contudo, nos incomodam até hoje: como construir uma nação se não tínhamos uma população definida ou um tipo definido? Frente àquele amálgama de passado e futuro, alimentado e realimentado pela República, quem era o brasileiro? (...) Inúmeras tentativas de respostas a todas estas questões mobilizaram os intelectuais brasileiros durante várias décadas. Elis Thomé Saliba. Raízes do iso. São Paulo: Companhia das Letras, 2002 Entre as tentativas de responder, durante a Belle Époque brasileira, às dúvidas mencionadas no texto, é correto incluir a) as explicações positivistas e evolucionistas sobre o impacto da mistura de raças na formação do caráter nacional brasileiro. b) os projetos de valorização dos vínculos entre o caráter nacional brasileiro e os produtos da indústria cultural norte americana. c) o reconhecimento e a celebração da origem africana da maioria dos brasileiros e a rejeição das tradições europeias. d) a percepção de que o país estava plenamente inserido na modernidade e havia assumido a condição de potência mundial. e) o desejo de retornar ao período anterior à chegada dos europeus e de recuperar padrões culturais e cotidianos indígenas.


Opções de Resposta: 
     A     
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     E     




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