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Resultados

1(UNESP - 2019)Número Original: 2Código: 6988747

Início de Ano - Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Identificação de fatos e processos históricos do início da Primeira República no final do século XIX.g Questões com imagens (Hist.)
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Questão de Vestibular - UNESP 2019
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Observe a tela Tiradentes esquartejado, de Pedro Américo, pintada em 1893. (www1.folha.uol.com.br) a) Indique o momento histórico em que a tela foi pintada e cite uma dificuldade política, social ou econômica vivida naquele momento. b) Identifique, através da análise da imagem, um elemento visual que acentue seu caráter dramático e um elemento visual que enfatize a caracterização de Tiradentes como mártir.


Veja o vídeo para saber a resposta!

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2(UNESP- SP - 2014)Número Original: 37Código: 32261

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

República da Espada
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Questão de Vestibular - UNESP 2014
Questão de Vestibular - UNESP 2014
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A proclamação da República não é um ato fortuito, nem obra do acaso, como chegaram a insinuar os monarquistas; não é tampouco o fruto inesperado de uma parada militar. Os militares não foram meros instrumentos dos civis, nem foi um ato de indisciplina que os levou a liderar o movimento da manhã de 15 de novembro, como tem sido dito às vezes. Alguns deles tinham sólidas convicções republicanas e já vi- nham conspirando há algum tempo [...]. Imbuídos de ideias republicanas, estavam convencidos de que resolveriam os problemas brasileiros liguidando a Monarquia e instalando a República. (Emília Viotti da Costa. Da monarquia à república, 1987.) O texto identifica a proclamação da República como resul- tado (A) da unidade dos militares, que agiram de forma coerente e constante na luta contra o poder civil que prevalecia durante o Império. (B) da fragilidade do comando exercido pelo Imperador fren- te às rebeliões republicanas que agitaram o país nas últi- mas décadas do Império. (C) de um projeto militar de assumir o comando do Estado brasileiro e implantar uma ditadura armada, afastando os civis da vida política. (D) da disseminação de ideais republicanos e salvacionistas nos meios militares, que articularam a ação de derrubada da Monarquia. (E) de uma conspiração de civis, que recorreram aos milita- tes para derrubar a Monarquia e assumir o controle do Estado brasileiro.


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     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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3(UNESP- SP - 2008)Número Original: 58Código: 14849

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Intradisciplinar Inconfidência Mineira Representações do Imaginário sócio-político e cultural (História) República da Espada
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Questão de Vestibular - UNESP 2008
Questão de Vestibular - UNESP 2008
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Observe o quadro. (Pedro Américo. Tiradentes esquartejado - óleo sobre tela 262x162 cm - Museu Mariano Procópio. Juiz de Fora-MG.) Pode-se afirmar que a representação de Pedro Américo do inconfidente mineiro (A) data dos primeiros anos da República, sugerindo a se- melhança entre o drama de Tiradentes e o de Cristo. (B) foi elaborada durante o período da Independência, como ex- pressão dos ideais nacionalistas da dinastia de Bragança. (C) caracteriza-se pela denúncia da interferência da Igreja católica nos destinos políticos e culturais nacionais. (D) foi censurada pelo governo de Getúlio Vargas porque expressa conteúdos revolucionários e democráticos. (E) foi proibida de ser exposta publicamente por incitar o preconceito contra o governo português, responsável pela morte de Tiradentes.


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     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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