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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(ENEM - 2011)Número Original: 32Código: 3203

Unica Aplicação - Primeiro dia - Prova Amarela

Governo Lula.g Tópicos para excluir ou renomear.g
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Questão de Vestibular - ENEM 2011
Questão de Vestibular - ENEM 2011
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A Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, inclui no currículo dos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, a obrigatoriedade do ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira e determina que o conteúdo programático incluirá o estudo da História da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil, além de instituir, no calendário escolar, o dia 20 de novembro como data comemorativa do “Dia da Consciência Negra”. Disponível em: http:/hwww planalto.gov.br. Acesso em: 27 jul. 2010 (adaptado), A referida lei representa um avanço não só para a educação nacional, mas também para a sociedade brasileira, porque © legitima o ensino das ciências humanas nas escolas. divulga conhecimentos para a população afro-brasileira. reforça a concepção etnocêntrica sobre a África e garante aos afrodescendentes a igualdade no acesso à educação. impulsiona o reconhecimento da pluralidade étnico- racial do país. o o sua cultura. o o


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Governo Lula.g - Tópicos para excluir ou renomear.g

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Questões Parecidas

1(ENEM- BR - 2009)Número Original: 79Código: 3907

Unica Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Combate ao trabalho escravo no campo e a iniciativa de grupos de defesa dos direitos humanos a partir do governo Lula .f
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Questão de Vestibular - ENEM 2009
Questão de Vestibular - ENEM 2009
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Entre 2004 e 2008, pelo menos 8 mil brasileiros foram libertados de fazendas onde trabalhavam como se fossem escravos. O govemo criou uma lista em que ficaram expostos os nomes dos fazendeiros flagrados pela fiscalização. No Norte, Nordeste e Centro-Oeste, regiões que mais sofrem com a fraqueza do poder público, o bloqueio dos canais de financiamento agrícola para tais fazendeiros tem sido a principal arma de combate a esse problema, mas os govemos ainda sofem com a falta de informações, provocada pelas distâncias e pelo poder intimidador dos proprietários Organizações não govemamentais e grupos como a Pastoral da Terra têm agido corajosamente, acionando as autoridades públicas e ministrando aulas sobre direitos sociais e trabalhistas. “Plano Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo” Disponível em: pura mto gov br. Acesso em: 17 mar. 2006 (adaptado) Nos lugares mencionados no texto, o papel dos grupos de defesa dos direitos humanos tem sido fundamental, porque eles O negociam com os fazendeiros o reajuste dos honorários e a redução da carga horária de trabalho. O defendem os direitos dos consumidores junto aos armazéns e mercados das fazendas e carvoarias. O substituem as autoridades policiais e jurídicas na resolução dos conflitos entre patrões e empregados. & encaminham denúncias ao Ministério Público e promovem ações de conscientização dos trabalhadores. & fortalecem a administração pública ao ministrarem aulas aos seus servidores.


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2(ENEM- BR - 2010)Número Original: 27Código: 3572

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Amarela

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Questão de Vestibular - ENEM 2010
Questão de Vestibular - ENEM 2010
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A politica foi, inicialmente, a arte de impedir as pessoas de se ocuparem do que lhes diz respeito. Posteriormente, passou a ser a arte de compelir as pessoas a decidirem sobre aquilo de que nada entendem. VALÉRY, P Cadamos Apud BENEVIDES, M.V.M A cdadania ativa São Pad: Áco, 106. Nessa definição, o autor entende que a história da política está dividida em dois momentos principais: um primeiro, marcado pelo autoritarismo excludente, e um segundo, caracterizado por uma democracia incompleta. Considerando o texto, qual é o elemento comum a esses dois momentos da história política? O Adistribuição equilibrada do poder. O O impedimento da participação popular. & O controle das decisões por uma minoria. O Avalorização das opiniões mais competentes. & Asistematização dos processos decisórios.


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3(ENEM- BR - 2010)Número Original: 23Código: 3566

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Amarela

Intradisciplinar Tópicos para excluir ou renomear.g
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Questão de Vestibular - ENEM 2010
Questão de Vestibular - ENEM 2010
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Quem construiu a Tebas de sete portas? Nos livros estão nomes de reis. Arrastaram eles os blocos de pedra? Ea Babilônia várias vezes destruída. Quem a reconstruiu tantas vezes? Em que casas da Lima dourada moravam os construtores? Para onde foram os pedreiros, na noite em que a Muralha da China ficou pronta? Agrande Roma está cheia de arcos do triunfo. Quem os ergueu? Sobre quem triunfaram os césares? BRECHT, 8. Pergurtas de um trabalhador que be. spaniel om: hprocantodadotmeuoLcomir. Acesso am: 28 abr 2010 Partindo das reflexões de um trabalhador que lê um livro de História, o autor censura a memória construída sobre determinados monumentos e acontecimentos históricos. Acrítica refere-se ao fato de que O osagentes históricos de uma determinada sociedade deveriam ser aqueles que realizaram feitos heroicos ou grandiosos e, por isso, ficaram na memória. O a História deveria se preocupar em memorizar os nomes de reis ou dos governantes das civilizações que se desenvolveram ao longo do tempo. @ osgrandes monumentos históricos foram construídos por trabalhadores, mas sua memória está vinculada aos govemantes das sociedades que os construíram. O os trabalhadores consideram que a História é uma ciência de difícil compreensão, pois trata de sociedades antigas e distantes no tempo. & as civilizações citadas no texto, embora muito importantes, permanecem sem terem sido alvos de pesquisas históricas.


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4(UNESP- SP - 2008)Número Original: 60Código: 14857

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Governo Lula.g Representações do Imaginário sócio-político e cultural (História)
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Questão de Vestibular - UNESP 2008
Questão de Vestibular - UNESP 2008
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Observe a figura. À COISA PÚBLICA E A CADEIA ALIMENTAR - Tá achando lotado? Tem de ver na hora do rush, fica tão cheio que não dá pra ver o bicho! (Folha de S.Paulo. 14.06.2007. Adaptado.) Referindo-se ao Brasil, a charge representa (A) o Estado, que protege os habitantes de regiões áridas do país, por meio de políticas de ajuda financeira. (B) a agilidade administrativa do governo, capaz de garantir a segurança da nação e de exercer uma justiça eficaz. (C) a prática política, caracterizada pelo predomínio dos interesses individuais sobre os direitos coletivos. (D) a dimensão geográfica do país e o seu baixo índice de desenvolvimento econômico, social e político. (E) apobreza das populações faveladas e a precariedade dos transportes coletivos nas grandes metrópoles do país.


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5(URCA - 2024)Número Original: 3Código: 14064422

Primeiro Semestre - Segundo Dia

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Questão de Vestibular - URCA 2024
Questão de Vestibular - URCA 2024

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