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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UNESP - 2008)Número Original: 60Código: 14857

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Governo Lula.g Representações do Imaginário sócio-político e cultural (História)
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Questão de Vestibular - UNESP 2008
Questão de Vestibular - UNESP 2008
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Observe a figura. À COISA PÚBLICA E A CADEIA ALIMENTAR - Tá achando lotado? Tem de ver na hora do rush, fica tão cheio que não dá pra ver o bicho! (Folha de S.Paulo. 14.06.2007. Adaptado.) Referindo-se ao Brasil, a charge representa (A) o Estado, que protege os habitantes de regiões áridas do país, por meio de políticas de ajuda financeira. (B) a agilidade administrativa do governo, capaz de garantir a segurança da nação e de exercer uma justiça eficaz. (C) a prática política, caracterizada pelo predomínio dos interesses individuais sobre os direitos coletivos. (D) a dimensão geográfica do país e o seu baixo índice de desenvolvimento econômico, social e político. (E) apobreza das populações faveladas e a precariedade dos transportes coletivos nas grandes metrópoles do país.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

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Resultados Encontrados: 2

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Governo Lula.g

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Questões Parecidas

1(ENEM- BR - 2009)Número Original: 79Código: 3907

Unica Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Combate ao trabalho escravo no campo e a iniciativa de grupos de defesa dos direitos humanos a partir do governo Lula .f
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Questão de Vestibular - ENEM 2009
Questão de Vestibular - ENEM 2009
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Entre 2004 e 2008, pelo menos 8 mil brasileiros foram libertados de fazendas onde trabalhavam como se fossem escravos. O govemo criou uma lista em que ficaram expostos os nomes dos fazendeiros flagrados pela fiscalização. No Norte, Nordeste e Centro-Oeste, regiões que mais sofrem com a fraqueza do poder público, o bloqueio dos canais de financiamento agrícola para tais fazendeiros tem sido a principal arma de combate a esse problema, mas os govemos ainda sofem com a falta de informações, provocada pelas distâncias e pelo poder intimidador dos proprietários Organizações não govemamentais e grupos como a Pastoral da Terra têm agido corajosamente, acionando as autoridades públicas e ministrando aulas sobre direitos sociais e trabalhistas. “Plano Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo” Disponível em: pura mto gov br. Acesso em: 17 mar. 2006 (adaptado) Nos lugares mencionados no texto, o papel dos grupos de defesa dos direitos humanos tem sido fundamental, porque eles O negociam com os fazendeiros o reajuste dos honorários e a redução da carga horária de trabalho. O defendem os direitos dos consumidores junto aos armazéns e mercados das fazendas e carvoarias. O substituem as autoridades policiais e jurídicas na resolução dos conflitos entre patrões e empregados. & encaminham denúncias ao Ministério Público e promovem ações de conscientização dos trabalhadores. & fortalecem a administração pública ao ministrarem aulas aos seus servidores.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(ENEM- BR - 2011)Número Original: 32Código: 3203

Unica Aplicação - Primeiro dia - Prova Amarela

Governo Lula.g Tópicos para excluir ou renomear.g
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Questão de Vestibular - ENEM 2011
Questão de Vestibular - ENEM 2011
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A Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, inclui no currículo dos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, a obrigatoriedade do ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira e determina que o conteúdo programático incluirá o estudo da História da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil, além de instituir, no calendário escolar, o dia 20 de novembro como data comemorativa do “Dia da Consciência Negra”. Disponível em: http:/hwww planalto.gov.br. Acesso em: 27 jul. 2010 (adaptado), A referida lei representa um avanço não só para a educação nacional, mas também para a sociedade brasileira, porque © legitima o ensino das ciências humanas nas escolas. divulga conhecimentos para a população afro-brasileira. reforça a concepção etnocêntrica sobre a África e garante aos afrodescendentes a igualdade no acesso à educação. impulsiona o reconhecimento da pluralidade étnico- racial do país. o o sua cultura. o o


Opções de Resposta: 
     A     
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