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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(USP - 2014)Número Original: 6Código: 31800

Segunda Fase - Terceiro Dia

Relações ecológicas Desarmônicas Interpretar (Gráficos) Rec
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Questão de Vestibular - USP 2014
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Considere duas populações das espécies A e B, que podem viver separadamente e que, se reunidas, estabelecem interações interespecificas. Os gráficos abaixo representam o crescimento dessas populações. Espécie A Espécie B [TT Número de individuos Número de indivíduos Tempo Tempo Considere que populações das espécies A e B foram reunidas. a) Admitindo que a espécie A é parasita da espécie B, represente, nas coordenadas da página de respostas, o que é esperado para o crescimento da população da espécie B. b) Admitindo que a espécie A é comensal da espécie B, represente, nas coordenadas da página de respostas, o que é esperado para o crescimento da população da espécie B. a) Espécie B b) Espécie B 8 s 3 2 5 E = 8 8 e e 5 5 > Tempo Tempo


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Nível de Semelhança

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Relações ecológicas Desarmônicas

Exibir Questões - USP

Questões Parecidas

1(UNICAMP- SP - 2012)Número Original: 10Código: 4330

Segunda Fase

Relações ecológicas Desarmônicas Interpretar (Gráficos) Rec
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2012
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A distribuição de uma espécie em uma determinada área pode ser limitada por diferentes fatores bióticos e abióticos. Para testar a influência de interações bióticas na distribuição de uma espécie de alga, um pesquisador observou a área ocupada por ela na presença e na ausência de mexilhões e/ou ouriços-do-mar. Os resultados do experimento estão representados no gráfico abaixo: 100 Legenda: 8 A: sem ourigos-do-mar e sem mexilhões; B: sem ouriços-do-mar so e com mexilhões; “o C: sem mexilhões e com ouriços-do-mar; 30 20 Porcentagem da área coberta por algas D: com ouriços-do-mar e com mexilhões; 10 Ago-82 Fev-83 Ago-83 Fev-84 a) Que tipo de interação biótica ocorreu no experimento? Que conclusão pode ser extraída do gráfico quando se analisam as curvas Be C? b) Cite outros dois fatores bióticos que podem ser considerados como limitadores para a distribuição de espécies.


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2(UNICAMP- SP - 2009)Número Original: 20Código: 4705

Segunda Fase

Relações ecológicas Desarmônicas Interpretar (Gráficos) Rec
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2009
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Pesquisadores vinham estudando a variação do número de indivíduos das espécies de peixes A e B em uma lagoa estável. Em um determinado momento (indicado pela seta), foi introduzida acidentalmente a espécie C. Os pesquisadores continuaram acompanhando o número de indivíduos das três espécies e apresentaram os dados na figura abaixo. E== Espécie A EE Espécie B mam Espécie C Número de Indivíduos 4 Tempo a) Que relações ecológicas poderiam explicar a variação do número de indivíduos das espécies A e B a partir da introdução da espécie C? Justifique a sua resposta. b) Os pesquisadores também observaram que uma espécie de ave que visitava a lagoa diariamente para se alimentar não foi mais vista algum tempo depois da introdução da espécie C. Explique o que pode ter provocado esse fato. Que nível(is) trófico(s) essa ave ocupa?


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3(USP- SP - 2011)Número Original: 44Código: 5373

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Relações ecológicas Desarmônicas Interpretar (Gráficos) Rec Populações (Ecologia) (Biologia)
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Questão de Vestibular - USP 2011
Questão de Vestibular - USP 2011
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Em 1910, cerca de 50 indivíduos de uma espécie de mamíferos foram introduzidos numa determinada região. O gráfico abaixo mostra quantos indivíduos dessa população foram registrados a cada ano, desde 1910 até 1950. TT 2.000 1.500 1.000 Número de individuos 500 prvi podia rs iis TIA 1910 1920 1930 1940 1950 Ano Fonte: BSCS Biology — An ecological approach. Kendal/Hunt Pub.Co., 5" ed., 2008. Adapiado. Esse grafico mostra que, a) desde 1910 até 1940, a taxa de natalidade superou a de mortalidade em todos os anos. b) a partir de 1938, a queda do número de indivíduos foi devida à emigração. c) no período de 1920 a 1930, o número de nascimentos mais o de imigrantes foi equivalente ao número de mortes mais o de emigrantes. d) no período de 1935 a 1940, o número de nascimentos mais o de imigrantes superou o número de mortes mais o de emigrantes. e) no período de 1910 a 1950, o número de nascimentos mais o de imigrantes superou o número de mortes mais o de emigrantes.


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     A     
     B     
     C     
     D     
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4(USP- SP - 2009)Número Original: 60Código: 6122

Primeira Fase

Relações ecológicas Desarmônicas Interpretar (Gráficos) Rec Populações (Ecologia) (Biologia)
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Questão de Vestibular - USP 2009
Questão de Vestibular - USP 2009
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A partir da contagem de indivíduos de uma população experimental de protozoários, durante determinado tempo, obtiveram-se os pontos e a curva média registrados no gráfico abaixo. Tal gráfico permite avaliar a capacidade limite do ambiente, ou seja, sua carga biótica máxima. Número de Indivíduos 0 2 4 6 8 1 12 1 18 18 20 22 Tempo (dias) De acordo com o gráfico, a) a capacidade limite do ambiente cresceu até o dia 6. b) a capacidade limite do ambiente foi alcançada somente após o dia 20. c) a taxa de mortalidade superou a de natalidade até o ponto em que a capacidade limite do ambiente foi alcançada. d) a capacidade limite do ambiente aumentou com o aumento da população. e) o tamanho da população ficou próximo da capacidade limite do ambiente entre os dias 8 e 20.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




5(USP- SP - 2007)Número Original: 10Código: 6340

Segunda Fase

Relações ecológicas Harmônicas Relações ecológicas Desarmônicas Interpretar (Gráficos) Rec
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Questão de Vestibular - USP 2007
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Um pesquisador cultivou quatro espécies de protozoários A, B, C e D, separadamente (gráfico |) e depois reunidas duas a duas (gráficos II, Ill e IV), fornecendo- lhes diariamente quantidades constantes de alimento. Os gráficos mostram as curvas de crescimento populacional das espécies nas diferentes situações. a) Que tipo de relação ecológica existe entre as espécies: 1.AeB? 2.CeD? b) Que correlação existe entre os nichos ecológicos das espécies: 1.AeB? 2.AeC? 1. Espécies A, B, C e D cultivadas separadamente. Densidade populacional IL. Espécies A e B cultivadas juntas. q E So & 5 2 8 & 8 A 3 3 2 5 a 0 2 4 6 8 10 12 14 0 2 4 6 8 10 12 14 Dias Dias Ill. Espécies C e D cultivadas juntas. Densidade populacional IV. Espécies A e C cultivadas juntas. Densidade populacional 0 2 4 6 8 10 12 14 Dias 0 2 4 6 8 10 12 14 Dias


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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