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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(USP - 2011)Número Original: 44Código: 5373

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Relações ecológicas Desarmônicas Interpretar (Gráficos) Rec Populações (Ecologia) (Biologia)
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Questão de Vestibular - USP 2011
Questão de Vestibular - USP 2011
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Em 1910, cerca de 50 indivíduos de uma espécie de mamíferos foram introduzidos numa determinada região. O gráfico abaixo mostra quantos indivíduos dessa população foram registrados a cada ano, desde 1910 até 1950. TT 2.000 1.500 1.000 Número de individuos 500 prvi podia rs iis TIA 1910 1920 1930 1940 1950 Ano Fonte: BSCS Biology — An ecological approach. Kendal/Hunt Pub.Co., 5" ed., 2008. Adapiado. Esse grafico mostra que, a) desde 1910 até 1940, a taxa de natalidade superou a de mortalidade em todos os anos. b) a partir de 1938, a queda do número de indivíduos foi devida à emigração. c) no período de 1920 a 1930, o número de nascimentos mais o de imigrantes foi equivalente ao número de mortes mais o de emigrantes. d) no período de 1935 a 1940, o número de nascimentos mais o de imigrantes superou o número de mortes mais o de emigrantes. e) no período de 1910 a 1950, o número de nascimentos mais o de imigrantes superou o número de mortes mais o de emigrantes.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


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Relações ecológicas Desarmônicas - Populações (Ecologia) (Biologia)

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1(USP - 2017)Número Original: 48Código: 6978262

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Identificação (Biologia) Com gráfico de barras (biologia).t Características de uma população em equilíbrio Características de uma população em expansão Características de uma população em risco de extinção
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Questão de Vestibular - USP 2017
Questão de Vestibular - USP 2017
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A figura representa a estrutura de três populações de plantas arbóreas, A, Be €, por meio de pirâmides etárias. O comprimento das barras horizontais corresponde ao número de indivíduos da população em cada estágio, desde planta recém-germinada (plântula) até planta senescente. Estágios Populações A Senescente | Adulto 2 Adulto 1 Juvenil 2 a E Juvenil 1 E au RS | Bresinsky et ol. Tratado de Botânica de Strasburger, 36º ed, Ed. Artmed, Porto Alegre, 2012, Adaptado. A população que apresenta maior risco de extinção, a população que está em equilíbrio quanto à perda de indivíduos e a população que está começando a se expandir são, respectivamente, a) A,B, C. b) A, C, B. c) B,A, C. d) B,C,A. e) CA,B.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UECE - 2018)Número Original: 55Código: 7859399

Dois - Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova 1

Características que influenciam no crescimento populacional das espécies nos ecossistemas .f Características dos tipos de crescimento populacional .f Definição do conceito de densidade populacional.t
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Questão de Vestibular - UECE 2018
Questão de Vestibular - UECE 2018
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Em relação à dinâmica de populações, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos itens abaixo. ( ) A densidade populacional é definida como o número de indivíduos presentes na comunidade que vive em determinada área ou volume. A curva de crescimento populacional real resulta da interação entre seu potencial biológico e a resistência ambiental. Qualquer população pode apresentar crescimento exponencial, independente do meio em que vive. A capacidade de carga ou resistência ambiental, a competição e a densidade populacional são exemplos de fatores que regulam o crescimento populacional. Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência: A) V,V,V, F. B) V,F,V,F. C) F,V, F, V. D) F, F, F, V.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(USP- SP - 2009)Número Original: 60Código: 6122

Primeira Fase

Relações ecológicas Desarmônicas Interpretar (Gráficos) Rec Populações (Ecologia) (Biologia)
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Questão de Vestibular - USP 2009
Questão de Vestibular - USP 2009
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A partir da contagem de indivíduos de uma população experimental de protozoários, durante determinado tempo, obtiveram-se os pontos e a curva média registrados no gráfico abaixo. Tal gráfico permite avaliar a capacidade limite do ambiente, ou seja, sua carga biótica máxima. Número de Indivíduos 0 2 4 6 8 1 12 1 18 18 20 22 Tempo (dias) De acordo com o gráfico, a) a capacidade limite do ambiente cresceu até o dia 6. b) a capacidade limite do ambiente foi alcançada somente após o dia 20. c) a taxa de mortalidade superou a de natalidade até o ponto em que a capacidade limite do ambiente foi alcançada. d) a capacidade limite do ambiente aumentou com o aumento da população. e) o tamanho da população ficou próximo da capacidade limite do ambiente entre os dias 8 e 20.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(UNESP- SP - 2009)Número Original: 2Código: 14185

Provas Específicas - Ciências Biológicas - Meio de Ano

Cadeias Alimentares Relações ecológicas Desarmônicas Relações Ecológicas (Biologia) Rec Populações (Ecologia) (Biologia)
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Questão de Vestibular - UNESP 2009
Questão de Vestibular - UNESP 2009
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Ao observar as comunidades aquáticas de um lago. um pesquisador fez a seguinte pergunta: “Qual a influência dos peixes planctófagos (que se alimentam de plâncton) sobre o crescimento populacional de suas presas. o zooplâncton?” Para responder a essa pergunta, o pesquisador montou o seguinte experimento: Selecionou dois tanques, denominando-os de “tanque A” e de “tanque B”. mantendo-os em locais com as mesmas condições ambientais. as quais foram constantes durante todo o experi- mento. No tanque A, ele colocou água do lago. adicionando fitoplâncton. zooplâncton e o peixe planctófago. No tanque B. ele colocou água do lago. fitoplâncton e zooplâncton. Após observações periódicas das populações. o pesquisador construiu os seguintes gráficos para o crescimento popula- cional das presas (zooplâncton) nos dois tanques: densidade populacional densidade populacional ” do zooplâncton no » do zooplancton no g tanque A 3 tanque B > = 3 3 E E 3 8 g 2 5 5 Ê Ê E E ê ê Considerando a cadeia alimentar fitoplâncton — zooplâncton — peixe planctófago. explique o que ocorreu com as densida- des populacionais observadas pelo pesquisador nos dois tan- ques. citando o tipo de crescimento que ocorreu no tanque B.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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5(UEL - 2017)Número Original: 3Código: 9440662

Segunda Fase - Prova Discursiva - Conhecimentos Específicos

Características dos tipos de crescimento populacional .f Taxas que interferem no tamanho de uma população ao longo do tempo .f Com gráfico de linhas (Biologia).t
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Questão de Vestibular - UEL 2017
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Leia o texto e analise, a seguir, a representação gráfica de duas curvas de crescimento populacional (1) e (2) ao longo do tempo. Não há exceção à regra segundo a qual organismos aumentam em uma taxa tão elevada que, se não forem destruídos, a Terra logo seria coberta pela progênie de apenas um par. (Adaptado de: DARWIN, C. A origem das espécies. Feedbooks, 1872. p.73. Disponível em: . Acesso em: 20 jun. 2016.) Número de indivíduos Tempo (Adaptado de: BEGON et al. Ecology: from individuals to ecosystems. Oxford Reino Unido: Blackwell Publishing, 2006. p.146.) Com base nessas informações, responda aos itens a seguir. a) Explique o que significam as curvas 1 e 2 e qual delas melhor representa a ideia de Charles Darwin expressa no texto. b) Sabe-se que o crescimento populacional é determinado por taxas. Cite três exemplos de taxas que interferem no tamanho de uma população ao longo de um período de tempo.


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