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1(USP- SP - 2014)Número Original: 6Código: 31800

Segunda Fase - Terceiro Dia

Relações ecológicas Desarmônicas Interpretar (Gráficos) Rec
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Questão de Vestibular - USP 2014
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Considere duas populações das espécies A e B, que podem viver separadamente e que, se reunidas, estabelecem interações interespecificas. Os gráficos abaixo representam o crescimento dessas populações. Espécie A Espécie B [TT Número de individuos Número de indivíduos Tempo Tempo Considere que populações das espécies A e B foram reunidas. a) Admitindo que a espécie A é parasita da espécie B, represente, nas coordenadas da página de respostas, o que é esperado para o crescimento da população da espécie B. b) Admitindo que a espécie A é comensal da espécie B, represente, nas coordenadas da página de respostas, o que é esperado para o crescimento da população da espécie B. a) Espécie B b) Espécie B 8 s 3 2 5 E = 8 8 e e 5 5 > Tempo Tempo


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2(USP- SP - 2011)Número Original: 44Código: 5373

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Relações ecológicas Desarmônicas Interpretar (Gráficos) Rec Populações (Ecologia) (Biologia)
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Questão de Vestibular - USP 2011
Questão de Vestibular - USP 2011
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Em 1910, cerca de 50 indivíduos de uma espécie de mamíferos foram introduzidos numa determinada região. O gráfico abaixo mostra quantos indivíduos dessa população foram registrados a cada ano, desde 1910 até 1950. TT 2.000 1.500 1.000 Número de individuos 500 prvi podia rs iis TIA 1910 1920 1930 1940 1950 Ano Fonte: BSCS Biology — An ecological approach. Kendal/Hunt Pub.Co., 5" ed., 2008. Adapiado. Esse grafico mostra que, a) desde 1910 até 1940, a taxa de natalidade superou a de mortalidade em todos os anos. b) a partir de 1938, a queda do número de indivíduos foi devida à emigração. c) no período de 1920 a 1930, o número de nascimentos mais o de imigrantes foi equivalente ao número de mortes mais o de emigrantes. d) no período de 1935 a 1940, o número de nascimentos mais o de imigrantes superou o número de mortes mais o de emigrantes. e) no período de 1910 a 1950, o número de nascimentos mais o de imigrantes superou o número de mortes mais o de emigrantes.


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3(USP- SP - 2009)Número Original: 3Código: 6026

Segunda Fase

Relações ecológicas Desarmônicas Rec Classe Amphibia (Anfíbios)
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Questão de Vestibular - USP 2009
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Nos últimos anos, tem aumentado o número de espécies de anfíbios em extinção, mesmo quando esses animais habitam áreas pouco exploradas, como as partes mais altas das montanhas. a) Ovos ou embriões de certos anfíbios tornam-se quando há excesso de incidência de raios ultravioleta. Cite dois eventos decorrentes da ai jade humana que contribuem diretamente para a intensificação desses fatores ambientais que determinam a mortalidade dos ovos e embriões. b) O aquecimento global tem aumentado a ii sapos adultos. * Que tipo de relação ecológica ocorre entre o fungo causador da micose e o sapo? e Cite uma função vital diretamente afetada pelo comprometimento da pele do sapo. lência de uma doença de pele causada por fungos (micose) em


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4(USP- SP - 2009)Número Original: 60Código: 6122

Primeira Fase

Relações ecológicas Desarmônicas Interpretar (Gráficos) Rec Populações (Ecologia) (Biologia)
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Questão de Vestibular - USP 2009
Questão de Vestibular - USP 2009
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A partir da contagem de indivíduos de uma população experimental de protozoários, durante determinado tempo, obtiveram-se os pontos e a curva média registrados no gráfico abaixo. Tal gráfico permite avaliar a capacidade limite do ambiente, ou seja, sua carga biótica máxima. Número de Indivíduos 0 2 4 6 8 1 12 1 18 18 20 22 Tempo (dias) De acordo com o gráfico, a) a capacidade limite do ambiente cresceu até o dia 6. b) a capacidade limite do ambiente foi alcançada somente após o dia 20. c) a taxa de mortalidade superou a de natalidade até o ponto em que a capacidade limite do ambiente foi alcançada. d) a capacidade limite do ambiente aumentou com o aumento da população. e) o tamanho da população ficou próximo da capacidade limite do ambiente entre os dias 8 e 20.


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5(USP- SP - 2010)Número Original: 4Código: 5824

Segunda fase - Terceiro dia

Cadeias Alimentares Relações ecológicas Desarmônicas Rec
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Questão de Vestibular - USP 2010
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As mariposas da espécie Diataea saccharalis colocam seus ovos na parte inferior de folhas de cana- de-açúcar. Esses ovos desenvolvem-se em larvas que penetram no caule e se alimentam do parênquima ali presente. As galerias feitas por essas larvas servem de porta de entrada para fungos da espécie Colleotrichum falcatum. Esses fungos alimentam-se da sacarose armazenada no caule. As usinas de açúcar e álcool combatem as mariposas, liberando pequenas vespas (Cofesia flavipes), cujos ovos são depositados sobre as larvas das mariposas. Quando os ovos eclodem, as larvas da vespa passam a se alimentar das larvas da mariposa. a) Com base nas informações contidas no texto acima, indique os organismos que ocupam os seguintes níveis tróficos: ar) produtor; a>) consumidor primário; as) consumidor secundário. b) Dentre as interações descritas nesse texto, indique uma que você classificaria como parasitismo, justificando sua resposta.


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