Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(MACKENZIE - 2012)Número Original: 50Código: 17271

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos II e III - Prova A

Religiosidade no Período Colonial Arte no Período Colonial
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - MACKENZIE 2012
Exibir texto da questão

A primeira arte a surgir no Brasil pós-descobrimento foi a arquitetura, sendo os fortes militares e as Igrejas os tipos mais comuns de edificações. Se os primeiros visavam salvaguardar as populações litorâneas e combater a pirataria estrangeira, as construções religiosas, edificadas durante muito tempo pedra por pedra enviada de Portugal, e apenas montadas no Brasil por arquitetos locais, cumpriam dois importantes papéis. Nos séculos XVI e XVII, além da preocupação das autoridades portuguesas em ensinar o modelo civilizatório europeu aos indígenas, a construção de igrejas, seguindo o modelo metropolitano, servia a) b) à preocupação de acompanhar de perto a veracidade e a sinceridade do processo de conversão dos cristãos novos, residentes no Brasil, muitos deles ainda seguidores secretos do judaísmo. à manutenção da memória dos europeus emigrados para que, no espaço físico dessas igrejas, não se esquecessem de sua própria cultura, já que muitos haviam se acostumado com os hábitos locais. à manifestação irrefutável da superioridade civilizatória europeia perante as rudimentares construções indígenas, que não poderiam competir com o monumentalismo português. à necessidade de registrar o número de índios cristianizados e, portanto, leais à Coroa Portuguesa, além de realizar casamentos, batismos e todos os cerimoniais cristãos para os portugueses residentes no Brasil. para combater, no campo religioso, os ataques de corsários e hugenotes franceses que, além de se interessarem em ocupar o território nacional, desejavam converter os indígenas ao protestantismo.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 7

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Religiosidade no Período Colonial - Arte no Período Colonial

Exibir Questões - MACKENZIE

Questões Parecidas

1(USP- SP - 2013)Número Original: 1Código: 4877

Segunda fase - Terceiro dia

Arte Gótica na idade média Representações do Imaginário sócio-político e cultural (História)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - USP 2013
Exibir texto da questão

Leia o texto e examine a imagem. A arte gótica reúne e desenvolve os fermentos novos [..] € os organiza em sistema; e esse sistema tem um lugar seguro na mais vasta organização do saber. G.C. Argan. História da arte italiana. Da Antiguidade a Duccio. São Paulo: Cosac & Naif, 2003, v. 1, p. 337. Adaptado. a) Identifique, a partir da imagem, dois elementos característicos do chamado estilo gótico. b) Do ponto de vista cultural, apresente e explique uma característica do “sistema”, que, segundo o texto, “tem um lugar seguro na mais vasta organização do saber”. Abadia de Fossanova (Itália), interior, iniciada em 1187 e consagrada em 1208.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




2(ENEM- BR - 2013)Número Original: 19Código: 30080

Unica Aplicação - Primeiro Dia - Prova Branca

Religiosidade no Período Colonial
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2013
Questão de Vestibular - ENEM 2013
Exibir texto da questão

Seguiam-se vinte criados custosamente vestidos e montados em soberbos cavalos; depois destes, marchava o Embaixador do Rei do Congo magnificamente omado de seda azul para anunciar ao Senado que a vinda do Rei estava destinada para o dia dezesseis. Em resposta obteve repetidas vivas do povo que concorreu alegre e admirado de tanta grandeza. ‘Corpo do Rei Congo em Santo Amaro, Bana apud DEL PRIORE, M. Festas o upar Brot conan CATELL! JR. Um othr sobre as festa populares bratiras. “São Pad: Brntense, 104 (apto) Originária dos tempos coloniais, a festa da Coroação do Rei do Congo evidencia um processo de O exclusão social. imposição religiosa. acomodação política. supressão simbólica. o o o O ressignificação cultural.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(UFPR - 2023)Número Original: 3Código: 13024308

Processo Seletivo - Segunda Fase - Provas Específicas - Prova de História

Questões de identificações (Hist.) Brasil.b Aspectos políticos, econômicos e culturais do barroco no período colonial brasileiro .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFPR 2023
Exibir texto da questão

Leia o excerto do historiador Victor-Lucien Tapié sobre o movimento artístico barroco: “Até o fim do século XVIII, o barroco, enquanto refluía na Europa, tomava um novo impulso na América, por tão numerosas e curiosas obras, pela história da arquitetura e da arte monumental, um imenso campo de estudo apenas esboçado.” TAPIÉ, Victor-Lucien. O barroco. São Paulo: Cultrix: Ed. da USP, 1983. p. 84. Segundo os conhecimentos sobre História da Europa no período moderno e História da América portuguesa, responda o que se pede. Relacione o surgimento das expressões culturais do barroco ao seu contexto histórico religioso europeu, destacando duas características das produções barrocas. Considerando que o excerto acima refere-se ao movimento barroco na América, explique o contexto econômico de surgimento e desenvolvimento do barroco no período colonial da América portuguesa, na segunda metade do século XVIII.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




4(PUC - RIO GRANDE DO SUL- RS - 2008)Número Original: 26Código: 12924

Verão

Barroco - Brasil Colonial (História)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2008
Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2008
Exibir texto da questão

INSTRUÇÃO: Responder à questão com base nas afirmativas abaixo, sobre o Barroco brasilei- ro do Período Colonial. A arte do Barroco surgiu, no contexto de reorga- nização da Igreja Católica, pela necessidade de expandir a fé cristã no Novo Mundo. O Barroco baiano produziu igrejas de pequeno porte e de decoração austera, devido à deca- dência da economia do açúcar. A riqueza advinda da mineração possibilitou o florescimento do Barroco mineiro, cujos mestres e artistas, vários deles mestiços, introduziram elementos originais da cultura local (negra e indígena). Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho de Vila Rica, foi um dos mais destacados escultores e decoradores do período, tendo produzido uma das obras mais importantes do barroco brasilei- ro no Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas do Campo (MG). Estão corretas apenas as alternativas A) B) Cc) D) E) tell. lelll. I, Ile lv. He lll. lle lV.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




5(MACKENZIE- SP - 2010)Número Original: 48Código: 17721

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos II e III - Prova A

Arte no Período Colonial
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - MACKENZIE 2010
Exibir texto da questão

O altar Mor da Matriz de Nossa Senhora do Pilar, acima reproduzido, pode ser apontado como um bom exemplo do Barroco brasileiro (século XVIII) ou Rococó. Acerca do tema, assinale a alternativa correta. a) b) e) d) Esse movimento artistico foi importante instrumento didatico de propaganda evangelizadora utilizado pela Igreja Católica, nesse contexto. A arte foi uma das prioridades da administração metropolitana no Brasil, uma vez que permitia o desenvolvimento de nossa identidade nacional. O artista português Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, foi enviado ao Brasil para influenciar a arte brasileira a partir de características das matrizes portuguesas. Não existiu qualquer influência da arte europeia nas manifestações artísticas coloniais, sendo, essas, consideradas importantes focos de resistência ao domínio metropolitano. Não existe relação entre o ciclo do ouro e o movimento artístico em questão, uma vez que a Igreja Católica proibia aos fiéis qualquer atividade que gerasse lucro excessivo.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?