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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(MACKENZIE - 2013)Número Original: 50Código: 17123

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos I, IV, V e VI - Prova A

Intradisciplinar Iluminismo (História).g Romantismo (História) Retorno às Influências da Antiguidade Clássica
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2013
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“A Idade Média não existe. Esse episódio de quase mil anos (...) é uma fabricação, uma construção, um mito, quer dizer, um conjunto de representações e de imagens em perpétuo movimento, amplamente difundidas na sociedade, de geração em geração (...)”. Christian Amalvi. “Idade Média”. In: Jacques Le Goff e Jean-Claude Schmitt. Dicionário Temático do Ocidente Medieval. Bauru, SP: EDUSC, 2006, p.537. A respeito do tema, considere as seguintes afirmativas: I. As representações depreciativas do período remontam às tentativas, principalmente de humanistas italianos desde o século XIV, de retornar às fontes da Antiguidade Clássica. II. O século XVIII, com sua revalorização do racionalismo e antropocentrismo, assiste ao dualismo “obscurantismo” — representado pela Idade Média — e as “Luzes” — representadas pelo Iluminismo. II. A visão de uma Idade Média plena de cultura e da qual se originou a civilização europeia deve-se, em grande parte, ao século XIX, com o Romantismo. Assinale a) se apenas I estiver correta. b) se apenas le II estiverem corretas. c) se apenas II e III estiverem corretas. d) se apenas Ie III estiverem corretas. e) sell Ie III estiverem corretas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


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Iluminismo (História).g - Romantismo (História) - Retorno às Influências da Antiguidade Clássica

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Questões Parecidas

1(MACKENZIE- SP - 2011)Número Original: 47Código: 17193

Segundo Semestre, Junho - Prova A

Fundamentos do Iluminismo Despotismo Esclarecido Absolutismo
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2011
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“O fim último, causa final de desígnio dos homens (que amam naturalmente a liberdade e o domínio sobre os outros), ao introduzir aquela restrição sobre si mesmos sob a qual vemos viver nos Estados, é o cuidado com sua própria conservação e com a vida mais satisfeita. Quer dizer, o desejo de sair daquela mísera condição de guerra que é a consequência necessária [...] das paixões naturais dos homens, quando não há um poder visível capaz de os manter em respeito, forçando-os, por medo do castigo, ao cumprimento de seus pactos e ao respeito aquelas leis da natureza [...]”. “Portanto todo homem, pelo ato de [concordar] [...] com outros em formar um corpo político debaixo de um governo, se obriga para com cada um dos membros dessa sociedade a se submeter à determinação da maioria, e a ser governado por ela”. Pela análise dos excertos, conclui-se que a) o primeiro se refere às ideias anarquistas, uma vez que rejeita toda e qualquer prática de governo constituído pela burguesia, concebendo-o, como justo, se levar em conta os anseios e as reivindicações trabalhistas do conjunto da sociedade. b) o segundo refere-se às ideias liberais, uma vez que concebe o governo como um corpo autônomo e dotado de amplos poderes, capaz de suprimir as liberdades individuais em nome da vontade do governante (único capaz de salvaguardar os interesses da sociedade). c) ambos partem de pressupostos para conceber ideias sobre o governo: o primeiro, absolutista, o entende como um corpo punitivo e autoritário; o segundo, iluminista, o concebe como um corpo formado a partir das decisões e das vontades da maioria. d) ambos negam práticas coercitivas de poder, uma vez que, iluministas, entendem o governo como uma entidade formada pelas decisões da maioria, sendo suas leis e práticas elaboradas com o intuito de se evitarem conflitos pelo poder entre seus membros. e) o primeiro, absolutista, entende, por governo, um conjunto de regras e práticas elaboradas pela sociedade; o segundo, iluminista, concebe o governo como órgão fiscalizador, punitivo e autoritário, criado para se evitarem conflitos que levem os homens ao estágio anterior à sociedade.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
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2(ENEM- BR - 2010)Número Original: 44Código: 3561

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Amarela

Intradisciplinar Despotismo Esclarecido Representações do Imaginário sócio-político e cultural (História) Formação dos Estados Nacionais.g
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Questão de Vestibular - ENEM 2010
Questão de Vestibular - ENEM 2010
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VEMOS NOS VACINAR CONTRA O DESPOTESMOL quase lh QUINO. Toda Mafalda. São Pauio: Marins Fortes, 1991 Democracia: “regime político no qual a soberania é exercida pelo povo, pertence ao conjunto dos cidadãos ” JAPIASSÚ, H: MARCONDES, D. Diciono Básico de Filosofia. Rio de Janeiro: Zaha, 2008, Uma suposta “vacina” contra o despotismo, em um contexto democrático, tem por objetivo impedir a contratação de familiares para o serviço público. reduzir a ação das instituições constitucionais. combater a distribuição equilibrada de poder. evitar a escolha de governantes autoritários. voo oo restringir a atuação do Parlamento.


Opções de Resposta: 
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3(UNICAMP- SP - 2009)Número Original: 21Código: 4654

Segunda Fase

Iluminismo (História).g Inconfidência Mineira República da Espada intradisciplinar no enunciado
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2009
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Na busca de um herói para a República, quem atendeu as exigências da mitificação foi Tiradentes. O busto de Tiradentes idealizado em 1890 era a própria imagem de Cristo. A simbologia cristá apareceu em várias outras obras de arte da época. Mas Tiradentes não era apenas um herói republicano, era um herói do jacobinismo, dos setores mais radicais do Partido Republicano. Além do republicanismo, atribuía-se a Tiradentes um caráter plebeu, humilde, popular, em contraste com a elite econômica e cultural, aproximando-o assim do florianismo. (Adaptado de José Murilo de Carvalho, A formação das almas: imaginário da República no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 57-69.) a) De acordo com o texto, quais os significados associados à imagem de Tiradentes pela propaganda republicana no Brasil? b) Dê duas características políticas dos primeiros governos da república (Marechal Deodoro e Floriano Peixoto).


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4(PUC - RIO GRANDE DO SUL- RS - 2009)Número Original: 24Código: 12711

Verão

Liberalismo político e econômico (História) Intradisciplinar Despotismo Esclarecido Absolutismo
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Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2009
Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2009
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Coluna A 1. Economista do séc. XVIII 2. Déspota esclarecido(a) 3. Fisiocrata Coluna B () Quesnay (0) Turgot (0) Adam Smith () Catarina ll A numeração correta dos parênteses, de cima para baixo, é A) 1-2-3-3 B) 3-3-1-2 C) 2-2-1-3 D) 3-2-3-1 E) 3-1-2-2


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5(MACKENZIE- SP - 2010)Número Original: 51Código: 17723

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos II e III - Prova A

Intradisciplinar Iluminismo (História).g Absolutismo Revoluções na Idade Moderna
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2010
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As revoluções burguesas do século XVIII completaram o processo de transição do Feudalismo para o Capitalismo, derrubando o Antigo Regime e inaugurando a Época Contemporânea. A respeito da crise do Antigo Regime, considere I, II e III abaixo. I. A afirmação do capitalismo na França e a derruba do regime monárquico não afetaram unicamente os países do continente europeu, mas foram sentidos de forma significativa no restante do mundo que se integrava e se submetia à nova dinâmica capitalista. II. O processo de independência dos Estados Unidos, a difusão do pensamento iluminista - que forneceu as bases ideológicas para a edificação de um novo tipo de Estado - e a queda do absolutismo francês consolidaram as conquistas populares alcançadas nos demais países europeus nesse momento. II. Após a substituição da ordem política vigente no Antigo Regime, o desenvolvimento capitalista francês, pautado no crescimento do comércio e das finanças sob o comando da burguesia, não encontrou mais entraves para seu crescimento. Desse modo, a) somente I está correta. b) somente Ie II estão corretas. c) somente II e III estão corretas. d) somente I e III estão corretas. e) somente III está correta.


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