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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UNESP - 2007)Número Original: 1Código: 14973

Provas Específicas - Ciências Biológicas - Meio de Ano

Célula Vegetal Mitocôndrias - Cloroplastos (Fisiologia celular) Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2007
Questão de Vestibular - UNESP 2007
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Em uma prova de biologia, um aluno deparou-se com duas figuras de células. Uma figura representava uma célula vegetal e outra representava uma célula animal. Figura B Identifique qual das figuras, A ou B, representa a célula vegetal, citando as estruturas celulares que permitem ao es- tudante identificá-la corretamente. Qual(is) destas estruturas permite(m) utilizar a luz na produção da matéria orgânica de que necessita?


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Exatamente Igual

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Célula Vegetal - Mitocôndrias - Cloroplastos (Fisiologia celular)

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Questões Parecidas

1(UERJ- RJ - 2012)Número Original: 3Código: 9343

Discursivo

Experimentos (Fotossíntese) Célula Vegetal Mitocôndrias - Cloroplastos (Fisiologia celular) Rec
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Questão de Vestibular - UERJ 2012
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Em uma experiência, mediram-se, em presença do ar atmosférico, o consumo e à produção de oxigênio de uma planta em função da luminosidade a que estava submetida. A curva do gráfico abaixo indica os resultados da medição: produção de 0, intensidade luminosa consumo de O2 Identifique os dois pontos da curva que representam condições para o crescimento dessa planta a partir do acúmulo de reservas energéticas. Justifique sua resposta.


Veja a resolução para saber se acertou!

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2(UERJ - 2017)Número Original: 10Código: 6639006

Exame Discursivo

Características da concentração de íons potássio no interior das células guardas dos estômatos de plantas sob diferentes condições ambientais Identificação da espécie de planta presente em um ambiente quente e úmido por meio da abertura de estômatos Com gráfico de linhas (Biologia).t
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Questão de Vestibular - UERJ 2017
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Os estômatos são estruturas encontradas na maioria dos órgãos aéreos dos vegetais. Situados na epiderme, são formados por duas células-guarda que controlam a abertura de um orifício, o ostíolo. Eles desempenham papel fundamental na fotossíntese, pois permitem as trocas gasosas no vegetal. A abertura dos estômatos de duas espécies vegetais, A e B, foi monitorada em duas condições: uma das espécies foi mantida em ambiente quente e seco; a outra em ambiente quente e úmido. Observe, no gráfico, a porcentagem máxima de abertura dos estômatos verificada ao longo de um dia: s 8 fabertura máxima %) o 8 20- 6 8 10 12 14 1% 18 D 22 2 horas do dia Adaptado de HELLER et al. Physiologie végetale, | Nutrition. Paris: Dunod, 2004. Identifique a espécie mantida em ambiente quente e úmido. Justifique sua resposta. Indique se a concentração de fons potássio no interior das células-guarda da espécie A será maior ou menor em comparação à da espécie B, às 12 horas. Justifique sua resposta.


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3(UNESP - 2017)Número Original: 63Código: 6988653

Meio de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Reação química envolvendo hidrogênio e oxigênio que ocorre nos cloroplastos.t Identificação (Biologia) Reação química envolvendo hidrogênio e oxigênio que ocorre nas mitocrôndrias.t Reação química envolvendo hidrogênio e oxigênio que ocorre nos peroxissomos.t
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Questão de Vestibular - UNESP 2017
Questão de Vestibular - UNESP 2017
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Os elementos químicos hidrogênio e oxigênio estão presen- tes em todos os seres vivos. A combinação destes elementos pode formar a água, fundamental para a vida, assim como a agua oxigenada, tóxica para as células. As equações quimi- cas a seguir são exemplos de reações que ocorrem em seres vivos e que envolvem os elementos hidrogênio e oxigênio. 1. água — oxigênio + íons de hidrogênio 2. água oxigenada — água + gás oxigênio 3. oxigênio + íons de hidrogênio —s agua As reações químicas 1, 2 e 3 ocorrem, respectivamente, em A) cloroplastos, peroxissomos e mitocôndrias. B) peroxissomos, mitocôndrias e cloroplastos. (A) (B) (C) mitocôndrias, peroxissomos e cloroplastos. (D) mitocôndrias, cloroplastos e peroxissomos. (E) E) cloroplastos, mitocôndrias e peroxissomos.


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     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(UEL - 2016)Número Original: 1Código: 9436322

Segunda Fase - Prova Discursiva - Conhecimentos Específicos

Identificação dos polímeros encontrados nos seres vivos .f Identificação da estrutura vegetal formada por celulose .f Funções das diferentes estruturas celulares presentes nos vegetais .f Características gerais dos polímeros .f
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Questão de Vestibular - UEL 2016
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Celulose fabricada em laboratório O feito é de uma equipe de químicos japoneses da Universidade de Kyoto. Eles conseguiram, pela primeira vez, sintetizar em laboratório o polímero natural mais abundante do planeta, a celulose. Existem mais de cinquenta polímeros de glicose. O modo como a interligação é feita dá à celulose propriedades especiais. Na natureza, ela é o componente das células das plantas. Os químicos estão animados. A celulose sintética pode se tornar uma importante matéria-prima para anticoagulantes e remédios que atacam tumores causados por vírus. (Adaptado de: . Acesso em: 30 abr. 2015.) Com base no texto e nas características da celulose, responda aos itens a seguir. a) Em qual estrutura das células vegetais esse polímero sintetizado em laboratório pode ser encontrado? Qual a sua função nessa estrutura? b) Tanto polímeros naturais quanto sintéticos têm propriedades estruturais semelhantes. Explique o que é um polímero e cite dois exemplos de polímeros encontrados nos seres vivos.


Veja o vídeo para saber a resposta!

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5(FAMERP - 2018)Número Original: 3Código: 7908800

Segundo Dia - Conhecimentos Específicos

Consequências da redução de mitocôndrias para as células musculares e neurônios .f Características da síndrome de depleção do DNA mitocondrial .f Probabilidades envolvendo herança autossômica .f Identificação da molécula fundamental ao metabolismo celular sintetizada pelas mitocôndrias.t
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Questão de Vestibular - FAMERP 2018
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O bebê Charlie Gard, de 11 meses, morreu devido à Síndrome de Depleção do DNA mitocondrial, doença muito rara, que causa a morte precoce. Essa síndrome é determinada por uma mutação no gene autossômico RRM2B, situado no núcleo celular. Essa mutação faz com que o gene não produza uma proteina essencial para a síntese de DNA mitocondrial, o que provoca uma redução na quantidade dessas organelas, afetando principalmente células musculares e neurônios, como ocorreu com o bebê Charlie. (Folha de S.Paulo, 05.07.2017. Adaptado.) a) Qual molécula fundamental ao metabolismo celular é sintetizada pelas mitocôndrias? Por que a redução da quantidade de mitocôndrias afeta principalmente células musculares e neurônios? b) Considerando que os pais de Charlie não possuem a síndrome e que as mitocôndrias são herdadas da linhagem ma- terna, por que a mãe de Charlie não apresenta a doença? Qual a probabilidade de os pais de Charlie gerarem outra criança com a mesma síndrome?


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