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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UNESP - 2008)Número Original: 55Código: 14852

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Estado-Nação e Nacionalismo
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Questão de Vestibular - UNESP 2008
Questão de Vestibular - UNESP 2008
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Há uma encruzilhada de três estradas sob a minha cruz de estrelas azuis: três caminhos se cruzam — um branco, um verde e um preto — três hastes da grande cruz/ E o branco que veio do norte, e o verde que veio da terra, e o preto que veio do leste derivam, num novo caminho, completam a cruz/ unidos num só, fundidos num vértice. (Guilherme de Almeida, Raça.) Nessa visão poética da história do povo brasileiro, o autor (A) refere-se ao domínio europeu e à condição subalterna dos africanos na formação da nacionalidade. (B) trata dos seus três grupos étnicos, presentes desde a colonização, mesclados numa síntese nacional. (C) critica o papel desempenhado pelos jesuítas sobre por- tugueses, índios e negros na época colonial. (D) expressa idéias e formas estéticas do movimento român- tico do século XIX, que enaltecia a cultura negra. (E) elogia o movimento nacionalista que resultou na implan- tação de regimes políticos autoritários no Brasil.


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     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


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Estado-Nação e Nacionalismo

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Questões Parecidas

1(USP - 2021)Número Original: 40Código: 9147489

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Questões de identificações (Hist.) Consequências da difusão do nacionalismo na Europa industrializada do final do século XIX.f
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Questão de Vestibular - USP 2021
Questão de Vestibular - USP 2021
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A ascensão de regimes autoritários na Europa nas primeiras décadas do século XX teve o amparo de milícias que arregimentaram uma legião de indivíduos de origem social heterogênea. Dentre estes grupos, destaca(m)-se: (A) A Tropa de Proteção (SS), que foi uma organização paramilitar incumbida de organizar as manifestações de massa em apoio ao nazismo. (B) Os Camisas Negras, que usaram ações violentas, intimidação e assassinatos contra opositores políticos de Mussolini. (C) A Seção de Assalto (SA), que foi uma organização paramilitar responsável por assegurar os interesses nazistas nos territórios ocupados. (D) As Falanges espanholas, que foram empregadas na realização de atentados contra monarquistas e membros da comunidade judaica. (E) As milícias salazaristas, que atuaram para garantir a resistência contra os interesses portugueses na Ásia.


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     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(PUC-CAMPINAS - 2018)Número Original: 13Código: 6887928

Verão - Primeiro Dia - Azul (Direito)

Aspectos da unificação italiana e alemã no contexto político e econômico do século XIX .f
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Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2018
Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2018
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O culto do progresso e da ciência, bem como o naciona- lismo compuseram a mentalidade de parte das elites europeias do século XIX, período em que diversas bur- guesias atuaram em prol da unificação nacional, em seus países. Nesse contexto, Itália e Alemanha, em compara- ção com outras nações europeias, (A) (B) (C) (D) (E) tardaram a se unificar, pois abrigavam diferentes povos e dialetos, além de sofrerem oposição do Império Austríaco a essa unificações. tiveram processos pioneiros de unificação, uma vez que o interesse na unificação da moeda e no es- tabelecimento de barreiras alfandegárias visando o progresso econômico prevaleceu sobre as dife- renças internas existentes. enfrentaram poucos obstáculos em seu processo de unificação, por contarem com a pronta adesão de nobres que controlavam pequenos reinos autôno- mos, a quem não interessava a perda do poder lo- cal. contaram com o apoio do Vaticano para se tornarem Estados-nações, pois a Igreja Católica optou por apoiar as burguesias em ascensão e, dessa forma, continuar influente nesses países. conquistaram sua condição de Estado-nação após séculos de guerras internas sangrentas, uma vez que autoridades monárquicas mobilizaram grandes exércitos populares para se oporem às burguesias.


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3(UNEB - 2019)Número Original: 32Código: 7941707

Medicina e Demais Cursos - Caderno 1

Aspectos e características das manifestações nacionalistas a partir do século XIX .f
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Questão de Vestibular - UNEB 2019
Questão de Vestibular - UNEB 2019
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O nacionalismo se manifestou de diversas maneiras e através de várias facetas, no decorrer do desenvolvimento da história das civilizações, como se pode inferir (A) na formação e na centralização política dos Estados Nacionais, cujos interesses liberais burgueses se chocavam com o poder absolutista real, defensor de uma política mercantilista que obstaculizava o surgimento de um mercado nacional. no Renascimento Cultural, que reforçou a identidade cultural na Itália, levando ao processo de centralização política e criando condições para a expansão econômica sobre o Mar Mediterrâneo e o controle das rotas de especiarias. no conflito entre o império napoleônico, que buscava submeter os povos livres à França imperialista, com a Inglaterra, defensora dos princípios democráticos e da autodeterminação dos povos, concretizados na Declaração dos Direitos, no processo da Revolução Gloriosa. nos movimentos liberais contra a tentativa de reestabelecimento do Antigo Regime, através do Congresso de Viena e da Santa Aliança, e nas ações da Primavera dos Povos, em 1848, que teve a participação da classe trabalhadora, e a presença das ideias socialistas. no processo de descolonização africana, através do pan-africanismo, que resultou na criação da Organização da Unidade Africana (OUA) e no redimensionamento das fronteiras nacionais, respeitando-se as identidades étnicas e culturais.


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4(ENEM - 2017)Número Original: 87Código: 6888970

Segunda Aplicação - Primeiro Dia - Prova Amarela

Consequências da difusão do nacionalismo na Europa industrializada do final do século XIX.f
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Questão de Vestibular - ENEM 2017
Questão de Vestibular - ENEM 2017
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O dicionário da Real Academia Espanhola não usa a terminologia de Estado, nação e língua no sentido moderno. Antes de sua edição de 1884, a palavra nación significava simplesmente “o agregado de habitantes de uma província, de um país ou de um reino” e também “um estrangeiro”. Mas agora era dada como “um Estado ou corpo político que reconhece um centro supremo de governo comum”. HOBSBAWM, E. J. Nações e nacionalismo (desde 1870). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990 (adaptado). A ideia de nação como lugar de pertencimento, ao qual os indivíduos têm ligação por nascimento, constitui-se na Europa do final do século XIX. Sua difusão resultou @® na rápida ascensão de governos com maior participação popular, dado que a unidade nacional anulava as diferenças sociais. @® na construção de uma cultura que incorporava todas as parcialidades equilibradamente dentro de uma identidade comum. O na imposição de uma única língua, cultura e tradição as diferentes comunidades agregadas ao Estado nacional. O na anulação pacífica das diferenças étnicas existentes entre as comunidades que passaram a compor a nacionalidade. & em um intenso processo cultural marcado pelo protagonismo das populações autóctones.


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5(PUC-CAMPINAS - 2017)Número Original: 37Código: 6887524

Inverno - Primeiro Dia - Azul (Direito)

Estado-Nação e Nacionalismo
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Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2017
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No final do XIX, as regiões de população germânica (que posteriormente integrariam a Alemanha) passaram por um processo de formação de um Estado nacional. Esse processo foi caracterizado (A) (B) (C) (D) (E) pela ratificação, por meio de um amplo plebiscito, da decisão de que a língua e a cultura alemã fossem consideradas “nacionais” em todas as regiões habitadas por povos da raça ariana. pela adesão das elites burguesas vinculadas a diferentes estados ao movimento cultural do romantismo, que se impôs com forte carga nacionalista e como forma de a jovem burguesia de Viena se contrapor às velhas aristocracias alemãs. por violentas guerras travadas entre o exército da Prússia, liderado por Bismarck, contra a França e a Áustria para conso- lidar um Império Alemão sob o comando de Guilherme TI. pelo apoio dos Habsburgos à formação de um império vizinho que irmanasse as duas principais regiões de língua alemã (Alemanha e Áustria) a fim de consolidar uma aliança política entre Estados distintos, porém ancorada na identidade co- mum possibilitada pela cultura germânica. pelo impacto positivo da reformulação de leis alfandegárias que contribuíram para criar um próspero “mercado comum alemão”, favorecendo o desenvolvimento da região e estimulando o nacionalismo popular que resultaria em movimentos revolucionários camponeses pró-unificação.


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