Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UNESP - 2012)Número Original: 20Código: 13503

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Textos Científicos (Interpretação de textos) Anáfora (Coesão textual)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - UNESP 2012
Questão de Vestibular - UNESP 2012
Exibir texto da questão

Considerando que o pronome o, usado na sequência que o deve conduzir, tem valor anafórico, isto é. faz referência a um termo já enunciado no último parágrafo, identifique esse termo. (A) Ensino literário. (B) Professores de Letras. (C) Acordo. (D) Espírito. (E) Grande diálogo.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 24

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Textos Científicos (Interpretação de textos) - Anáfora (Coesão textual)

Exibir Questões - UNESP

Questões Parecidas

1(USP - 2021)Número Original: 6Código: 9237297

Segunda Fase - Primeiro Dia

Textos Científicos (Interpretação de textos)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - USP 2021
Exibir texto da questão

Considere o texto a seguir para responder à questão. No Brasil, a educação a distância só estava autorizada para o ensino superior (de maneira completa ou até 40% dos cursos presenciais) e uma parte do ensino médio (até 30% da carga horária do período noturno e 20% do diurno). A legislação brasileira atual não permite que a educação infantil e o ensino fundamental sejam feitos por EAD. Porém, diante da emergência de saúde pública e da situação atípica na educação, diversas flexibilizações foram adotadas para que os alunos pudessem dar prosseguimento às aulas de maneira remota. Marcio Kowalski, professor do curso de Rádio, TV e Internet da Metodista, calcula que entre 30% e 50% dos seus alunos têm dificuldade para acompanhar o curso. Quando está dando aula, por exemplo, diz que alguns estudantes ficam repetidamente caindo e entrando na chamada de vídeo. “Não são todos que podem ter aquele clichê do computador com a estante de livros bonita atrás”, brinca. |. Paz, “Desafios do ensino remoto na pandemia”. Adaptado a) Oqueo professor quis dizer ao proferir a frase “Não são todos que podem ter aquele clichê do computador com a estante de livros bonita atrás”? b) No período “Quando está dando aula, por exemplo, diz que alguns estudantes ficam repetidamente caindo e entrando na chamada de vídeo”, explique o emprego da expressão sublinhada.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




2(UERJ- RJ - 2009)Número Original: 13Código: 9921

Segundo exame de qualificação

Anáfora (Coesão textual)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - UERJ 2009
Exibir texto da questão

Alguns vocábulos possuem a propriedade de retomar integralmente uma idéia já apresentada antes. Essa propriedade é observada no vocábulo grifado em: (4) “Acordou com os berros da bicharia lá em baixo” (£. 2) (B) “Tomou-o um respeito cheio de inveja” (£. 19) (C) “Então resolveu ir brincar com a Máquina” (£. 23) (D) “Estava nostálgico assim.” (¢. 41-42)


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(UERJ- RJ - 2008)Número Original: 4Código: 10167

Segundo exame de qualificação

Anáfora (Coesão textual)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - UERJ 2008
Exibir texto da questão

Na estruturação dos períodos, existem elementos que, ao se referirem a palavras e expressões já mencionadas, contribuem para a coesão textual da narrativa Um desses elementos coesivos encontra-se adequadamente destacado no seguinte fragmento (A) “No oitavo dia sentimos que tudo conspirava contra nós.” (£. 1-2] [B] “Nossos corpos tinham chegado a um entendimento que era além do amor,” (£. 24-26) [C) “e ela abrira pensando que fosse eu," (4. 58-59) ID) “senti que ela me disse isso num instante, num olhar entretanto lento” (£. 63-64)


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(UNESP- SP - 2012)Número Original: 19Código: 13487

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Textos Científicos (Interpretação de textos)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - UNESP 2012
Questão de Vestibular - UNESP 2012
Exibir texto da questão

No segundo parágrafo do fragmento apresentado, Todorov afirma que Todos os “métodos” são bons, desde que conti- nuem a ser meios, em vez de se tornarem fins em si mesmos. O autor defende, com essa afirmação, o argumento segundo o qual o verdadeiro valor de um método de análise literária (A) consiste em ser exato e perfeito, superior a todos os de- mais. (B) está em ser completo: quando terminar a análise, nada mais deve restar a explicar. (C) consiste em servir de instrumento adequado à análise e interpretação da obra. (D) reside no fato de que. depois de aplicado, deve ser substi- tuído por outro melhor. (E) é mostrar mais suas próprias virtudes que as da obra foca- lizada.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




5(UNESP- SP - 2012)Número Original: 17Código: 13488

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Textos Científicos (Interpretação de textos)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - UNESP 2012
Questão de Vestibular - UNESP 2012
Exibir texto da questão

Ter como professores Shakespeare e Sófocles, Dostoievski e Proust não é tirar proveito de um ensino excepcional? Esta questão levantada por Todorov. no contexto do terceiro parágrafo, significa: (A) (B) (©) (D) (E) O conhecimento enciclopédico desses autores, manifesta- do em suas obras, equivale a um verdadeiro curso univer- sitário. Por se tratar de autores de nacionalidades e épocas dife- rentes, a leitura de suas obras traz conhecimentos impor- tantes sobre seus respectivos países. Esses autores escreveram com a intenção fundamental de passar ensinamentos para seus contemporâneos e a poste- ridade. A leitura das obras desses autores, que focalizam admi- ravelmente o homem e o humano, seria de excepcional utilidade para os estudantes de relações humanas. A leitura desses autores não acrescenta nada de excepcio- nal ao ensino.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?