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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UECE - 2023)Número Original: 27Código: 12798214

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1 - Filosofia e Sociologia

Considerações sociológicas sobre o sentido dos símbolos e das representações sociais construídas pelas sociedades .f
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Questão de Vestibular - UECE 2023
Questão de Vestibular - UECE 2023
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Na perspectiva de Émile Durkheim, os ritos religiosos são modos de ação ou práticas determinadas pelas crenças que prescrevem certas maneiras de agir revestidas pela ideia do sagrado. As crenças religiosas, no todo, orientam condutas e formas de pensar e imaginar o mundo social, mas o ritual, de forma específica, separa decisivamente o que é sagrado do que é profano para os fiéis adeptos e mantenedores de uma dada crença religiosa. Na verdade, um ritual em si mesmo é algo sagrado para os membros de uma religião, e tudo deve ser feito para que se evite qualquer profanação na sua realização. Partindo do exposto, é correto concluir que é exemplo de ritual A) a Comunhão na missa católica, em que, simbolicamente, se reparte o corpo e o sangue de Jesus Cristo. B) ouso de cocares e penachos de aves pelos grupos indígenas quando reivindicam suas terras. C) a encenação da dança do Toré indígena feita por um grupo artístico cearense em um centro de eventos. D) o pensamento elevado aos céus, para Deus, quando os cristãos se defrontam em dificuldades na vida.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
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     D     
     E     


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Considerações sociológicas sobre o sentido dos símbolos e das representações sociais construídas pelas sociedades .f

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1(UEL - 2022)Número Original: 23Código: 12917996

Fase Única - Prova de conhecimentos e redação - Tipo 1

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Questão de Vestibular - UEL 2022
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Lara Croft é uma personagem bastante popular na cultura contemporânea. Na indústria dos games, assim como no universo da propaganda, circulam significados e representações sobre diferentes aspectos do mundo social. Entre eles, os corpos femininos cuja objetificação é uma estratégia comunicacional muito frequente. Com base nos conhecimentos da crítica sociológica sobre a representação dos corpos na propaganda, consi- dere as afirmativas a seguir. Il. As experiências corporais são constitutivas da formação das identidades e, quando retratadas pela propa- ganda de forma homogênea ou estereotipada, podem contribuir para os fenômenos de invisibilizar certos grupos ou gerar e reforçar preconceitos. Il. O conceito de indústria cultural, concebido pelos filósofos que estudaram as propagandas e as imagens mi- diáticas características do capitalismo, refere-se às estratégias de objetificação e representação do corpo feminino, presentes na indústria dos games. II. O corpo feminino é retratado nas propagandas de games e nos produtos de beleza, de modo que seus atributos naturais — perfeição, harmonia e sensualidade — sejam destacados, a fim de garantir às mulheres o reconhecimento social e a valorização, pelas quais lutam os movimentos de mulheres. IV. Utilizar corpos femininos elegantes, brancos, esbeltos, “perfeitos” em propagandas, é uma forma de asso- ciar ao produto atributos subjetivos, fazendo com que os consumidores se identifiquem com os “benefi- cios” do produto, estimulando e facilitando o consumo. Assinale a alternativa correta. a) Somente as afirmativas | e Il são corretas. b) Somente as afirmativas | e IV são corretas. c) Somente as afirmativas Ill e IV são corretas. d) ) e Somente as afirmativas |, Ile Ill são corretas. Somente as afirmativas Il, Ille IV são corretas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UEL - 2022)Número Original: 28Código: 12918001

Fase Única - Prova de conhecimentos e redação - Tipo 1

Considerações sociológicas sobre o sentido dos símbolos e das representações sociais construídas pelas sociedades .f
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Questão de Vestibular - UEL 2022
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Leia o texto a seguir. Como um elemento constitutivo das relações sociais baseadas nas diferenças percebidas, o gênero implica [...] os símbolos culturalmente disponíveis que evocam representações simbólicas (e com frequência contra- ditórias) - Eva e Maria como símbolos da mulher, por exemplo, na tradição cristã ocidental - mas, também mitos de luz e escuridão, purificação e poluição, inocência e corrupção. SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade, Porto Alegre, 20(2), p.71-99, jul/dez. 1995, p. 86. Pandora é um mito que carrega consigo representações simbólicas da mulher e do universo feminino. Com base nos conhecimentos socioantropológicos sobre símbolos e representações sociais, assinale a alternativa correta. a) Para o interacionismo simbólico, as representações culturais dos papéis masculinos e femininos são universais por- que correspondem à função de promover a cooperação na família nuclear. b) Para o culturalismo, a capacidade de criação de símbolos é uma característica que equipara os seres humanos a outros animais, o que se comprova pela presença das diferenças sexuais nesses dois domínios. c) Para o estruturalismo, o feminino como representação de poluição e desgraças sociais decorre de simbologias pro- duzidas pelas sociedades matriarcais, as quais deram origem à formação da propriedade privada. d) Para o funcionalismo, as representações sociais são expressões da consciência coletiva e esta tem como função orientar as consciências individuais com vistas à produção da coesão social. e) Para o evolucionismo, a relação das mulheres com a natureza nas sociedades tradicionais criou, na sociedade moderna, os símbolos de mulheres autônomas, poderosas e socialmente respeitadas.


Opções de Resposta: 
     A     
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3(UEA - 2021)Número Original: 14Código: 12962635

SIS - Primeira Série - Triênio 2022 a 2024

Questões de identificações (Sociologia) Considerações sociológicas sobre o sentido dos símbolos e das representações sociais construídas pelas sociedades .f Oriente Médio.b
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Questão de Vestibular - UEA 2021
Questão de Vestibular - UEA 2021
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Desejando ver o rosto da moça, Aladim se escondeu atrás da porta dos banhos. Quando a filha do sultão chegou perto da porta, tirou o véu, e Aladim pôde ver seu rosto atra- vés de uma fresta. Era a primeira vez em sua vida que Aladim via uma mulher sem véu que não sua mãe. Ficou encantado com aquela visão. (Paulo Sérgio de Vasconcellos. As mil e uma noites: contos selecionados.) O excerto retrata um dos costumes mais conhecidos no oci- dente em relação às mulheres muçulmanas: o uso do véu. A recomendação deste preceito, de acordo com a cultura mu- çulmana, relaciona-se (A) aos períodos de convívio entre familiares. (B) à hegemonia feminina sobre seus pais e maridos. ) ) (C) aos cuidados com a aparência e a exposição ao sol. (D) à distinção e preservação das mulheres islâmicas. ) (E) aos momentos de orações diárias especificamente.


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4(UPE - 2023)Número Original: 44Código: 13041325

SSA 1 - Sistema Seriado de Avaliação - Primeira Fase - Primeiro Dia

Questões com imagens (sociologia).g Considerações sociológicas sobre o sentido dos símbolos e das representações sociais construídas pelas sociedades .f
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Questão de Vestibular - UPE 2023
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Observe as imagens e os textos a seguir. (Cenas do documentário sueco “Arquitetura da destruição” de Peter Cohen, 1989) Arquitetura da destruição é um documentário sueco dirigido e produzido por Peter Cohen que explora as relações do regime nazista com a arte. Explora, entre outros pontos, a relação da arte com a propaganda nazista e a condenação da arte moderna tida como degenerada pelo regime. Exposição no Museu de Arte do Rio resgata histórias apagadas pelo racismo - Mundo Negro (MN) Redação "Liberata", por Michel Cena7. Foto: Jeivison José “Coleção MAR + Enciclopédia Negra” apresenta retratos de personalidades negras criados por artistas negros contemporâneos. Após uma passagem pela Pinacoteca do Estado de São Paulo em 2021, a mostra “Enciclopédia Negra” ganha nova montagem no Museu de Arte do Rio, com abertura em 7 de maio. Originalmente, a exposição exibia os retratos de mais de 100 personalidades negras da história brasileira, criados por 36 artistas negros contemporâneos. As obras foram produzidas para ilustrar o livro de mesmo nome, lançado em 30 de março de 2021 pela Companhia das Letras. O projeto, organizado por Flávio Gomes, Jaime Lauriano e Lilia Schwarcz, traz 417 verbetes sobre personalidades históricas e anônimas cujas atuações se destacaram ao longo de quatro séculos de Brasil, em um trabalho de resgate da memória daqueles que foram apagados pelo racismo e pelo colonialismo, que levou mais de seis anos para ser finalizado. Disponível em: https://mundonegro.inf.br/exposicao-no-museu-de-arte-do-rio-resgata-historias-apagadas-pelo-racismo/. Acesso em 20/07/2022 Conforme os textos e as imagens, o que podemos dizer sobre o gosto estético? a) Porser subjetivo, o gosto estético está relacionado a preferências pessoais. b) Dada a sua objetividade, o gosto estético é produzido pela razão. c) Ogosto estético é uma construção individual. d) O gosto estético é construído histórica e socialmente. e) Não há relações entre o gosto estético e a sociedade.


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5(UPE - 2023)Número Original: 41Código: 13054894

SSA 2 - Sistema Seriado de Avaliação - Segunda Fase - Segundo Dia

Questões com imagens (sociologia).g Considerações sociológicas sobre o sentido dos símbolos e das representações sociais construídas pelas sociedades .f
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Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UPE 2023
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Leia o texto a seguir. O ser humano utiliza ícones para expressar, relatar, propagar e exemplificar suas experiências, porém, mesmo que auxiliem a comunicação escrita, não a substituem. No entanto, a rede semântica muda de acordo com o momento, as circunstâncias e as tecnologias distintas que propiciam experiências distintas desde as cavernas até os Emojis utilizados em comunicação virtual. Portanto, os ícones são capazes de propagar informações independentemente do canal e da época em que são utilizados. CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE, 18., 2016, Caruaru. Reactions do Facebook: a necessidade das expressões humanas na rede social [...]. Caruaru: Intercom, 2019, p. 06-09. (Adaptado) Os símbolos utilizados pelos sujeitos nas redes sociais podem funcionar, sociologicamente, como um(a) a) sanção social, proibindo a exposição de imagens privadas ou relações de conflitos e permitindo uma desagregação dos subgrupos socioculturais. b) representação pictórica única e singular do sujeito, em que o significado e os sentidos são privados. c) mecanismo de sustentação do grupo por meio do compartilhamento dos significados simbólicos. d) instrumento de obediência a uma crença religiosa ou ritualística, escolhida pelas redes sociais e definida pelo poder exercido no grupo. e) facilitador da criatividade e da criticidade em torno desses símbolos, estimulando a rejeição aos significados neles contidos.


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