Leia o texto a seguir.
O ser humano utiliza ícones para expressar, relatar, propagar e exemplificar suas experiências, porém,
mesmo que auxiliem a comunicação escrita, não a substituem. No entanto, a rede semântica muda de acordo
com o momento, as circunstâncias e as tecnologias distintas que propiciam experiências distintas desde as
cavernas até os Emojis utilizados em comunicação virtual. Portanto, os ícones são capazes de propagar
informações independentemente do canal e da época em que são utilizados.
CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE,
18., 2016, Caruaru. Reactions do Facebook: a necessidade das expressões humanas na rede social
[...]. Caruaru: Intercom, 2019, p. 06-09. (Adaptado)
Os símbolos utilizados pelos sujeitos nas redes sociais podem funcionar, sociologicamente, como um(a)
a) sanção social, proibindo a exposição de imagens privadas ou relações de conflitos e permitindo uma
desagregação dos subgrupos socioculturais.
b) representação pictórica única e singular do sujeito, em que o significado e os sentidos são privados.
c) mecanismo de sustentação do grupo por meio do compartilhamento dos significados simbólicos.
d) instrumento de obediência a uma crença religiosa ou ritualística, escolhida pelas redes sociais e definida
pelo poder exercido no grupo.
e) facilitador da criatividade e da criticidade em torno desses símbolos, estimulando a rejeição aos significados
neles contidos.