Lara Croft é uma personagem bastante popular na cultura contemporânea. Na indústria dos games, assim como
no universo da propaganda, circulam significados e representações sobre diferentes aspectos do mundo social.
Entre eles, os corpos femininos cuja objetificação é uma estratégia comunicacional muito frequente.
Com base nos conhecimentos da crítica sociológica sobre a representação dos corpos na propaganda, consi-
dere as afirmativas a seguir.
Il. As experiências corporais são constitutivas da formação das identidades e, quando retratadas pela propa-
ganda de forma homogênea ou estereotipada, podem contribuir para os fenômenos de invisibilizar certos
grupos ou gerar e reforçar preconceitos.
Il. O conceito de indústria cultural, concebido pelos filósofos que estudaram as propagandas e as imagens mi-
diáticas características do capitalismo, refere-se às estratégias de objetificação e representação do corpo
feminino, presentes na indústria dos games.
II. O corpo feminino é retratado nas propagandas de games e nos produtos de beleza, de modo que seus
atributos naturais — perfeição, harmonia e sensualidade — sejam destacados, a fim de garantir às mulheres
o reconhecimento social e a valorização, pelas quais lutam os movimentos de mulheres.
IV. Utilizar corpos femininos elegantes, brancos, esbeltos, “perfeitos” em propagandas, é uma forma de asso-
ciar ao produto atributos subjetivos, fazendo com que os consumidores se identifiquem com os “benefi-
cios” do produto, estimulando e facilitando o consumo.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas | e Il são corretas.
b) Somente as afirmativas | e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas Ill e IV são corretas.
d)
)
e
Somente as afirmativas |, Ile Ill são corretas.
Somente as afirmativas Il, Ille IV são corretas.