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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UNITAU - 2022)Número Original: 18Código: 11861723

Vestibular de Inverno - Medicina - Primeira Fase

Questões com causas ou consequências (Hist.) Brasil.b Sentido político, econômico e cultural das manifestações e obras artísticas do modernismo brasileiro na década de 1920 .f
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Questão de Vestibular - UNITAU 2022
Questão de Vestibular - UNITAU 2022
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Vários modernismos surgiram, ao mesmo tempo, revelando um movimento plural que respondia à entrada de uma nova linguagem e visão do Brasil. E, se o agito foi variado, coube à experiência paulista de 1922 catalisar a percepção desse momento em que confluíram ideias, contestações e anseios dispersos pelo país. (...) O intento era renovar o ambiente artístico e cultural, adotando experiências estéticas de vanguarda que ocorriam na Europa — como o futurismo italiano, o cubismo, o expressionismo — mas fazendo uso de uma régua brasileira. SCHWARCZ, Lilia Moritz e STARLING, Heloísa Murgel. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015, p. 338. Adaptado. A Semana de Arte Moderna de 1922 ocorreu entre 11 e 18 de fevereiro, no Teatro Municipal, com a participação de intelectuais como Mario de Andrade e Oswald de Andrade, e artistas como Anita Malfati, Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, entre outros. O período histórico foi caracterizado por agitação política relacionada à contestação da República Velha (1889- 1930) e da luta por direitos dos trabalhadores. Sua representatividade na história e na cultura brasileira está relacionada: a) à valorização da cultura brasileira, com a rejeição de todas as formas de influência estrangeira na arte nacional para renovar o ambiente artístico e cultural nacional. b) à abertura da cultura brasileira às experiências estéticas de vanguarda europeias, pois a tradição brasileira era a recusa de modelos culturais do exterior. c) às inquietações do período, com a associação entre a renovação do ambiente artístico e cultural a partir da combinação entre as experiências estéticas de vanguarda europeias e a cultura brasileira. d) à impopularidade, pois a Semana de Arte Moderna de 1922 foi ignorada por décadas, em razão das suas propostas, que rejeitavam a arte brasileira, por prestigiar somente experiências estéticas de vanguarda europeias. e) ao impacto da Semana de Arte Moderna de 1922, que foi imediato, com a renovação total do ambiente artístico e cultural nacional a partir das experiências estéticas de vanguarda europeias.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


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Sentido político, econômico e cultural das manifestações e obras artísticas do modernismo brasileiro na década de 1920 .f

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Questões Parecidas

1(FGV - SP- SP - 2012)Número Original: 57Código: 6077766

Primeiro Semestre - Economia - Primeira Fase - Manhã

Brasil.b Sentido político, econômico e cultural das manifestações e obras artísticas do modernismo brasileiro na década de 1920 .f
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Questão de Vestibular - FGV - SP 2012
Questão de Vestibular - FGV - SP 2012
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A Semana de 22 não foi um fato isolado e sem origens. As discussões em tono da necessidade de renovação das artes sur- gem em meados da década de 1910 em textos de revistas e em exposições, como a de Anita Malfatti em 1917. Em 1921 já existe, por parte de intelectuais como Oswald de Andrade e Menotti Del Picchia, a intenção de transformar as comemorações do centenário em momento de emancipação artística. (...) (wwwitaucultural.org.bs) Em geral, os artistas participantes da Semana de Arte Modema propunham (A) que a arte, especialmente a literatura, abandonasse as preocupações com os destinos brasileiros e se voltasse para o princípio da arte pela arte. (B) arejeição ao conservadorismo presente na produção artis- tica brasileira, defendendo novas estéticas e temáticas, como a discussão sobre as questões brasileiras. (C) que os artistas estabelecessem vínculos com correntes filosóficas, mas não com projetos políticos e ideológicos, fossem estes progressistas ou conservadores. (D) o reconhecimento da superioridade da arte europeia e da importância da civilização portuguesa no notável desenvolvimento cultural brasileiro. (E) que apenas as artes plásticas, com destaque para a pintura, poderiam representar avanços revolucionários em direção a uma arte de fato inovadora.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(FAMERP - 2022)Número Original: 27Código: 11428746

Primeiro Dia - Conhecimentos Gerais

São Paulo.b Sentido político, econômico e cultural das manifestações e obras artísticas do modernismo brasileiro na década de 1920 .f
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Questão de Vestibular - FAMERP 2022
Questão de Vestibular - FAMERP 2022
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Dez anos! Caramba! O tempo metralha os dias como a cinta de uma arma automática! Vai para uma década que se realizou em São Paulo, [naquele momento] o estado líder da Federação, a Revolução intelectual do Brasil (Apud: Marcos Augusto Gonçalves. 1922: a semana que não terminou, 2012.) O excerto faz parte de um artigo de Menotti del Picchia, publi- cado na Folha da Manhã, em 1932, sobre a Semana de Arte Moderna. Nele, del Picchia (A) associa o evento ao poder financeiro paulista e a um pro- jeto de ampla renovação estética (B) atesta a falência do ideário estético do evento cultural, que estava sendo arduamente criticado. (C) enfatiza o caráter regionalista do evento, que provocou desinteresse no resto do país pelas novas ideias. (D) ressalta a relação direta entre o evento e a Revolução constitucionalista paulista. (E) destaca a fluidez da passagem do tempo, que rapida- mente tomou obsoleto o projeto político do evento.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(UNICAMP - 2022)Número Original: 1Código: 11674940

Segunda Fase - Segundo Dia - Ciências Biológicas e Saúde

São Paulo.b Questões com imagens (Hist.) Questões com gráficos e tabelas (Hist.).g Sentido político, econômico e cultural das manifestações e obras artísticas do modernismo brasileiro na década de 1920 .f
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2022
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Na virada do século XIX para o XX, o Modernismo se constrói com base em um conjunto de ideias que vinha transformando a cultura e a sensibilidade europeias. Predominava o imaginário de ruptura e de libertação do passado, visto como um fardo a ser abandonado. Essa percepção do modernismo como urgência de uma demanda de tornar-se novo foi particularmente experimentada no Brasil. Realizada no Teatro Municipal de São Paulo, nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922, a Semana de Arte Moderna assumiu o papel de acontecimento fundador do moderno Brasileiro. Desde o início do século XX, porém, movimentos culturais relacionados ao advento de uma sensibilidade modernista vinham acontecendo em diversas cidades brasileiras. Ocorre que as dinâmicas e os ritmos culturais desses lugares não necessariamente condiziam com o perfil urbano e industrial-tecnológico de São Paulo. A coexistência do arcaico e do moderno, marcando distintas temporalidades, era uma realidade na vida cultural brasileira. (...) Assim, criar o “novo” significava construir vínculos de pertencimento com o repertório das tradições populares. O novo jamais é inteiramente novo. (Adaptado de M. Velloso, História e Modernismo. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, pp. 20, 21, 28.) a) As interpretações sobre o modernismo enquanto movimento cultural e artístico não raro se concentram em pares de conceitos polarizados como tradicional/moderno ou local/internacional. Identifique, para cada conceito indicado na tabela (que aparece no espaço da resposta), um elemento presente na imagem. Não repita elementos nas células. Ismael Nery (Belém 1909 — Rio de Janeiro 1934), Autorretrato, óleo sobre tela, 129 x 84 cm, 1927, coleção particular. b) A obra de Ismael Nery é representativa do modernismo no Brasil. Com base na leitura do texto e na análise da imagem, identifique e analise a distinção entre o modernismo na Europa e no Brasil. Resolução (será considerado apenas o que estiver escrito com caneta dentro deste espaço). a) Tradicional Local Moderno Internacional


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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4(PUC-CAMPINAS - 2021)Número Original: 41Código: 12988881

Prova Geral - Direito

Questões de identificações (Hist.) Errata (Gabarito) Sentido político, econômico e cultural das manifestações e obras artísticas do modernismo brasileiro na década de 1920 .f
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Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2021
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Tupi or not tupi that is the question (que poderia ser traduzido por “Tupi ou não tupi, eis a questão”) é uma frase do Manifesto Antropófago, de Oswald de Andrade, que marcou o movimento modernista em São Paulo. Dentre as características desse movi- mento cultural destaca-se (E) a valorização do folclorismo como referência de brasilidade, mesclado à modernidade representada pela cultura pop norte- americana. a recuperação do indigenismo do século XIX como um parâmetro para a produção da arte nacional. a defesa, por parte do grupo de artistas e intelectuais que o constituiu, dos valores culturais e dos interesses políticos da oligarquia cafeeira paulista. a adoção de referências da arte africana, indígena e judaica em prol da criação de uma arte politizada, que expressasse culturas reprimidas ao longo da História. a recusa de uma arte brasileira realizada como simples cópia da arte europeia ou baseada em cânones eruditos, valori- zados pela crítica tradicional e pela elite oligárquica.


Opções de Resposta: 
     A     
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     C     
     D     
     E     




5(USP- SP - 2020)Número Original: 3Código: 7504689

Segunda Fase - Segundo Dia - Prova A

Questões de identificações (Hist.) Sentido político, econômico e cultural das manifestações e obras artísticas do modernismo brasileiro na década de 1920 .f
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Questão de Vestibular - USP 2020
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Leia o poema e responda ao que se pede. Mas a taba cresceu... Tigueras* agressivas, Para trás! Agora o asfalto anda em Tabatinguera. Mal se esgueira um pajé entre locomotivas E o forde assusta os manes** lentos do Anhanguera. [...] Segue pra forca da Tabatinguera. Lento O cortejo acompanha a rubra cadeirinha Pro Ipiranga. Será que em tão pequeno assento A marquesa botou sua imperial bundinha!... Mário de Andrade, “Tabatinguera”, Losango Cáqui (1924). In: Poesias completas v.1. São Paulo: Martins Fontes, 1979. * área plantada onde já se fez a colheita. ** alma dos mortos, restos mortais. a) Identifique um aspecto mencionado no poema que justifique a expressão “a taba cresceu”. b) Destaque um argumento histórico e outro de caráter estético para o emprego de expressões indígenas no poema. c) Explique as condições históricas que favoreceram a citação do “asfalto”, das “locomotivas” e do “forde”.


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