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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UECE - 2022)Número Original: 19Código: 11854991

Dois - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1 - Filosofia e Sociologia

Questões com causas ou consequências (Filosofia) Fundamentos teóricos do pensamento filosófico e político de Thomas Hobbes .f
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Questão de Vestibular - UECE 2022
Questão de Vestibular - UECE 2022
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Leia atentamente o seguinte trecho da obra de Thomas Hobbes: “Demonstro em primeiro lugar que a condição dos homens fora da sociedade civil (condição esta que podemos adequadamente chamar de estado de natureza) nada mais é que uma simples guerra de todos contra todos, na qual todos os homens têm igual direito a todas as coisas [o que os leva ao egoísmo]; mas, quando todos os homens compreendem essa odiosa condição, desejam [...] libertar-se dessa guerra de todos contra todos. E isso não se pode conseguir a não ser mediante um pacto entre eles, no qual abdiquem daquele direito que têm a todas as coisas”. HOBBES, Thomas. Do cidadão. Trad. bras. Renato Janine Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2002. - Adaptado. Com base na citação acima, é correto afirmar que, para Thomas Hobbes, A) o estado de natureza se caracteriza pela presença de uma moral, por isso, os homens podem desenvolver nele todas suas potencialidades. B) a sociedade civil impede a limitação dos conflitos entre os indivíduos, conflitos estes oriundos do estado de natureza. C) em busca de se autopreservarem, os homens desejam permanecer no estado de natureza, já que nele possuem igual direito a todas as coisas. D) a efetivação da paz e da segurança entre os homens depende da criação de uma instância comum que regule a relação entre eles, o poder civil.


Opções de Resposta: 
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Fundamentos teóricos do pensamento filosófico e político de Thomas Hobbes .f

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1(UFU - 2020)Número Original: 16Código: 9141167

Dois - Fase Única - Primeiro Dia - Tipo 1

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Questão de Vestibular - UFU 2020
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Leia o excerto do Leviatã de Thomas Hobbes (1588-1679). “Desta guerra de todos os homens contra todos os homens também isto é consequência: que nada pode ser injusto. As noções de bem e mal, de justiça e de injustiça não podem aí ter lugar. Onde não há poder comum não há lei, e onde não há lei não há injustiça. A justiça e a injustiça não fazem parte das faculdades do corpo ou do espírito. Se assim fosse, poderiam existir num homem que estivesse sozinho no mundo, do mesmo modo que seus sentidos e paixões.” HOBBES, Thomas. Leviatã: ou matéria, forma e poder de um Estado eclesiástico e civil. Trad. João P. Monteiro e Maria B. N. da Silva. São Paulo: Nova Cultural, 1988. Do excerto acima, depreende-se que |. no estado de natureza, existe moralidade. ll. a noção de que “o homem é o lobo do homem”. Il. o Estado já é tratado como poder político. IV. o Pacto Social e o do Estado são necessários. Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas. Apenas | e Il. Apenas | e III. Apenas Il e IV. Apenas Ill e IV. VOU >


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
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2(ENEM - 2015)Número Original: 24Código: 6346509

Unica Aplicação - Primeiro Dia - Prova Rosa

Fundamentos teóricos do pensamento filosófico e político de Thomas Hobbes .f
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Questão de Vestibular - ENEM 2015
Questão de Vestibular - ENEM 2015
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A natureza fez os homens tão iguais, quanto às faculdades do corpo e do espírito, que, embora por vezes se encontre um homem manifestamente mais forte de corpo, ou de espírito mais vivo do que outro, mesmo assim, quando se considera tudo isto em conjunto, a diferença entre um e outro homem não é suficientemente considerável para que um deles possa com base nela reclamar algum benefício a que outro não possa igualmente aspirar. HOBBES, T. Leviatã. São Paulo: Martins Fontes, 2003. Para Hobbes, antes da constituição da sociedade civil, quando dois homens desejavam o mesmo objeto, eles entravam em conflito. recorriam aos clérigos. consultavam os anciãos. apelavam aos governantes. exerciam a solidariedade. VOO


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     A     
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3(ENEM- BR - 2020)Número Original: 80Código: 9010759

Digital - Primeiro Dia - Prova Amarela

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Questão de Vestibular - ENEM 2020
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O fim último, causa final e desígnio dos homens, ao introduzir uma restrição sobre si mesmos sob a qual os vemos viver nos Estados, é o cuidado com sua própria conservação e com uma vida mais satisfeita; quer dizer, o desejo de sair da mísera condição de guerra que é a consequência necessária das paixões naturais dos homens, como o orgulho, a vingança e coisas semelhantes. É necessário um poder visível capaz de mantê-los em respeito, forçando- os, por medo do castigo, ao cumprimento de seus pactos e ao respeito às leis, que são contrárias a nossas paixões naturais. HOBBES, T. M. Leviatã. São Paulo: Nova Cultural, 1999 (adaptado). Para o autor, o surgimento do estado civil estabelece as condições para o ser humano (A) internalizar os princípios morais, objetivando a satisfação da vontade individual. aderir à organização política, almejando o estabelecimento do despotismo. assegurar o exercício do poder, com o resgate da sua autonomia. (C) aprofundar sua religiosidade, contribuindo para o fortalecimento da Igreja. (E) obter a situação de paz, com a garantia legal do seu bem-estar.


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4(UPE - 2022)Número Original: 40Código: 11716732

SSA 3 - Sistema Seriado de Avaliação - Terceira Fase - Primeiro Dia

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Questão de Vestibular - UPE 2022
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Leia o texto a seguir: Renunciar ao direito a alguma coisa é o mesmo que privar-se da liberdade de negar ao outro o benefício de seu próprio direito à mesma coisa. Pois quem abandona ou renuncia a seu direito não dá a qualquer outro homem um direito que esse já não tivesse antes, porque não há nada a que um homem não tenha direito por natureza; mas apenas se afasta do caminho do outro, para que ele possa gozar de seu direito original, sem que haja obstáculos da sua parte, mas não sem que haja obstáculos da parte dos outros. De modo que a consequência que redunda para um homem da desistência de outro a seu direito é simplesmente uma diminuição equivalente dos impedimentos ao uso de seu próprio direito original. (Hobbes, Leviatã) Assinale a alternativa CORRETA. a) Nesse trecho, Hobbes lança o argumento que irá dar o fundamento jurídico para a constituição do Estado. b) Otrecho de Leviatã, acima descrito, é parte essencial do argumento necessário ao fundamento da propriedade privada. c) Nessa passagem, temos a principal crítica de Hobbes ao jusnaturalismo de Rousseau. d) Otrecho acima é o principal argumento de Hobbes para fundamentar a ideia de que o homem é o lobo do próprio homem. e) A passagem de Leviatã, acima descrita, está em consonância com a obra de Locke e fundamenta o direito à propriedade a partir da renúncia individual de um direito.


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5(UECE - 2020)Número Original: 15Código: 11427840

Dois - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1

Fundamentos teóricos do pensamento filosófico e político de Thomas Hobbes .f
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Questão de Vestibular - UECE 2020
Questão de Vestibular - UECE 2020
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Atente para a seguinte citação que, em parte, reflete a concepção hobbesiana sobre a origem do ordenamento social: “Devemos, portanto, concluir que a origem de todas as grandes e duradouras sociedades não provém da boa vontade recíproca que os homens tivessem uns para com os outros, mas do medo recíproco que uns tinham dos outros”. Hobbes. Thomas. Do cidadão. São Paulo: Martins Fontes, 1992. P.32. Com base na citação acima e atentando para a compreensão que possuía Thomas Hobbes a respeito da origem da sociedade, é correto afirmar que A) Hobbes, em concordância com os pensadores da antiguidade grega, entendia a sociabilidade como da natureza humana, boa em sua origem, mas tornada má pela corrupção dos valores. B) Hobbes, diferente de Locke, não aceitava a distinção entre estado de natureza e estado civil. Para ele, os indivíduos eram obrigados a se submeter a um soberano e, assim, tornavam-se cidadãos. C) Hobbes, da mesma maneira que seus contemporâneos, entendia que o estado de guerra de todos contra todos era determinado pelo absolutismo, pela soberania absoluta que deveria ser combatida. D) Hobbes defendia que a rivalidade de cada um com cada um era a condição natural da humanidade. Uma nova arte política baseada na renúncia de direito natural e no medo de punição foi a solução.


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