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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UNESP - 2022)Número Original: 59Código: 11574980

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos da Área de Biológicas

Questões com causas ou consequências (Filosofia) Fundamentos teóricos e metodológicos sobre a atividade e a reflexão filosóficas .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2022
Questão de Vestibular - UNESP 2022
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As certezas do homem comum, as verdades comuns da experiência cotidiana, os filósofos vivem-nas, por certo, e não as negam, enquanto homens. Mas, enquanto filósofos, não as assumem. Nesse sentido em que as desqualificam, pode-se dizer que as recusam. Desqualificação teórica, re- cusa filosófica, empreendidas em nome da racionalidade que postulam para a filosofia. Assim é que boa parte das filosofias opta por esquecer “metodologicamente” a visão comum do Mundo, recusando-se a integrá-la ao seu saber racional e teórico. Não podendo furtar-se, enquanto homens, à experiência do Mundo, não o reconhecem como filósofos. O Mundo não é, para eles, o universo reconhecido de seus discursos. Desconsiderando filosoficamente as verdades co- tíidianas, o bom senso, o senso comum, instauram de fato o dualismo do prático e do teórico, da vida e da razão filosó- fica. Instauram, consciente e propositadamente, o divórcio entre o homem comum que são e o filósofo que querem ser. (Oswaldo Porchat Pereira. Rumo ao ceticismo, 2007. Adaptado.) O “divórcio” entre o homem comum e o filósofo, segundo o autor, ocorre em função da (A) negação do homem comum em entender a realidade. (B) restrição do saber comum no fazer filosófico. (C) diferença de mundos que buscam compreender. (D) falta de correspondência factual do saber comum. (E) proposição de respostas necessariamente divergentes.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

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Resultados Encontrados: 8

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Fundamentos teóricos e metodológicos sobre a atividade e a reflexão filosóficas .f

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1(UEMA - 2019)Número Original: 2Código: 7893276

PAES - Segunda Etapa - Prova Discursiva

Questões com causas ou consequências (Filosofia) Fundamentos teóricos e metodológicos sobre a atividade e a reflexão filosóficas .f
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Questão de Vestibular - UEMA 2019
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Leia o texto para fazer uma reflexão. É possível definir filosofia? Talvez você esteja se perguntando: como então definir o que é filosofia? O filósofo alemão Edmund Husserl (1858-1938) diz que ele sabe o que é filosofia, ao mesmo tempo que não sabe. Isto é, a explicitação do que é a filosofia já é uma questão filosófica. E adverte que apenas os pensadores pouco exigentes se contentam com definições cabais. Além disso, a filosofia não está à margem do mundo, nem constitui uma doutrina, um saber acabado ou um conjunto de conhecimentos estabelecidos de uma vez por todas. Ao contrário, a filosofia pressupõe constante disponibilidade para a indagação. Por isso, Platão e Aristóteles disseram que a primeira virtude do filósofo é admirar- se, ser capaz de se surpreender com o óbvio e questionar as verdades dadas. Essa é a condição para problematizar, o que caracteriza a filosofia não como posse da verdade e sim como sua busca. Fonte: ARANHA, Maria Lúcia de Arruda et all. Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo: Moderna, 2003; Considerando o texto, diga por que, para a filosofia, perguntar, duvidar, problematizar é o mais importante.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




2(UPE - 2020)Número Original: 39Código: 10079314

SSA 2 - Sistema Seriado de Avaliação - Segunda Fase - Primeiro Dia

Fundamentos teóricos e metodológicos sobre a atividade e a reflexão filosóficas .f
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Questão de Vestibular - UPE 2020
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Leia o texto a seguir sobre o conhecimento filosófico: O questionamento filosófico surge, pois, de um sentimento de surpresa, de estupefação e de susto diante do que aparece e se deixa estar aqui junto a nós. Aos poucos, porém, vamos assimilando uma determinada interpretação, aquela precisamente do mundo em que vivemos. (BUZZI, Arcângelo R. Introdução ao Pensar. Petrópolis: Vozes, 1991, p. 168.) O autor salienta a singularidade do conhecimento filosófico; de início, com a estupefação e, depois, com o primado da dimensão interpretativa. Quanto a esse assunto, assinale a alternativa CORRETA. a) No conhecimento filosófico, a interpretação dispensa a estupefação. b) O questionamento filosófico independe da estupefação. c) O questionamento filosófico surge de uma determinada interpretação, declinando da estupefação. d) Para o conhecimento filosófico, é imprescindível surgir um sentimento de surpresa e, paulatinamente, uma determinada interpretação. e) No âmbito do conhecimento filosófico, a surpresa é suficiente.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(UNESP - 2021)Número Original: 58Código: 9314215

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos da Área de Biológicas

Fundamentos teóricos e metodológicos sobre a atividade e a reflexão filosóficas .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2021
Questão de Vestibular - UNESP 2021
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TEXTO 1 O filósofo é o amigo do conceito, ele é conceito em potência. Quer dizer que a filosofia não é uma simples arte de formar, de inventar ou de fabricar conceitos, pois os conceitos não são necessariamente formas, achados ou produtos. A filosofia, mais rigorosamente, é a disciplina que consiste em criar conceitos. (Gilles Deleuze e Félix Guattari. O que é a filosofia?, 2007.) TEXTO 2 A língua é um “como” se pensa, enquanto que a cultura é “o quê” a sociedade faz e pensa. A língua, como meio, molda o pensamento na medida em que pode variar livremente. A língua é o molde dos pensamentos. (Rodrigo Tadeu Gonçalves. Perpétua prisão órfica ou Ênio tinha três corações, 2008. Adaptado.) Os textos levantam questões que permitem identificar uma característica importante da reflexão filosófica, qual seja, que (A) a mutabilidade da linguagem amplia o conhecimento do mundo. (B) a cultura é constituída a partir da especulação teórica. (C) o conhecimento evolui a partir do desenvolvimento tecno- lógico. (D) a filosofia estabelece as balizas e diretrizes do fazer científico. (E) os conceitos são permanentes e derivados de verdades preestabelecidas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(UNESP - 2021)Número Original: 56Código: 9363658

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos das Áreas de Exatas e Humanidades

Fundamentos teóricos e metodológicos sobre a atividade e a reflexão filosóficas .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2021
Questão de Vestibular - UNESP 2021
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E se esse tal futuro for pior do que o presente E se for melhor parar do que caminhar pra frente E se o amor for dor E se todo sonhador não passar de um pobre louco E se eu desanimar, Se eu parar de sonhar queda a queda, pouco a pouco. (Bráulio Bessa. “Se”. In: Poesia que transforma, 2018.) No excerto do cordel, o eu lírico manifesta inquietação equi- valente a uma preocupação central e recorrente na história da filosofia, desde suas origens, qual seja: (A) a identificação de princípios reveladores da virtude. (B) a fundamentação do conhecimento na experiência em- pírica. (C) o desenvolvimento de critérios de organização da lin- guagem. (D) o questionamento contínuo para a compreensão da realidade. (E) a busca ininterrupta da verdade plena e absoluta.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




5(ENEM- BR - 2018)Número Original: 60Código: 6971176

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Amarela

Fundamentos teóricos e metodológicos sobre a atividade e a reflexão filosóficas .f
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Questão de Vestibular - ENEM 2018
Questão de Vestibular - ENEM 2018
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O filósofo reconhece-se pela posse inseparável do gosto da evidência e do sentido da ambiguidade. Quando se limita a suportar a ambiguidade, esta se chama equívoco. Sempre aconteceu que, mesmo aqueles que pretenderam construir uma filosofia absolutamente positiva, só conseguiram ser filósofos na medida em que, simultaneamente, se recusaram o direito de se instalar no saber absoluto. O que caracteriza o filósofo é o movimento que leva incessantemente do saber à ignorância, da ignorância ao saber, e um certo repouso neste movimento. MERLEAU-PONTY, M. Elogio da filosofia. Lisboa: Guimarães, 1998 (adaptado). O texto apresenta um entendimento acerca dos elementos constitutivos da atividade do filósofo, que se caracteriza por O reunir os antagonismos das opiniões ao método dialético. ajustar a clareza do conhecimento ao inatismo das ideias. associar a certeza do intelecto à imutabilidade da verdade. conciliar o rigor da investigação à inquietude do questionamento. eo Oo OO compatibilizar as estruturas do pensamento aos principios fundamentais.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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