Busca de Exercícios - UNESP - Fundamentos teóricos e metodológicos sobre a atividade e a reflexão filosóficas .f Aprenda a usar!

Filtros

Questões selecionadas:
OK
  • Fundamentos teóricos e metodológicos sobre a atividade e a reflexão filosóficas .f
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UNESP - 2022)Número Original: 59Código: 11574980

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos da Área de Biológicas

Questões com causas ou consequências (Filosofia) Fundamentos teóricos e metodológicos sobre a atividade e a reflexão filosóficas .f

Questão de Vestibular - UNESP 2022
Questão de Vestibular - UNESP 2022
Exibir texto da questão

As certezas do homem comum, as verdades comuns da experiência cotidiana, os filósofos vivem-nas, por certo, e não as negam, enquanto homens. Mas, enquanto filósofos, não as assumem. Nesse sentido em que as desqualificam, pode-se dizer que as recusam. Desqualificação teórica, re- cusa filosófica, empreendidas em nome da racionalidade que postulam para a filosofia. Assim é que boa parte das filosofias opta por esquecer “metodologicamente” a visão comum do Mundo, recusando-se a integrá-la ao seu saber racional e teórico. Não podendo furtar-se, enquanto homens, à experiência do Mundo, não o reconhecem como filósofos. O Mundo não é, para eles, o universo reconhecido de seus discursos. Desconsiderando filosoficamente as verdades co- tíidianas, o bom senso, o senso comum, instauram de fato o dualismo do prático e do teórico, da vida e da razão filosó- fica. Instauram, consciente e propositadamente, o divórcio entre o homem comum que são e o filósofo que querem ser. (Oswaldo Porchat Pereira. Rumo ao ceticismo, 2007. Adaptado.) O “divórcio” entre o homem comum e o filósofo, segundo o autor, ocorre em função da (A) negação do homem comum em entender a realidade. (B) restrição do saber comum no fazer filosófico. (C) diferença de mundos que buscam compreender. (D) falta de correspondência factual do saber comum. (E) proposição de respostas necessariamente divergentes.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UNESP - 2021)Número Original: 58Código: 9314215

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos da Área de Biológicas

Fundamentos teóricos e metodológicos sobre a atividade e a reflexão filosóficas .f

Questão de Vestibular - UNESP 2021
Questão de Vestibular - UNESP 2021
Exibir texto da questão

TEXTO 1 O filósofo é o amigo do conceito, ele é conceito em potência. Quer dizer que a filosofia não é uma simples arte de formar, de inventar ou de fabricar conceitos, pois os conceitos não são necessariamente formas, achados ou produtos. A filosofia, mais rigorosamente, é a disciplina que consiste em criar conceitos. (Gilles Deleuze e Félix Guattari. O que é a filosofia?, 2007.) TEXTO 2 A língua é um “como” se pensa, enquanto que a cultura é “o quê” a sociedade faz e pensa. A língua, como meio, molda o pensamento na medida em que pode variar livremente. A língua é o molde dos pensamentos. (Rodrigo Tadeu Gonçalves. Perpétua prisão órfica ou Ênio tinha três corações, 2008. Adaptado.) Os textos levantam questões que permitem identificar uma característica importante da reflexão filosófica, qual seja, que (A) a mutabilidade da linguagem amplia o conhecimento do mundo. (B) a cultura é constituída a partir da especulação teórica. (C) o conhecimento evolui a partir do desenvolvimento tecno- lógico. (D) a filosofia estabelece as balizas e diretrizes do fazer científico. (E) os conceitos são permanentes e derivados de verdades preestabelecidas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UNESP - 2021)Número Original: 56Código: 9363658

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos das Áreas de Exatas e Humanidades

Fundamentos teóricos e metodológicos sobre a atividade e a reflexão filosóficas .f

Questão de Vestibular - UNESP 2021
Questão de Vestibular - UNESP 2021
Exibir texto da questão

E se esse tal futuro for pior do que o presente E se for melhor parar do que caminhar pra frente E se o amor for dor E se todo sonhador não passar de um pobre louco E se eu desanimar, Se eu parar de sonhar queda a queda, pouco a pouco. (Bráulio Bessa. “Se”. In: Poesia que transforma, 2018.) No excerto do cordel, o eu lírico manifesta inquietação equi- valente a uma preocupação central e recorrente na história da filosofia, desde suas origens, qual seja: (A) a identificação de princípios reveladores da virtude. (B) a fundamentação do conhecimento na experiência em- pírica. (C) o desenvolvimento de critérios de organização da lin- guagem. (D) o questionamento contínuo para a compreensão da realidade. (E) a busca ininterrupta da verdade plena e absoluta.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Arraste para selecionar o intervalo de ano.
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.