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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(ENEM - 2021)Número Original: 68Código: 11215781

Segunda Aplicação - Primeiro Dia - Prova Rosa

Constituição da sociedade segundo a visão filosófica de Aristóteles e Hobbes .f
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Questão de Vestibular - ENEM 2021
Questão de Vestibular - ENEM 2021
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Polemizando contra a tradicional tese aristotélica, que via na sociedade o resultado de um instinto primordial, Hobbes sustenta que no gênero humano, diferentemente do animal, não existe sociabilidade instintiva. Entre os indivíduos não existe um amor natural, mas somente uma explosiva mistura de temor e necessidade recíprocos que, se não fosse disciplinada pelo Estado, originaria uma incontrolável sucessão de violências e excessos. NICOLAU, U. Antologia Ilustrada de flosofi das oigena à Made Modema. “São Paulo: Globo, 2005 (adaplado). Referente à constituição da sociedade civil, considere, respectivamente, o correto posicionamento de Aristóteles e Hobbes: O Instrumento artificial para a realização da justiça e forma de legitimação do exercício da coerção e da violência. O Realização das disposições naturais do homem e artício necessário para frear a natureza humana. & Resultado involuntário da ação de cada indivíduo e anulação dos impulsos originários presentes na natureza humana. O Objetivação dos desejos da maioria e representação construída para possibilitar as relações interpessoais. O Realização da razão e expressão da vontade dos governados.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

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Resultados Encontrados: 1

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Constituição da sociedade segundo a visão filosófica de Aristóteles e Hobbes .f

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1(UNICAMP- SP - 2011)Número Original: 14Código: 4426

Segunda Fase

Constituição da sociedade segundo a visão filosófica de Aristóteles e Hobbes .f
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2011
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Na segunda metade do século XVIII, pensadores importantes, como Denis Diderot, atacaram os próprios fundamentos do imperialismo. Para esse filósofo, os seres humanos eram fundamentalmente formados pelas suas culturas e marcados pelas diferenças culturais, não existindo o homem no estado de natureza. Isso levava à ideia de relatividade cultural, segundo a qual os povos não podiam ser considerados superiores ou inferiores a partir de uma escala universal de valores. (Adaptado de Sankar Muthu, Enlightenment Against Empire. Princeton: Princeton University Press. 2003. p. 258. 268.) a) Segundo o texto, como as ideias de Denis Diderot se opunham ao imperialismo? b) No pensamento de Jean-Jacques Rousseau, qual a relação entre a ideia de “homem no estado de natureza” e a organização das sociedades civilizadas?


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