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Resultados

1(UEL - 2020)Número Original: 26Código: 9457844

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Tipo 1

Questões com imagens (filosofia).g Considerações políticas e filosóficas sobre as ciências, as artes e o luxo no pensamento de Rousseau .f França.b Questões de verdadeiro ou falso (Filosofia).g
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Questão de Vestibular - UEL 2020
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A “Querela do luxo” foi um dos mais intensos debates do século XVIII na França e consistiu em defender o luxo como sinal do progresso da humanidade, ou em atacá-lo como signo de decadência. Rousseau, partidário da segunda via, num dos seus textos, afirma: A vaidade e a ociosidade, que engendram nossas ciências, também engendram o luxo. [...] Eis como o luxo, a dissolução e a escravidão foram [...] o castigo dos esforços orgulhosos que fizemos para sair da ignorância feliz na qual nos colocara a sabedoria eterna. [...] Crêem embaçar-me terrivelmente perguntando-me até onde se deve limitar o luxo. Minha opinião é que absolutamente não se precisa dele. Para além da necessidade física, tudo é fonte de mal. ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre as ciências e as artes. Trad. Lourdes Santos Machado, 3º ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983. p.395; 341; 410. Com base no texto e nos conhecimentos sobre a teoria política e antropológica de Rousseau e a compreensão do autor acerca das ciências, das artes e do luxo, considere as afirmativas a seguir. Il. A crítica de Rousseau às ciências e as artes e, por extensão, ao luxo, resulta da sua compreensão da natureza humana, na qual a necessidade física é o critério decisivo sobre o que é bom para a humanidade. Il. Em sua teoria política, Rousseau dirige a crítica as ciências, as artes e ao luxo, por identificar neles a vigência de um princípio que sacrifica a possibilidade da criação de uma sociedade minimamente justa. II. A vaidade e a ociosidade, que engendram o luxo, são uma constante da natureza humana, razão pela qual também as ciências e as artes são expressões necessárias da natureza humana. IV. A defesa da feliz ignorância, na qual nasce cada ser humano, leva Rousseau a legitimar formas de governo caracterizadas pelo sacrifício da inteligência e da crítica e pela obediência a um poder soberano. Assinale a alternativa correta. a) Somente as afirmativas le Il são corretas. b) Somente as afirmativas | e IV são corretas. c) Somente as afirmativas Ill e IV são corretas. d) Somente as afirmativas |, Ile Ill são corretas. e) Somente as afirmativas Il, Ile IV são corretas.


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2(UFU - 2021)Número Original: 2Código: 11749884

Dois - Segunda Fase - Segundo Dia - Tipo 1 - Todos os cursos, exceto Medicina

Fundamentos políticos e filosóficos da teoria contratualista de Rousseau no século XVIII .f Questões de identificações (Filosofia) Europa.b
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Questão de Vestibular - UFU 2021
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“Para Rousseau, o ato de associação compreende um compromisso recíproco entre o público e os particulares, e que cada indivíduo, contratando, por assim dizer, consigo mesmo, se compromete numa dupla relação: como membro do soberano em relação aos particulares, e como membro do Estado em relação ao soberano. Não se pode, porém, aplicar a essa situação a máxima do Direito Civil que afirma: ninguém está obrigado aos compromissos tomados consigo mesmo, pois existe grande diferença entre obrigar-se consigo mesmo e em relação a um todo do qual faz parte.” ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do Contrato social ou os princípios do direito político. Coleção Os Pensadores. Tradução: Lourdes Santos Machado. São Paulo: Abril Cultural, 1973, p. 40. A) Quais são os dois termos da relação que cada indivíduo firma ao adentrar no pacto social? B) A partir do texto, descreva, conforme Rousseau, a condição que trata dos papéis do indivíduo como súdito e como cidadão.


Veja o vídeo para saber a resposta!

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3(UEG - 2022)Número Original: 43Código: 11760201

Primeiro Semestre - Prova Objetiva e Redação

Questões com causas ou consequências (Filosofia) Fundamentos do pensamento político e filosófico de Rousseau no contexto do Iluminismo francês.g
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Questão de Vestibular - UEG 2022
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Leia o texto a seguir. O primeiro que, tendo cercado um terreno, arriscou-se a dizer: “isso é meu”, e encontrou pessoas bastante simples para acreditar nele, foi o verdadeiro fundador da sociedade civil. Quantos crimes, guerras, mortes, misérias e horrores não teria poupado ao gênero humano aquele que, arrancando as estacas, (...) tivesse gritado a seus semelhantes: “fugi às palavras desse impostor, estareis perdidos se esquecerdes que os frutos pertencem a todos e que a terra é de ninguém”. ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. São Paulo: Ática, 1989. p. 84. A partir da leitura desse fragmento, é possível estabelecer que a filosofia política de Jean-Jacques Rousseau destoa das bases fundamentais do pensamento iluminista porque a) acreditava que a razão filosófica foi desvirtuada pela evolução técnica e era incapaz de fornecer as bases para a mudança social. b) negava a possibilidade de revolução social porque tais movimentos acarretavam no aumento da violência e injustiça. c) rejeitava a ideia de progresso material e idealizava uma sociedade perfeita a partir de valores simples e contato com a natureza. d) acusava a simplicidade e falta de organização dos camponeses como responsáveis pela desigualdade reinante no Antigo Regime. e) defendia o fim da propriedade privada e a coletivização dos meios de produção como única forma de acabar com a desigualdade.


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4(UNESP - 2021)Número Original: 55Código: 9314220

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos da Área de Biológicas

Fundamentos políticos e filosóficos da teoria contratualista de Rousseau no século XVIII .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2021
Questão de Vestibular - UNESP 2021
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Aquele que ousa empreender a instituição de um povo deve sentir-se com capacidade para, por assim dizer, mudar a natureza humana, transformar cada indivíduo, que por si mesmo é um todo perfeito e solitário, em parte de um todo maior, do qual de certo modo esse indivíduo recebe sua vida e seu ser; alterar a constituição do homem para fortificá-la; substituir a existência física e independente, que todos nós recebemos da natureza, por uma existência parcial e moral. Em uma palavra, é preciso que destitua o homem de suas próprias forças para lhe dar outras [...] das quais não possa fazer uso sem socorro alheio. (Jean-Jacques Rousseau. Do contrato social, 1978.) De acordo com a teoria contratualista de Rousseau, é neces- sário superar a natureza humana para A) assegurar a integridade do soberano. B) conservar as desigualdades sociais. ( ( (C) evitar a guerra de todos contra todos. (D) promover a efetivação da vontade geral. ( E) garantir a preservação da vida.


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5(UEMA - 2018)Número Original: 4Código: 7929580

PAES - Segunda Etapa - Prova Discursiva

Fundamentos políticos e filosóficos da teoria contratualista de Rousseau no século XVIII .f
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Questão de Vestibular - UEMA 2018
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Soberano e governo Procurando resolver a questão da legitimidade do poder fundado no contrato social, Jean-Jacques Rousseau (1/12- 1778) atribuiu a soberania ao povo como corpo coletivo, capaz de decidir o que é melhor para a sociedade como um todo. Foi assim que desenvolveu a ideia de democracia direta cuja centralidade é a ideia de participação nas decisões e das leis. Para tanto, é preciso considerar o que ele chamou de vontade geral como aquilo que visa superar a divisão presente em toda pessoa que a faz ser ao mesmo tempo pessoa privada e pessoa pública. Para Rousseau, essa divisão produz duas condutas: o agir que visa a interesses particulares que, na maioria das vezes, se chocam com a coletividade; e o agir participante de um mesmo corpo capaz de decisão com seus pares em prol de objetivos comuns. Assim, a vontade geral se caracteriza como um pacio de cada um com todos no qual se busca encontrar uma forma de associação que defenda e proteja com toda força comum a pessoa e os bens de cada associado e pela qual cada um, ao se unir a todos, não mais obedeça senão a si mesmo e permaneça tão livre quanto anteriormente. ARANHA, M. L. de Arruda e MARTINS, M.H. Pires. Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo: Moderna, 2013. Considere o papel que desempenha o conceito de vontade gera! na construção da liberdade do homem, tal como descrito acima. Para qual aspecto tende a vontade geral? Ela está voltada para o indivíduo ou para o cidadão? Justifique sua resposta.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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