Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • _ Relações Econômicas e Geopolíticas _
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(FAMEMA - 2021)Número Original: 29Código: 9060774

Prova 2

África.b Aspectos gerais relacionados ao neocolonialismo europeu no continente africano
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - FAMEMA 2021
Questão de Vestibular - FAMEMA 2021
Exibir texto da questão

As conquistas coloniais impuseram fronteiras territoriais às redes comerciais de longa distância em África e criaram monopólios sobre o que então era um comércio externo em crescimento [...]. Os africanos foram integrados à força em sistemas econômicos imperiais centrados numa única metró- pole europeia. (Frederick Cooper. Histórias de África: capitalismo, modernidade e globalização, 2016.) O autor apresenta um aspecto relevante da colonização europeia no continente africano a partir, sobretudo, da se- gunda metade do século XIX, a saber: (A) a reorganização dos povos africanos em comunidades nacionais caracterizadas pelo emprego de um mesmo idioma nativo. (B) a transferência para as economias coloniais de pro- cessos de industrialização em curso nas economias metropolitanas. (C) a interrupção das redes de comércio de mão de obra es- crava para as economias emergentes transoceânicas. (D) a formação de dirigentes africanos com o objetivo de garantir a influência da metrópole nos futuros Estados independentes. (E) a circunscrição de espaços político-geográficos em opo- sição aos padrões históricos tradicionais das sociedades locais.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UERJ- RJ - 2020)Número Original: 54Código: 7505623

Segundo exame de qualificação

Cuba.b Interpretação da Imagem (Geografia).m _ transformações Econômicas Atuais na Economia Cubana _
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UERJ 2020
Exibir texto da questão

CERCO DE TRUMP DÁ FORMA À ARTE NA BIENAL DE HAVANA eo Um peso que pesa outro peso, e este outro, e assim por diante, oa | até chegar a seis balanças romanas encadeadas, que se sustentam o. Ê entre si de um modo inverossímil — metáfora de como funciona a atualmente a economia cubana, sempre em um precário equilíbrio que se mantém enquanto uma força não interferir. Trata-se de uma instalação do artista Marco Castillo, chamada “Gabriel, Feita de aço e chumbo, mede quase cinco metros de altura e é parte de Intercessões, uma das muitas exposições inauguradas na 13º Bienal de Havana, sob o título “A construção do possível”, em cujo programa figuram mais de 300 criadores de 50 países. oa A Adaptado de brasil.elpais.com, 24/04/2019. Na 13º Bienal de Havana, muitas obras dialogavam com aspectos atuais das condições de vida em Cuba, indicando transformações econômicas ocorridas recentemente. Um fator determinante para esse novo cenário econômico é: (A (B (C (D modernização agrícola Seam? tao dinamização do comércio regulamentação trabalhista Ce mana ampliação da informalidade


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(ENEM- BR - 2020)Número Original: 85Código: 8950429

Aplicação Regular - Primeiro Dia - Prova Rosa

_ Ações Estatais para Reduzir o Desequilíbrio da Balança Comercial Brasileira _
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2020
Questão de Vestibular - ENEM 2020
Exibir texto da questão

Embora inegáveis os benefícios que ambas as economias têm auferido do intercâmbio comercial, o Brasil tem reiterado seu objetivo de desenvolver com a China uma relação comercial menos assimétrica. Os números revelam com clareza a assimetria. As exportações brasileiras de produtos básicos, especialmente soja, minério de ferro e petróleo, compõem, dependendo do ano, algo entre 75% e 80% da pauta, ao passo que as importações brasileiras consistem, aproximadamente, em 95% de produtos industrializados chineses, que vão desde os mais variados bens de consumo até máquinas e equipamentos de alto valor. LEÃO, V. C. Prefácio. In: CINTRA, M. A. M.; SILVA FILHO, E. B.; PINTO, E. C. (Org.). China em transformação: dimensões econômicas e geopolíticas do desenvolvimento. Rio de Janeiro: Ipea, 2015. Uma ação estatal de longo prazo capaz de reduzir a assimetria na balança comercial brasileira, conforme exposto no texto, é o(a) @ expansão do setor extrativista. incremento da atividade agrícola. diversificação da matriz energética. fortalecimento da pesquisa científica. VOO DO monitoramento do fluxo alfandegário.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(ETEC - 2022)Número Original: 22Código: 11801525

Segundo Semestre

_ Relações Econômicas e Geopolíticas _
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ETEC 2022
Exibir texto da questão

Durante a I Guerra Mundial, a economia estadunidense estava em pleno desenvolvimento; suas indústrias produziam e exportavam em grandes quantidades, principalmente para os países europeus. No final da década de 1920, as nações europeias, recuperando-se dos efeitos negativos da guerra, diminuíram drasticamente a importação de produtos industrializados e agrícolas dos Estados Unidos. Com a di ão das exportações para a Europa, os estoques das indústrias dos Estados Unidos passaram a aumentar, já que essas empresas não conseguiam vender como antes. Grande parte delas tinha ações na Bolsa de Valores de Nova lorque e os milhões de estadunidenses que haviam investido nessas ações correram para tentar vendê-las, enquanto seus valores foram caindo gradativamente até o zero. Essa crise econômica (a) (B) (c) (D) (E) ficou restrita aos Estados Unidos, pois, no início do século XX, as economias nacionais eram fechadas e, portanto, as crises eram localizadas. causou impactos duradouros na economia mundial, abalou os mercados financeiros ao redor do mundo e provocou a falência de inúmeras empresas e o desemprego. provocou o aumento da atividade industrial e do emprego nos países africanos, que não foram abalados pela crise provocada pelo mercado de ações nos Estados Unidos. demonstrou a força da economia brasileira, que investiu na modernização das lavouras, aumentando a produção e, consequentemente, a exportação do café. confirmou a independência dos mercados financeiros, uma vez que foi contornada sem a necessidade de intervenção dos governos na economia.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(FATEC - 2020)Número Original: 43Código: 7877140

Primeiro semestre

_ Aspectos Históricos que Levaram ao Rompimento das Relações entre os Estados Unidos e o Irã _ Irã.b Estados Unidos.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - FATEC 2020
Exibir texto da questão

“No Oriente Médio, nos anos 1950, à medida que o velho Império Britânico retirava-se e se reduzia a seu arquipélago inicial, os Estados Unidos substitufam-no. Para isso, colocou à frente dos países dessa região seus “homens”, sobretudo na Arábia Saudita e no Irá, principais produtores de petróleo do mundo - junto com a Venezuela, na época ja sob controle estadunidense: q Desde 1953, o Irã foi um grande aliado dos Estados Unidos no Oriente Médio. Porém, essa aliança se rompeu e as relações entre os dois países foram cortadas em 1980. O fato que levou a esse rompimento aconteceu, entre 1978 e 1979, em decorrência da (A) Guerra Irá-lraque, na qual o presidente do Irã, Saddam Hussein, ataca o Iraque com a intenção de expandir o islamismo xiita e se apropriar dos campos de petróleo na bacia dos rios Tigre e Eufrates. (B) Revolução Socialista, que ocorreu no Irã e que levou o Partido Comunista desse país ao poder, suprimiu a propriedade privada e nacionalizou as companhias de petróleo estrangeiras, incluindo as estadunidenses. (C) Guerra do Golfo, na qual o exército iraniano invadiu o Kuwait, bombardeou os poços de petróleo desse país e rumou em direção à Arábia Saudita, quando foi surpreendido pelas forças de coalizão lideradas pelos Estados Unidos. (D) derrubada das torres gêmeas do Word Trade Center de Nova lorque, ação comandada pelo iraniano Osama bin Laden, que tinha a intenção de destruir os centros de comando das Sete Irmãs do Petróleo instaladas naquele complexo de edifícios. (E) Revolução Islâmica ocorrida no Irã, em que grupos que eram a favor da nacionalização do petróleo, organizações islâmicas e movimentos estudantis apoiaram a rebelião que derrubou a monarquia pró-Estados Unidos e proclamou a República Islâmica do Ira.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?