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1(UFPR - 2018)Número Original: 3Código: 7945193

Segunda Fase

Identificação dos tipos de relações ecológicas interespecíficas a partir da interação de diferentes espécies .f Identificação de biomas por meio das características apresentadas .f Identificação de populações que constituem uma comunidade biológica.t
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Questão de Vestibular - UFPR 2018
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Em uma região onde cresce o capim-dourado (Syngonanthus nitens), vivem gafanhotos (Rhammatocerus conspersus), cupins (Cornitermes cumulans), pássaros-pretos (Gnorimopsar chopi), andorinhas-de-coleira (Pygochelidon melanoleuca), morcegos (Artibeus cinereus), tamanduás-bandeira (Myrmecophaga tridactyla) e raposinhas (Lycalopex vetulus). Com base nas informações apresentadas na questão, liste as populações que constituem a comunidade biológica. A raposinha (Lycalopex vetulus) tem uma dieta onívora, mas se alimenta principalmente de insetos. O tamanduá-bandeira é especializado em se alimentar de formigas e cupins. Considerando essas informações, que relações ecológicas interespecíficas podem ser descritas entre a raposinha e as espécies de insetos e entre a raposinha e o tamanduá? À região apresentada enunciado desta questão é parte do segundo maior bioma do Brasil, que ocupa cerca de 22% do território nacional. Qual é esse bioma, reconhecido como a savana mais rica em biodiversidade do mundo?


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