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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UFPR - 2018)Número Original: 3Código: 7945193

Segunda Fase

Identificação dos tipos de relações ecológicas interespecíficas a partir da interação de diferentes espécies .f Identificação de biomas por meio das características apresentadas .f Identificação de populações que constituem uma comunidade biológica.t
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Questão de Vestibular - UFPR 2018
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Em uma região onde cresce o capim-dourado (Syngonanthus nitens), vivem gafanhotos (Rhammatocerus conspersus), cupins (Cornitermes cumulans), pássaros-pretos (Gnorimopsar chopi), andorinhas-de-coleira (Pygochelidon melanoleuca), morcegos (Artibeus cinereus), tamanduás-bandeira (Myrmecophaga tridactyla) e raposinhas (Lycalopex vetulus). Com base nas informações apresentadas na questão, liste as populações que constituem a comunidade biológica. A raposinha (Lycalopex vetulus) tem uma dieta onívora, mas se alimenta principalmente de insetos. O tamanduá-bandeira é especializado em se alimentar de formigas e cupins. Considerando essas informações, que relações ecológicas interespecíficas podem ser descritas entre a raposinha e as espécies de insetos e entre a raposinha e o tamanduá? À região apresentada enunciado desta questão é parte do segundo maior bioma do Brasil, que ocupa cerca de 22% do território nacional. Qual é esse bioma, reconhecido como a savana mais rica em biodiversidade do mundo?


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Identificação dos tipos de relações ecológicas interespecíficas a partir da interação de diferentes espécies .f - Identificação de biomas por meio das características apresentadas .f - Identificação de populações que constituem uma comunidade biológica.t

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Questões Parecidas

1(UPE - 2015)Número Original: 9Código: 10001440

SSA 3 - Sistema Seriado de Avaliação - Terceira Fase - Segundo Dia

Identificação de biomas por meio das características apresentadas .f
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Questão de Vestibular - UPE 2015
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O Tatu-bola, Tolypeutis tricinctus, é o menor tatu brasileiro, sendo considerado hoje a espécie mais rara de endentado. Adaptou-se perfeitamente ao ambiente onde vive. Gera apenas um filhote por ninhada, não costuma fazer buracos em função do solo arenoso raso, tem tamanho reduzido, de cor parda, que facilita a camuflagem. Os tatus-bola alimentam-se, especialmente, de cupins, embora outros invertebrados e frutos também façam parte de sua dieta. Com essas características, é possível identificar seu habitat. Quanto ao Bioma da espécie, assinale a alternativa CORRETA. a) Caatinga b) Amazônia c) Mata Atlântica d) Campos sulinos ) Pantanal D


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2(URCA - 2017)Número Original: 1Código: 10040080

Primeiro Semestre - Segundo Dia

Identificação de biomas por meio das características apresentadas .f
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Questão de Vestibular - URCA 2017
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nNoocEs - Às savanas africanas são um bioma conhecido mundialmente pela sua biodiversidade de mamíferos. São áreas de milhões de quilômetros com pradarias com pastos de gramíneas e árvores esparsas com estações de seca e chuva. No Brasil temos áreas semelhantes que aqui são denominadas: Cerrado. Caatinga. Floresta amazônica. Mata atlântica. Pampa.


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3(URCA - 2018)Número Original: 60Código: 10168651

Segundo Semestre - Primeiro Dia

Uso de figuras (Biologia).t Identificação de biomas por meio das características apresentadas .f
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Questão de Vestibular - URCA 2018
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Considerando a classificação dos Biomas do Brasil pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pode-se afirmar que a Chapada do Araripe, possui predominantemente o bioma: A) Mata Atlântica B) Cerrado C) Caatinga D) Campo Sulino E) Pantanal


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4(UEL - 2017)Número Original: 1Código: 9440668

Segunda Fase - Prova Discursiva - Conhecimentos Específicos

Identificação dos tipos de relações ecológicas interespecíficas a partir da interação de diferentes espécies .f Esquematização de uma cadeia alimentar com diferentes seres vivos .f
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Questão de Vestibular - UEL 2017
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A reintrodução de lobos no Parque Nacional de Yellowstone, nos EUA, tem sido um estudo de caso ecológico sobre a importância de predadores de topo de cadeia, como evidenciado no texto a seguir. A partir do século XX, as pessoas conseguiram erradicar os lobos de Yellowstone. Na ausência dos predado- res, alces e veados invadiram as terras selvagens remanescentes, desnudando árvores ribeirinhas e arbustos, acelerando a erosão e a degradação do habitat das aves e dos peixes adaptados ao antigo ambiente. Em 1995 e 1996, o Fish and Wildlife Service (órgão dos EUA dedicado a preservar a vida selvagem) capturou lobos no Canadá e lançou-os de volta nos 2,2 milhões de hectares do Parque Nacional de Yellowstone e nas areas de deserto de Idaho. Com isso, os alces reaprenderam a ter cautela enquanto percorriam o campo aberto. Essa “paisagem do medo” mudou seu comportamento. Em cantos do parque, frequentados por lobos e álamos, salgueiros começaram a se recuperar. Com a volta das árvores, vieram castores, pássaros, rãs e peixes. O parque ainda enfrenta muitas dificuldades, mas o retorno dos predadores de topo tem, sem dúvida, ajudado a melhorar seu ecossistema. (Adaptado de: Como os lobos podem ajudar a salvar um ecossistema. Disponível em: . Acesso em: 19 ago. 2016.) Com base nesse texto, esquematize uma cadeia alimentar que envolva o lobo, o alce e o salgueiro, apontando a qual nível trófico cada um desses organismos pertence. Cite e explique as relações ecológicas interespecificas nessa cadeia alimentar.


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5(FAMERP - 2021)Número Original: 41Código: 9078996

Primeiro Dia - Conhecimentos Gerais

Identificação de biomas por meio das características apresentadas .f Características gerais dos biomas brasileiros .f
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Questão de Vestibular - FAMERP 2021
Questão de Vestibular - FAMERP 2021
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É um bioma formado por uma vegetação rasteira com árvo- res de porte médio amplamente dispersas. A temperatura é relativamente alta ao longo dos meses e as estações do ano são reguladas pelas precipitações. O solo é pobre em minerais essenciais e frequentemente rico em alumínio, que é tóxico para muitas espécies de plantas. Além dessas características, o bioma descrito também apresenta (A) transbordamentos periódicos dos rios. (B) alta umidade relativa do ar. (C) plantas adaptadas à variação da maré. (D) subsolo compacto e seco. (E) espécies de plantas adaptadas ao fogo.


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