Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Distúrbios relacionados a vitaminas
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UFPR - 2018)Número Original: 20Código: 7928478

Primeira Fase

Identificação (Biologia) Tratamentos para diferentes avitaminoses que acometem humanos.t
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFPR 2018
Exibir texto da questão

A falta de vitaminas pode causar doenças chamadas avitaminoses, cujos sintomas dependem do tipo de vitamina que está deficiente. Em um estudo realizado em diferentes populações humanas, foram constatados os seguintes sintomas e doenças relacionados a avitaminoses: (1) raquitismo, (2) escorbuto, (3) hemorragias e (4) cegueira noturna. Assinale a alternativa com a dieta correta para o tratamento de cada uma das quatro avitaminoses acima identificadas. a) (1) cenoura, abóbora e fígado como fontes de vitamina D. — (2) frutas cítricas como fontes de vitamina C. — (3) peixe como fonte de vitamina A. — (4) vegetais com folhas verdes como fontes de vitamina K. b) (1) peixe, leite e gema de ovo como fontes de vitamina D. — (2) frutas cítricas como fontes de vitamina C. — (3) vegetais com folhas verdes como fonte de vitamina K. — (4) abóbora, fígado e cenoura como fontes de vitamina A. c) (1) peixe, leite e gema de ovo como fonte de vitamina K. — (2) frutas cítricas como fontes de vitamina A. — (3) vegetais com folhas verdes como fonte de vitamina D. — (4) cenoura, abóbora e fígado como fonte de vitamina C. d) (1) cenoura, abóbora e fígado como fontes de vitamina D. — (2) peixe, leite e gema de ovo como fontes de vitamina K. — (3) vegetais com folhas verdes como fonte de vitamina A. — (4) frutas cítricas como fontes de vitamina C. e) (1) vegetais com folhas verdes como fonte de vitamina D. — (2) cenoura, abóbora e fígado como fontes de vitamina C. — (3) frutas cítricas como fontes de vitamina K. — (4) peixe, leite e gema de ovo como fontes de vitamina A.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UPE - 2015)Número Original: 2Código: 9993375

SSA 1 - Sistema Seriado de Avaliação - Primeira Fase - Segundo Dia

Resposta no nome do tópico .f Características gerais do raquitismo .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UPE 2015
Exibir texto da questão

Em 1625, uma frota da Companhia das Índias Ocidentais, ao chegar ao Brasil, no litoral entre Pernambuco e Bahia, desembarcou vários marinheiros doentes com os mesmos sintomas. No princípio do século XVIII, quando o corsário francês Du Guay-Trouin chegou ao Rio de Janeiro, com 18 navios ancorados, havia quase 500 homens doentes, apresentando os seguintes sintomas: hemorragia, sangramento nas gengivas e muita fraqueza. Foi nessa época que se descobriu o mal que afligia os navegadores, e seu tratamento era baseado no complemento alimentar. Adaptado de Navegação dos séculos XVII e XVIII — Rumo: Brasil, de Lucy Maffei Hutter. Complete o período abaixo, assinalando a alternativa CORRETA que contém os respectivos termos. O texto acima se refere à doença chamada I , cujo tratamento se baseia na ingestão de alimentos ricos em II , encontrados, principalmente, em HI] a) I— Anemia; II - Vitamina B; III — carnes e leite ) ) I- Escorbuto; II — Vitamina C; III - frutas cítricas, verduras frescas e cruas c) I— Raquitismo; II — Vitamina D; III — laticínios e gema de ovo ) I- Beribéri; II — Vitamina B1; III — carnes e legumes ) I- Hanseníase; TI — Vitamina E; II — cereais integrais e óleos vegetais


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UPE - 2016)Número Original: 1Código: 10001450

SSA 1 - Sistema Seriado de Avaliação - Primeira Fase - Segundo Dia

Características gerais do raquitismo .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UPE 2016
Exibir texto da questão

O raquitismo é uma doença, que afeta o desenvolvimento dos ossos da criança, tornando-os trágeis e maleáveis, o que pode levar a deformidades ósseas. Está entre as doenças mais comuns nos países em desenvolvimento. É CORRETO afirmar que essa doença é causada principalmente pela deficiência da vitamina a) b) c) d) e) B,, encontrada em carnes, legumes e cereais integrais. C, encontrada em diversas frutas, especialmente as cítricas. A, encontrada no leite e derivados e nas carnes vermelhas. E, encontrada em vegetais, e pela baixa produção da flora intestinal. D, encontrada em laticínios, gema de ovo e vegetais ricos em ovos, como também pela exposição insuficiente à luz solar.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(UEA - 2015)Número Original: 1Código: 7830048

Macro - Conhecimentos Específicos - Biológicas

Características gerais do raquitismo .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEA 2015
Questão de Vestibular - UEA 2015
Exibir texto da questão

Em 1916, Harry Steenbock, da Universidade de Wisconsin, descobriu que a luz solar era a resposta para o raquitismo. Surgiu então a moda da helioterapia (tera- pia da exposição solar), que havia sido idealizada pela primeira vez pelo historiador grego Heródoto, no século |. (Superinteressante, abril de 2015.) O raquitismo é uma doença relacionada à (A) ingestão de quantidades insuficientes de vitamina C e pouco tempo de exposição à luz solar, o que leva à descalcificação dos dentes e sangramento da gengiva. (B) produção insuficiente de calcitonina, um hormônio produzido pelo estímulo da luz solar sobre a pele e que aumenta a deposição de cálcio nos ossos. (C) baixa absorção de cálcio pelos ossos, causada pela deficiência de vitamina D no organismo, que é fabrica- da pela ação dos raios solares sobre a pele. (D) pouca exposição da pele à luz solar, o que compro- mete a produção de tiroxina pela glândula tireoide, causando retardamento no crescimento dos ossos. (E) liberação de cálcio dos ossos devido à baixa concen- tração de paratormônio, produzido pelas glândulas paratireoides ao serem estimuladas pela luz solar sobre a pele.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(URCA - 2020)Número Original: 46Código: 10046858

Primeiro Semestre - Primeiro Dia

Consequências da deficiência de vitamina K no organismo.f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - URCA 2020
Questão de Vestibular - URCA 2020
Exibir texto da questão

A hipovitaminose K é uma deficiência incomum em adultos, porém bastante evidenciada em recém-nascidos, devido principalmente as pequenas quantidades de vitamina K que a mãe passa para o feto durante a gravidez, além do intestino do recém-nascido ainda não adquirir bactérias, necessárias para a síntese de vitamina K. Dentre as propriedades da vitamina K assinale a alternativa que apresente os principais sintomas de sua carência no organismo: A) Provoca alterações neurológicas, como a diminuição dos reflexos, além de dificuldades visuais, catarata, além de predisposição a doenças cardíacas., mal de Parkinson e de Alzheimer. B) Pode causar cegueira noturna, provocando ceratoconjuntivite ou a ulcerações nas córneas, que podem evoluir para necroses, além de contribui para a formação de pele seca, unhas quebradiças e queda de cabelo. €) Provoca o aumento do risco de problemas cardíacos, osteoporose, além de favorecera incidência de doenças autoimunes como esclerose múltipla e diabetes tipo 1. D) provoca dificuldades de coagulação sanguínea, evidenciando sangramentos (hemorragias) nasal, sob a pele, em ferida do estômago ou do intestino, hemorragias no cérebro ou em volta dele são potencialmente fatais para os recém-nascidos. Além de debilitar os ossos. E) Provoca diarreia, falta de apetite, emagrecimento, fadiga, insônia, irritabilidade, depressão nervosa e dermatite.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?