Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • _ América Latina no século XIX _
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UNICAMP- SP - 2020)Número Original: 14Código: 7507948

Segunda Fase

Aspectos da ideologia política do líder Simon Bolívar no contexto de independência das colônias espanholas.g Processo de formação dos Estados Nacionais independentes na América-Latina do século XIX .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNICAMP 2020
Exibir texto da questão

14. Leia atentamente o trecho da carta escrita em 1830 por Simón Bolívar ao General J. J. Flores. A partir da leitura e de seus conhecimentos, responda às questões. Meu querido General: V. Ex.º sabe que governei durante vinte anos e deles tirei apenas pouco resultados certos: 1º) a América é ingovernável para nós; 2º) aquele que serve a uma revolução ara no mar; 3º) a única coisa que se pode fazer na América é emigrar; 4º) este país cairá infalivelmente em mãos da multidão desenfreada, para depois passar a pequenos tiranos quase imperceptíveis, de todas as cores e raças; 5º) devorados por todos os crimes e extintos pela ferocidade, os europeus não se dignarão a nos conquistar, 6º) se uma parte do mundo voltasse ao caos primitivo, este seria o último período da América. (Adaptado de Simón Bolivar, Escritos políticos. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1992, p. 32.) a) Identifique dois aspectos políticos do processo de independência da América espanhola. b) Explique como o texto contradiz o projeto político inicial de Bolívar para a América.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

2(UERJ- RJ - 2020)Número Original: 4Código: 7505752

Exame Discursivo

Aspectos e características do processo de independência das colônias espanholas a partir do final do século XVIII .f Questões com gráficos e tabelas (Hist.).g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UERJ 2020
Exibir texto da questão

DIVISÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA NA AMÉRICA DE COLONIZAÇÃO ESPANHOLA (1808-1850) VICE-REINADOS CAPITANIAS-GERAIS - ESTADOS INDEPENDENTES (1808) (1808) (ATE 1850, EXCETO QUANDO INDICADO) Honduras, El Salvador,Guatemala Nicarágua Costa Rica México Cuba (1898) Cuba Haiti República Dominicana Guatemala Nova Espanha Venezuela Colômbia Equador Panamá (1903) Nova Granada Venezuela Chile Peru Chile Peru Bolívia Argentina Uruguai Paraguai Prata — Adaptado de FREIRE, Américo et al. História em curso. São Paulo: Editora do Brasil, 2008. Apesar da fragmentação da América Espanhola em dez repúblicas no momento da independência (até meados do século já havia 16), políticos, intelectuais e escritores, nos anos 1850 e 1860, mantinham a ideia anteriormente propagada (não só por Simón Bolívar) de que existe uma consciência e identidade hispano-americana/latino-americana comum que supera os “nacionalismos” locais e regionais. Eles argumentavam que a “América Latina” era fundamentalmente distinta dos Estados Unidos, a “outra” América. Acima de tudo, também acreditavam que os Estados Unidos eram seu inimigo. Adaptado de BETHELL, Leslie. O Brasil e a ideia de “América Latina” em perspectiva histórica. Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 22, n. 44, 2009. A noção de América Latina, construída a partir de meados do século XIX, está associada a processos internos e extemos aos países da região. Apresente um fator de ordem interna responsável pela dinâmica territorial retratada na tabela. Cite, ainda, uma ação política dos Estados Unidos, entre 1840 e 1910, que reforçava o entendimento de políticos, intelectuais e escritores, ressaltado no texto, diante desse país.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

3(ESPCEX - 2016)Número Original: 43Código: 9256586

Segundo Dia - Modelo D

_ América Latina no século XIX _
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ESPCEX 2016
Exibir texto da questão

Em 1781, o general inglês Cornwallis rendeu-se aos revoltosos norte-americanos, na bata- lha de Yorktown, dando início às negociações que levaram a Inglaterra a reconhecer os Estados Unidos da América como nação livre. Na formação desse novo estado pode-se destacar [A] um poder central forte e nenhuma autonomia política e administrativa aos estados membros. [B] a adoção do sistema parlamentarista. [C] a participação política dos indígenas e negros. [D] um poder central muito fraco e estados membros com muita autonomia política e administrativa. [E] a formação de um estado com base em ideias oriundas do Iluminismo.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(USP - 2023)Número Original: 1Código: 12818366

Segunda Fase - Segundo Dia - Prova A

América Latina.b Questões de identificações (Hist.) Questões com causas ou consequências (Hist.) Diferenças no processo de formação dos Estados nacionais entre o Brasil e os outros países da América Latina após suas independências no século XIX .f Questões com imagens (Hist.)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - USP 2023
Exibir texto da questão

 “El Juramento de los treinta y tres orientales”, óleo sobre tela, de Blanes (entre 1875 e 1878). “Independência ou morte”, óleo sobre tela, de Pedro Américo (1888). https://blanes.montevideo.gub.uy/. https://www.gov.br/. “O quadro Independência ou Morte retrata o momento em que D. Pedro levanta a espada e proclama a independência do Brasil. Saliento, nessa obra, a pompa em sua composição que sobressai em todos os detalhes. Além disso, note-se que a luz esplendorosa que ilumina os personagens vem do alto, do céu. A tela do maçom Blanes representa o juramento de 33 homens que, em 25 de agosto de 1825, deram início à reconquista militar da Província Oriental [que] culminou com a independência nacional uruguaia. Enfatizo nesta pintura que os homens pisam num terreno plano e usam roupas comuns. Uma forte luz, que brota da terra, os ilumina, mostrando sua força e determinação interiores. Assim, Pedro Américo revestiu seu tema com grandeza, ressaltando as aparências exteriores. De outra parte, o uruguaio salienta as virtudes que vinham de dentro dos heróis, fazendo dos trajes apenas acessórios menores que não ofuscam a magnitude da cena histórica. Na minha visão, as escolhas pictóricas de Pedro Américo estão relacionadas ao imaginário simbólico da monarquia e as de Blanes foram inspiradas pelo ideário republicano. São as afinidades políticas que nos fazem entender as concepções diferentes dos dois pintores sobre o mesmo tema da independência.” PRADO, Maria Ligia C. “A pintura e a construção das identidades nacionais na América Latina”. Nossa América, Revista do Memorial da América Latina, n. 59, 2022; p. 22 e 23. Adaptado. Com base no texto e na leitura das imagens, responda: a) Como, no tema da tela pintada por Blanes, se articulam as histórias do Brasil e do Uruguai? b) Que elementos corroboram a ideia de pompa na pintura de Pedro Américo e de despojamento na de Blanes? Indique um elemento de cada imagem. c) Como, na visão da autora, as pinturas se relacionam com os regimes políticos adotados, após as independências, no Brasil e no Uruguai?


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

5(URCA - 2022)Número Original: 8Código: 11701075

Primeiro Semestre - Segundo Dia

Processos e fatos históricos sobre a guerra entre o México e os EUA no século XIX .f Questões de verdadeiro ou falso (Hist.) México.b Questões com Mapas (Hist.)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - URCA 2022
Exibir texto da questão

Observe os mapas: Sobre o processo de perdas territoriais do México e o au- mento do território dos Estados Unidos da América, no século XIX: I. As tratativas sobre os territórios foram pacíficas, tendo ape- nas sido paga uma indenização por parte do governo dos Es- tados Unidos da América. II. Na Guerra Mexicano-Americana (1846-1848), 0 México foi derrotado e cedeu os territórios do Texas, da Califórnia e do Novo México para os Estados Unidos. III. Por causa das derrotas e tendo o Rio Grande como novo li- mite de fronteira entre os dois países, o México perdeu apro- ximadamente 40% de seu território. Marque a alternativa correta: A) Apenas a afirmação I está correta. B) Estão corretas as afirmações I e II. C) Estão corretas as afirmações II e HIT. D) Todas as afirmações estão corretas: 1, Ile HI. E) Nenhuma das afirmações é verdadeira.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?