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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(ESPCEX - 2016)Número Original: 43Código: 9256586

Segundo Dia - Modelo D

_ América Latina no século XIX _
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Questão de Vestibular - ESPCEX 2016
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Em 1781, o general inglês Cornwallis rendeu-se aos revoltosos norte-americanos, na bata- lha de Yorktown, dando início às negociações que levaram a Inglaterra a reconhecer os Estados Unidos da América como nação livre. Na formação desse novo estado pode-se destacar [A] um poder central forte e nenhuma autonomia política e administrativa aos estados membros. [B] a adoção do sistema parlamentarista. [C] a participação política dos indígenas e negros. [D] um poder central muito fraco e estados membros com muita autonomia política e administrativa. [E] a formação de um estado com base em ideias oriundas do Iluminismo.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

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_ América Latina no século XIX _

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Questões Parecidas

1(UNICAMP- SP - 2020)Número Original: 14Código: 7507948

Segunda Fase

Aspectos da ideologia política do líder Simon Bolívar no contexto de independência das colônias espanholas.g Processo de formação dos Estados Nacionais independentes na América-Latina do século XIX .f
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2020
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14. Leia atentamente o trecho da carta escrita em 1830 por Simón Bolívar ao General J. J. Flores. A partir da leitura e de seus conhecimentos, responda às questões. Meu querido General: V. Ex.º sabe que governei durante vinte anos e deles tirei apenas pouco resultados certos: 1º) a América é ingovernável para nós; 2º) aquele que serve a uma revolução ara no mar; 3º) a única coisa que se pode fazer na América é emigrar; 4º) este país cairá infalivelmente em mãos da multidão desenfreada, para depois passar a pequenos tiranos quase imperceptíveis, de todas as cores e raças; 5º) devorados por todos os crimes e extintos pela ferocidade, os europeus não se dignarão a nos conquistar, 6º) se uma parte do mundo voltasse ao caos primitivo, este seria o último período da América. (Adaptado de Simón Bolivar, Escritos políticos. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1992, p. 32.) a) Identifique dois aspectos políticos do processo de independência da América espanhola. b) Explique como o texto contradiz o projeto político inicial de Bolívar para a América.


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     Errei     




2(UERJ- RJ - 2020)Número Original: 4Código: 7505752

Exame Discursivo

Aspectos e características do processo de independência das colônias espanholas a partir do final do século XVIII .f Questões com gráficos e tabelas (Hist.).g
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Questão de Vestibular - UERJ 2020
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DIVISÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA NA AMÉRICA DE COLONIZAÇÃO ESPANHOLA (1808-1850) VICE-REINADOS CAPITANIAS-GERAIS - ESTADOS INDEPENDENTES (1808) (1808) (ATE 1850, EXCETO QUANDO INDICADO) Honduras, El Salvador,Guatemala Nicarágua Costa Rica México Cuba (1898) Cuba Haiti República Dominicana Guatemala Nova Espanha Venezuela Colômbia Equador Panamá (1903) Nova Granada Venezuela Chile Peru Chile Peru Bolívia Argentina Uruguai Paraguai Prata — Adaptado de FREIRE, Américo et al. História em curso. São Paulo: Editora do Brasil, 2008. Apesar da fragmentação da América Espanhola em dez repúblicas no momento da independência (até meados do século já havia 16), políticos, intelectuais e escritores, nos anos 1850 e 1860, mantinham a ideia anteriormente propagada (não só por Simón Bolívar) de que existe uma consciência e identidade hispano-americana/latino-americana comum que supera os “nacionalismos” locais e regionais. Eles argumentavam que a “América Latina” era fundamentalmente distinta dos Estados Unidos, a “outra” América. Acima de tudo, também acreditavam que os Estados Unidos eram seu inimigo. Adaptado de BETHELL, Leslie. O Brasil e a ideia de “América Latina” em perspectiva histórica. Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 22, n. 44, 2009. A noção de América Latina, construída a partir de meados do século XIX, está associada a processos internos e extemos aos países da região. Apresente um fator de ordem interna responsável pela dinâmica territorial retratada na tabela. Cite, ainda, uma ação política dos Estados Unidos, entre 1840 e 1910, que reforçava o entendimento de políticos, intelectuais e escritores, ressaltado no texto, diante desse país.


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3(USP - 2023)Número Original: 1Código: 12818366

Segunda Fase - Segundo Dia - Prova A

América Latina.b Questões de identificações (Hist.) Questões com causas ou consequências (Hist.) Diferenças no processo de formação dos Estados nacionais entre o Brasil e os outros países da América Latina após suas independências no século XIX .f Questões com imagens (Hist.)
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Questão de Vestibular - USP 2023
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 “El Juramento de los treinta y tres orientales”, óleo sobre tela, de Blanes (entre 1875 e 1878). “Independência ou morte”, óleo sobre tela, de Pedro Américo (1888). https://blanes.montevideo.gub.uy/. https://www.gov.br/. “O quadro Independência ou Morte retrata o momento em que D. Pedro levanta a espada e proclama a independência do Brasil. Saliento, nessa obra, a pompa em sua composição que sobressai em todos os detalhes. Além disso, note-se que a luz esplendorosa que ilumina os personagens vem do alto, do céu. A tela do maçom Blanes representa o juramento de 33 homens que, em 25 de agosto de 1825, deram início à reconquista militar da Província Oriental [que] culminou com a independência nacional uruguaia. Enfatizo nesta pintura que os homens pisam num terreno plano e usam roupas comuns. Uma forte luz, que brota da terra, os ilumina, mostrando sua força e determinação interiores. Assim, Pedro Américo revestiu seu tema com grandeza, ressaltando as aparências exteriores. De outra parte, o uruguaio salienta as virtudes que vinham de dentro dos heróis, fazendo dos trajes apenas acessórios menores que não ofuscam a magnitude da cena histórica. Na minha visão, as escolhas pictóricas de Pedro Américo estão relacionadas ao imaginário simbólico da monarquia e as de Blanes foram inspiradas pelo ideário republicano. São as afinidades políticas que nos fazem entender as concepções diferentes dos dois pintores sobre o mesmo tema da independência.” PRADO, Maria Ligia C. “A pintura e a construção das identidades nacionais na América Latina”. Nossa América, Revista do Memorial da América Latina, n. 59, 2022; p. 22 e 23. Adaptado. Com base no texto e na leitura das imagens, responda: a) Como, no tema da tela pintada por Blanes, se articulam as histórias do Brasil e do Uruguai? b) Que elementos corroboram a ideia de pompa na pintura de Pedro Américo e de despojamento na de Blanes? Indique um elemento de cada imagem. c) Como, na visão da autora, as pinturas se relacionam com os regimes políticos adotados, após as independências, no Brasil e no Uruguai?


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4(URCA - 2022)Número Original: 8Código: 11701075

Primeiro Semestre - Segundo Dia

Processos e fatos históricos sobre a guerra entre o México e os EUA no século XIX .f Questões de verdadeiro ou falso (Hist.) México.b Questões com Mapas (Hist.)
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Questão de Vestibular - URCA 2022
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Observe os mapas: Sobre o processo de perdas territoriais do México e o au- mento do território dos Estados Unidos da América, no século XIX: I. As tratativas sobre os territórios foram pacíficas, tendo ape- nas sido paga uma indenização por parte do governo dos Es- tados Unidos da América. II. Na Guerra Mexicano-Americana (1846-1848), 0 México foi derrotado e cedeu os territórios do Texas, da Califórnia e do Novo México para os Estados Unidos. III. Por causa das derrotas e tendo o Rio Grande como novo li- mite de fronteira entre os dois países, o México perdeu apro- ximadamente 40% de seu território. Marque a alternativa correta: A) Apenas a afirmação I está correta. B) Estão corretas as afirmações I e II. C) Estão corretas as afirmações II e HIT. D) Todas as afirmações estão corretas: 1, Ile HI. E) Nenhuma das afirmações é verdadeira.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




5(UNESP - 2022)Número Original: 39Código: 11574613

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos da Área de Biológicas

Questões com causas ou consequências (Hist.) Processos de desenvolvimento urbano e econômico na América Latina a partir do final do século XIX .f Américas.b
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Questão de Vestibular - UNESP 2022
Questão de Vestibular - UNESP 2022
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O crescimento urbano, ao criar um mercado potencial mais amplo, estimulou igualmente o crescimento das indús- trias artesanais e de algumas fábricas que empregavam uma força de trabalho concentrada [. Deixando de lado as características peculiares dessa sociedade urbana em expansão, a razão para a crescente debilidade de qualquer expressão política especificamente urbana era a posição peculiar da cidade no sistema econô- mico e fiscal, consolidado pelo contínuo progresso do setor com base na exportação de produtos agrícolas e pecuários. (Tulio Halperín Donghi. “A economia e a sociedade na América espanhola do pós-independência”. In: Leslie Bethell (org.). Historia da América Latina, v. 3, 2004.) O excerto apresenta uma experiência histórica vivida por al- guns países hispano-americanos, e também pelo Brasil, en- tre as últimas décadas do século XIX e as primeiras do XX. Tal situação (A) gerou sucessivas crises econômico-financeiras na região e acentuou o controle imperialista estadunidense sobre o setor industrial e financeiro dos países do continente. (B) resultou da ausência de burguesias nacionais capazes de conduzir o processo de reorganização econômica e de decolagem na direção de economias autônomas. (C) provocou um deslocamento do controle do poder polí- tico do campo para a cidade e o aumento da influência política das classes médias e dos setores populares. (D) derivou da combinação entre os processos de moderni- zação urbana e a inserção das economias latino-ameri- canas na divisão internacional do trabalho. (E) proporcionou um desenvolvimento acelerado do segun- do e do terceiro setores das economias nacionais e uma maior integração comercial no continente.


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