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Resultados

1(FGV - SP- SP - 2013)Número Original: 54Código: 6092415

Primeiro Semestre - Administração - Primeira Fase - Tipo A

Brasil.b Aspectos das mudanças estruturais na economia brasileira nas duas primeiras décadas do século XXI Questões com dados e estatísticas (História).g
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Questão de Vestibular - FGV - SP 2013
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Com base no gráfico e em seus conhecimentos, é correto afirmar: Brasil: exportação por valor agregado (participação %) A »s 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 ‘Oper. ap. Spec Operstera mágicos / rimas / Busca MSemima ufaturados / Semana = Manufaturados [ Mart. Fonte [ue [Sue SECO http://www desenvolvimento gov.br/arquivos/dwnl 1331125742.pdf A Entre 2002 e 2011, a produção de todos os setores da indústria brasileira conheceu um nítido processo de retração, enquanto a produção agrícola e mineral registrava ganhos sucessivos. B Entre 2002 e 2011, houve declínio da participação do Brasil no comércio mundial de mercadorias, já que ocorreu aumento da participação relativa das mercadorias de menor valor agregado na pauta de exportações do país. CA crise internacional de 2008-2009 afetou positivamente a balança comercial brasileira, já que resultou em aumento da competitividade da indústria nacional. D A partir de 2006, ocorre diminuição da participação dos produtos industrializados na pauta de exportações brasileiras, fato que se acentua no contexto da crise mundial de 2008-2009. E A partir de 2006, os produtos primários passam a predominar, tanto na geração interna de riquezas quanto na pauta de exportações brasileiras.


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2(URCA - 2023)Número Original: 8Código: 12877448

Primeiro Semestre - Segundo Dia

Aspectos das políticas públicas no Brasil que objetivam promover a integração das populações africanas e afro-diaspóricas de língua portuguesa .f Brasil.b
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Questão de Vestibular - URCA 2023
Questão de Vestibular - URCA 2023
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A) D) (URCA/2023.1) Historicamente o Brasil experimentou o escravagismo contra os povos de origem africana por cerca de três séculos oficialmente. E de modo subse- quente o abandono da população negra liberta. Pes- quisadores de diversas áreas do conhecimento, tais como as pedagogas Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, Nilma Lino Gomes; as psicólogas Cida Bento e Neusa Santos Souza; os juristas Silvio Almeida e André Barreto Campello, os sociólogos Clóvis Moura e Carlos Hasenbalg, e historiadores como José Murilo de Carvalho, Hebe Matos, Alberto da Costa e Silva, Emília Viotti da Costa, João José Reis, Wlamyra Al- buquerque e Marina de Mello e Souza, reconhecem que foram poucas e recentes as políticas públicas que visam a integração da população negra enquanto ci- dadã plena de direito no meio social brasileiro. Das poucas políticas vigentes no país podemos exemplificar a implementação da Lei Nº 10.639 de 9 de janeiro de 2003, que altera a Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática História e Cul- tura Afro-Brasileira; a Lei 11.645, de 10 de março de 2008, que altera a Lei Nº 9.394/1996 modificada pela Lei 10.639/2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. A Lei Nº 12.289, de 20 de julho de 2010, que criou a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), com o princípio de cooperação entre os povos. Ao se tratar das políticas públicas vigentes no Brasil, responsáveis pela integração da população africana e afro-diaspórica no meio social, é CORRETO afirmar: A Unilab possui dois campi, sendo o Campus da Liber- dade, localizado na cidade de Redenção, Ceará, o Cam- pus dos Malês, localizado na cidade de São Francisco do Conde, Bahia. Ela é uma instituição responsável por inte- grar pessoas dos Países Africanos de Língua Oficial Portu- guesa (PALOP); sendo eles: Angola, Cabo Verde, Macau e São Tomé e Príncipe. A Unilab possui dois campi, sendo o Campus da Liber- dade, localizado na cidade de Redenção, Ceará, o Cam- pus dos Malês, localizado na cidade de São Francisco do Conde, Bahia. Ela é uma instituição responsável por integrar pessoas dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP); sendo eles: Angola, Cabo Verde, Moçambique e Timor Leste. A Unilab possui dois campi, sendo o Campus da Liber- dade, localizado na cidade de Redenção, Ceará, o Cam- pus dos Malês, localizado na cidade de São Francisco do Conde, Bahia. Ela é uma instituição responsável por inte- grar pessoas dos Países Africanos de Língua Oficial Portu- guesa (PALOP); sendo eles: Angola, Cabo Verde, Macau e Timor Leste. A Unilab possui dois campi, sendo o Campus da Liber- dade, localizado na cidade de Redenção, Ceará, o Cam- pus dos Malês, localizado na cidade de São Francisco do Conde, Bahia. Ela é uma instituição responsável por integrar pessoas dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP); sendo eles: Angola, Cabo Verde, Moçambique, Timor Leste, Macau, Portugal, Guiné- Equatorial e São Tomé e Príncipe. A Unilab possui dois campi, sendo o Campus da Liber- dade, localizado na cidade de Redenção, Ceará, o Cam- pus dos Malês, localizado na cidade de São Francisco do Conde, Bahia. Ela é uma instituição responsável por integrar pessoas dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP); sendo eles: Angola, Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe.


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3(UFRGS - 2023)Número Original: 44Código: 13024414

Concurso Vestibular - Primeiro Dia

Aspectos políticos, culturais e econômicos do Marco Temporal proposto pelo Estado brasileiro no tempo presente .f Brasil.b Questões de verdadeiro ou falso (Hist.)
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Questão de Vestibular - UFRGS 2023
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Leia o segmento abaixo, escrito por Marcos Sabaru, liderança dos povos indígenas. Em relação ao MARCO TEMPORAL, ele é uma máquina de moer história... ele acaba com a história, muda toda a história. Porque de 5 de outubro de 88 pra trás não há mais história, e sim a partir daquele dia, ele inverte a lógica também: quem não estava passa a estar, e quem estava passa a ser invasor. Parece que quem chegou nas caravelas foram os indígenas. SABARU, Marcos. Máquina de moer história: sobre o marco temporal. Articulação dos Povos Indígenas do Brasil — ABIP. Disponível em: . Acesso em: 08 out. 2022. Considere as afirmações abaixo, relacionadas aos debates sobre o Marco Temporal. I - De acordo com o Marco Temporal, a demarcação de uma terra indígena passa a depender da comprovação de que os povos originários viviam sob o espaço em questão, na data da promulgação da atual Constituição Federal. IH - No entendimento dos indígenas, os povos originários têm direito aos seus territórios tradicionalmente ocupados, conforme expresso no artigo 231 da Constituição brasileira. II- No texto, Marcos Sabaru chama a atenção para o fato de que o Marco Temporal produzirá um apagamento da história indígena existente antes da Constituição de 1988. Quais estão corretas? (A) Apenas 1. (B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas I e III. (E) 1, Ile II.


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4(ETEC - 2022)Número Original: 24Código: 11801528

Segundo Semestre

Considerações sobre a condição da criança e do adolescente no Brasil do século XXI e ao longo da história .f Brasil.b
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Questão de Vestibular - ETEC 2022
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Aa (a) (B) (o) (D) (E) TEXTO 1 Na Idade Média (476 a 1453), tanto a infância quanto a adolescência não eram reconhecidas como fases do desenvolvimento humano. No período de transição para a vida adulta, as maiores preocupações da comunidade eram a castidade e o casamento. Esse período não aparentava ser fonte de maiores preocupações: “os filhos de artesãos seguiriam artesãos, os pertencentes à aristocracia feudal se encaminhavam para a vida militar ou religiosa e o camponês seguiria camponês”. Acesso em: 10.04.2022. Adaptado. nálise dos textos nos permite concluir corretamente que na Idade Média crianças e adolescentes, ao chegarem à vida adulta, desempenhariam as atividades reservadas ao seu grupo social; no Brasil do século XXI, os estudantes têm liberdade para fazer escolhas de acordo com seus desejos e objetivos. a lei garante que, no Brasil do século XXI, ao alcançar a vida adulta, crianças e adolescentes serão sustentados pelos programas sociais do Estado, independente de seu esforço, organização e planejamento pessoal. na Idade Média crianças e adolescentes podiam escolher entre ser militares, camponeses ou artesãos; no Brasil do século XXI, os estudantes têm opções de carreira limitadas pela BNCC. crianças e adolescentes, no Brasil do século XXI, assim como na Idade Média, não são reconhecidos e, por isso, devem se comportar de acordo com os desejos e objetivos dos adultos. na Idade Média os pais se preocupavam com o futuro de seus filhos, uma vez que era preciso ser artesão ou camponês para pertencer à aristocracia feudal.


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5(ETEC - 2022)Número Original: 47Código: 11810238

Segundo Semestre

São Paulo.b Ações oficiais de combate ao trabalho análogo ao escravo no Brasil do século XXI .f
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Questão de Vestibular - ETEC 2022
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Leia a reportagem. Na sexta-feira, 18 de março de 2022, a Operação Andrápodon resgatou oito vítimas de trabalho análogo ao escravo, na cidade de São Paulo. Durante a ação, oito imigrantes bolivianos foram libertados em uma confecção no Bom Retiro, na região central da capital. Duas pessoas foram presas por tráfico de pessoas e organização criminosa. As vítimas trabalhavam até 14 horas por dia e ficavam 24 horas no mesmo local, dormindo ao lado da máquina de costura. [...] “Essa operação é composta por três etapas: a primeira é de acolhimento; a segunda é um trabalho relacionado à capacitação, no qual as pessoas farão cursos de português e profissionalizantes, para inclusão social e profissional; a terceira etapa é de regularização, por meio do Centro de Integração da Cidadania do Imigrante (CIC) e do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas”, afirmou o Secretário de Justiça e Cidadani


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