Leia o segmento abaixo, escrito por Marcos Sabaru, liderança dos povos indígenas.
Em relação ao MARCO TEMPORAL, ele é uma máquina de moer história... ele acaba com a história,
muda toda a história. Porque de 5 de outubro de 88 pra trás não há mais história, e sim a partir
daquele dia, ele inverte a lógica também: quem não estava passa a estar, e quem estava passa a ser
invasor. Parece que quem chegou nas caravelas foram os indígenas.
SABARU, Marcos. Máquina de moer história: sobre o marco temporal.
Articulação dos Povos Indígenas do Brasil — ABIP.
Disponível em: .
Acesso em: 08 out. 2022.
Considere as afirmações abaixo, relacionadas aos debates sobre o Marco Temporal.
I - De acordo com o Marco Temporal, a demarcação de uma terra indígena passa a depender da
comprovação de que os povos originários viviam sob o espaço em questão, na data da
promulgação da atual Constituição Federal.
IH - No entendimento dos indígenas, os povos originários têm direito aos seus territórios
tradicionalmente ocupados, conforme expresso no artigo 231 da Constituição brasileira.
II- No texto, Marcos Sabaru chama a atenção para o fato de que o Marco Temporal produzirá um
apagamento da história indígena existente antes da Constituição de 1988.
Quais estão corretas?
(A) Apenas 1.
(B) Apenas II.
(C) Apenas III.
(D) Apenas I e III.
(E) 1, Ile II.