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TEXTO 1
Na Idade Média (476 a 1453), tanto a infância quanto a adolescência não eram reconhecidas como fases
do desenvolvimento humano. No período de transição para a vida adulta, as maiores preocupações da comunidade
eram a castidade e o casamento. Esse período não aparentava ser fonte de maiores preocupações: “os filhos
de artesãos seguiriam artesãos, os pertencentes à aristocracia feudal se encaminhavam para a vida militar
ou religiosa e o camponês seguiria camponês”.
Acesso em: 10.04.2022. Adaptado.
nálise dos textos nos permite concluir corretamente que
na Idade Média crianças e adolescentes, ao chegarem à vida adulta, desempenhariam as atividades reservadas
ao seu grupo social; no Brasil do século XXI, os estudantes têm liberdade para fazer escolhas de acordo com seus
desejos e objetivos.
a lei garante que, no Brasil do século XXI, ao alcançar a vida adulta, crianças e adolescentes serão sustentados
pelos programas sociais do Estado, independente de seu esforço, organização e planejamento pessoal.
na Idade Média crianças e adolescentes podiam escolher entre ser militares, camponeses ou artesãos; no Brasil
do século XXI, os estudantes têm opções de carreira limitadas pela BNCC.
crianças e adolescentes, no Brasil do século XXI, assim como na Idade Média, não são reconhecidos e, por isso,
devem se comportar de acordo com os desejos e objetivos dos adultos.
na Idade Média os pais se preocupavam com o futuro de seus filhos, uma vez que era preciso ser artesão
ou camponês para pertencer à aristocracia feudal.